Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339 |
Resumo: | Discute-se a formação e a prática pedagógica dos professorespolivalentes compreendo-as como elementos constituintes dohabitus profissional, que de forma tácita e implícita produz o currículo oculto. Nessa direção, examina-se a formação docente e a prática de ensino no que tange à disciplina de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e evidenciam-se os sentidos e sentimentos dos professores em relação à disciplina matemática e se estes interferem na prática profissional docente. Utilizando-se o método de estudo de caso múltiplo, aplicou-se questionário aberto junto a dez professoras da rede pública de um município pertencente ao Estado do Maranhão/Brasil. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo proporcionou a compreensão de que a prática docente é recriada individual e coletivamente, constituindo-se por meio da conexão entre as ações do presente e do passado que devem ser analisadas e incorporadas não como norma, mas como ferramenta para refletir, aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Formação e prática docente. ABSTRACTIt discusses the formation and the pedagogical practice of polyvalent teachers understanding them as elements of the professional habitus, which tacitly and implicitly produces the hidden curriculum. In this sense, teacher education is examined and the teaching practice regarding the discipline of mathematics in the Early Years of Basic Education and there is evidence of the senses and feelings of teachers in mathematics discipline and if these interfere with the teaching professional practice We used.the multiple case study method and was applied an open questionnaire with ten teachers at public school of a municipality from the State of Maranhao / Brazil. Through a qualitative approach, the study provided the understanding that teaching practice is recreated individually and collectively, becoming through the connection between the actions of the present and the past that should be analyzed and incorporated not as a rule, but as tool to reflect, learn and teach mathematics in the earlyyears of elementary school.Keywords: Mathematics. Early Years. Training and teaching practice. |
id |
UFMA-3_e3cf02d1f6afe9243c8cbfc49efe196c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3339 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalenteMatemáticaAnos IniciaisFormação e prática docente.Discute-se a formação e a prática pedagógica dos professorespolivalentes compreendo-as como elementos constituintes dohabitus profissional, que de forma tácita e implícita produz o currículo oculto. Nessa direção, examina-se a formação docente e a prática de ensino no que tange à disciplina de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e evidenciam-se os sentidos e sentimentos dos professores em relação à disciplina matemática e se estes interferem na prática profissional docente. Utilizando-se o método de estudo de caso múltiplo, aplicou-se questionário aberto junto a dez professoras da rede pública de um município pertencente ao Estado do Maranhão/Brasil. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo proporcionou a compreensão de que a prática docente é recriada individual e coletivamente, constituindo-se por meio da conexão entre as ações do presente e do passado que devem ser analisadas e incorporadas não como norma, mas como ferramenta para refletir, aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Formação e prática docente. ABSTRACTIt discusses the formation and the pedagogical practice of polyvalent teachers understanding them as elements of the professional habitus, which tacitly and implicitly produces the hidden curriculum. In this sense, teacher education is examined and the teaching practice regarding the discipline of mathematics in the Early Years of Basic Education and there is evidence of the senses and feelings of teachers in mathematics discipline and if these interfere with the teaching professional practice We used.the multiple case study method and was applied an open questionnaire with ten teachers at public school of a municipality from the State of Maranhao / Brazil. Through a qualitative approach, the study provided the understanding that teaching practice is recreated individually and collectively, becoming through the connection between the actions of the present and the past that should be analyzed and incorporated not as a rule, but as tool to reflect, learn and teach mathematics in the earlyyears of elementary school.Keywords: Mathematics. Early Years. Training and teaching practice.Universidade Federal do Maranhão2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/333910.18764/Revista Educação e Emancipação; v.7, n.2, jul./dez. 2014; p.79-1002358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339/1455Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Eliziane RochaBarreto, Marcília Chagas2017-06-25T03:13:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3339Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:13:54Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
title |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
spellingShingle |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente Castro, Eliziane Rocha Matemática Anos Iniciais Formação e prática docente. |
title_short |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
title_full |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
title_fullStr |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
title_full_unstemmed |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
title_sort |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente |
author |
Castro, Eliziane Rocha |
author_facet |
Castro, Eliziane Rocha Barreto, Marcília Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Marcília Chagas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Eliziane Rocha Barreto, Marcília Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Anos Iniciais Formação e prática docente. |
topic |
Matemática Anos Iniciais Formação e prática docente. |
description |
Discute-se a formação e a prática pedagógica dos professorespolivalentes compreendo-as como elementos constituintes dohabitus profissional, que de forma tácita e implícita produz o currículo oculto. Nessa direção, examina-se a formação docente e a prática de ensino no que tange à disciplina de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e evidenciam-se os sentidos e sentimentos dos professores em relação à disciplina matemática e se estes interferem na prática profissional docente. Utilizando-se o método de estudo de caso múltiplo, aplicou-se questionário aberto junto a dez professoras da rede pública de um município pertencente ao Estado do Maranhão/Brasil. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo proporcionou a compreensão de que a prática docente é recriada individual e coletivamente, constituindo-se por meio da conexão entre as ações do presente e do passado que devem ser analisadas e incorporadas não como norma, mas como ferramenta para refletir, aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Formação e prática docente. ABSTRACTIt discusses the formation and the pedagogical practice of polyvalent teachers understanding them as elements of the professional habitus, which tacitly and implicitly produces the hidden curriculum. In this sense, teacher education is examined and the teaching practice regarding the discipline of mathematics in the Early Years of Basic Education and there is evidence of the senses and feelings of teachers in mathematics discipline and if these interfere with the teaching professional practice We used.the multiple case study method and was applied an open questionnaire with ten teachers at public school of a municipality from the State of Maranhao / Brazil. Through a qualitative approach, the study provided the understanding that teaching practice is recreated individually and collectively, becoming through the connection between the actions of the present and the past that should be analyzed and incorporated not as a rule, but as tool to reflect, learn and teach mathematics in the earlyyears of elementary school.Keywords: Mathematics. Early Years. Training and teaching practice. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339 10.18764/ |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339 |
identifier_str_mv |
10.18764/ |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339/1455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.7, n.2, jul./dez. 2014; p.79-100 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226201455099904 |