Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sirley Leite
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pacífico, Juracy Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620
Resumo: O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.
id UNIR-3_85ced98c4a0b59a1c49599c116273c0b
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1620
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógicaFormação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/162010.26568/2359-2087.2015.1620EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v2i4reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620/1481Freitas, Sirley LeitePacífico, Juracy Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T18:43:21Zoai:periodicos.unir.br:article/1620Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T18:43:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
title Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
spellingShingle Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
Freitas, Sirley Leite
Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.
title_short Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
title_full Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
title_fullStr Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
title_full_unstemmed Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
title_sort Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
author Freitas, Sirley Leite
author_facet Freitas, Sirley Leite
Pacífico, Juracy Machado
author_role author
author2 Pacífico, Juracy Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Sirley Leite
Pacífico, Juracy Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.
topic Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.
description O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620
10.26568/2359-2087.2015.1620
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620/1481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 1-17
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i4
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542006747136