Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620 |
Resumo: | O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica. |
id |
UNIR-3_85ced98c4a0b59a1c49599c116273c0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1620 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógicaFormação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica.O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/162010.26568/2359-2087.2015.1620EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v2i4reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620/1481Freitas, Sirley LeitePacífico, Juracy Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T18:43:21Zoai:periodicos.unir.br:article/1620Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T18:43:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
title |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
spellingShingle |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica Freitas, Sirley Leite Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica. |
title_short |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
title_full |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
title_fullStr |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
title_sort |
Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica |
author |
Freitas, Sirley Leite |
author_facet |
Freitas, Sirley Leite Pacífico, Juracy Machado |
author_role |
author |
author2 |
Pacífico, Juracy Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Sirley Leite Pacífico, Juracy Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica. |
topic |
Formação profissional. Saberes docentes. Prática pedagógica. |
description |
O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas de Perrenoud (2000), Freire (2011), Tardif (2014) e Gauthier (2006), os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes um bom professor precisa construir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo os autores pesquisados. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição se dá na formação inicial e na prática docente. A partir desse processo construtivo do texto, apresenta-se também uma comparação entre os conceitos apresentados pelos diferentes autores sobre saberes docentes. Observa-se que, de modo geral, tais conceitos são próximos e complementam-se, não sendo possível se falar em saberes antagônicos entre os teóricos a partir das obras analisadas. Conclui-se que há diversos saberes que devem ser mobilizados para a realização da prática pedagógica. Estes são apresentados sinteticamente, de forma a levar os docentes, aprendizes e formadores a considerá-los no processo formativo de qualidade que se quer, que impacte positiva, concomitante e a posteriori na prática pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620 10.26568/2359-2087.2015.1620 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2015.1620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1620/1481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 1-17 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v2i4 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542006747136 |