Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marinaide Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Jailson Costa, Torres, Andresso Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1232
Resumo: O artigo apresenta os achados de uma pesquisa realizada no sertão de Alagoas, focalizada em compreender como os sertanejos se apropriaram das ações de continuidade da escolarização, implementadas pelo Programa de Educação Integrada (PEI) pertencente ao Mobral (1967-1985) – época da ditadura civil-militar. Baseou-se nos pressupostos metodológicos da História Oral. As narrativas apontaram que a permanência dos sujeitos na escola, após a conclusão do PEI, deu-se por intermédio de ações individuais, cujos esforços por uma vida melhor marcaram os percursos dos/as interlocutores/as.
id CNTE-1_082ce86581910fa3a5241d4a22866004
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1232
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do MobralMobral. Programa de Educação Integrada. Permanência Escolar. Memória. Sertão alagoano.O artigo apresenta os achados de uma pesquisa realizada no sertão de Alagoas, focalizada em compreender como os sertanejos se apropriaram das ações de continuidade da escolarização, implementadas pelo Programa de Educação Integrada (PEI) pertencente ao Mobral (1967-1985) – época da ditadura civil-militar. Baseou-se nos pressupostos metodológicos da História Oral. As narrativas apontaram que a permanência dos sujeitos na escola, após a conclusão do PEI, deu-se por intermédio de ações individuais, cujos esforços por uma vida melhor marcaram os percursos dos/as interlocutores/as.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123210.22420/rde.v15i32.1232Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 375-3912238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1232/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Marinaide Limada Silva, Jailson CostaTorres, Andresso Marques2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1232Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.556253Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
title Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
spellingShingle Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
Freitas, Marinaide Lima
Mobral. Programa de Educação Integrada. Permanência Escolar. Memória. Sertão alagoano.
title_short Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
title_full Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
title_fullStr Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
title_full_unstemmed Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
title_sort Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral
author Freitas, Marinaide Lima
author_facet Freitas, Marinaide Lima
da Silva, Jailson Costa
Torres, Andresso Marques
author_role author
author2 da Silva, Jailson Costa
Torres, Andresso Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marinaide Lima
da Silva, Jailson Costa
Torres, Andresso Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Mobral. Programa de Educação Integrada. Permanência Escolar. Memória. Sertão alagoano.
topic Mobral. Programa de Educação Integrada. Permanência Escolar. Memória. Sertão alagoano.
description O artigo apresenta os achados de uma pesquisa realizada no sertão de Alagoas, focalizada em compreender como os sertanejos se apropriaram das ações de continuidade da escolarização, implementadas pelo Programa de Educação Integrada (PEI) pertencente ao Mobral (1967-1985) – época da ditadura civil-militar. Baseou-se nos pressupostos metodológicos da História Oral. As narrativas apontaram que a permanência dos sujeitos na escola, após a conclusão do PEI, deu-se por intermédio de ações individuais, cujos esforços por uma vida melhor marcaram os percursos dos/as interlocutores/as.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1232
10.22420/rde.v15i32.1232
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1232
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1232/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 375-391
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343040581632