Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527 |
Resumo: | Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar. |
id |
UFMA-3_f13f3b910c6565a274cf8f315c81912b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9527 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidadeNarrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo EscolarNas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/952710.18764/2358-4319.v11n2p11-33Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.11-332358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527/5550Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessValenzuela, Andrés PalmaDamião, Maria Helena2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9527Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
title |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
spellingShingle |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade Valenzuela, Andrés Palma Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar |
title_short |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
title_full |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
title_fullStr |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
title_sort |
Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade |
author |
Valenzuela, Andrés Palma |
author_facet |
Valenzuela, Andrés Palma Damião, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Damião, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valenzuela, Andrés Palma Damião, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar |
topic |
Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar |
description |
Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527 10.18764/2358-4319.v11n2p11-33 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n2p11-33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527/5550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.11-33 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320692490241 |