Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valenzuela, Andrés Palma
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Damião, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527
Resumo: Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.
id UFMA-3_f13f3b910c6565a274cf8f315c81912b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9527
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidadeNarrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo EscolarNas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/952710.18764/2358-4319.v11n2p11-33Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.11-332358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527/5550Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessValenzuela, Andrés PalmaDamião, Maria Helena2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9527Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
title Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
spellingShingle Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
Valenzuela, Andrés Palma
Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar
title_short Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
title_full Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
title_fullStr Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
title_full_unstemmed Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
title_sort Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
author Valenzuela, Andrés Palma
author_facet Valenzuela, Andrés Palma
Damião, Maria Helena
author_role author
author2 Damião, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valenzuela, Andrés Palma
Damião, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar
topic Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar
description Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar. From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneityABSTRACTIn the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidadRESUMENEn las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527
10.18764/2358-4319.v11n2p11-33
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p11-33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527/5550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.11-33
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320692490241