Trabalhadores docentes sob novas acusações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Frederico Guilherme Campos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12407
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão teórica acerca do trabalho docente, considerando-o central nas relações entre o capital e as condições materiais que envolvem a vida profissional dos professores.  A presente discussão perpassa a ascensão do pensamento neoliberal, ocorrida no final dos anos de 1970, na Inglaterra de Margareth Thatcher e nos Estados Unidos de Ronald Reagan. O contexto de análise inclui o cenário deflagrado pelo resultado da eleição para presidente do Brasil, no ano de 2018, em que o programa de governo do candidato eleito é alinhado às orientações e perspectivas do Banco Mundial, poderoso representante do capitalismo globalizado. Mediante os dados de remuneração do trabalho docente, no Brasil, com destaque para o Distrito Federal, procurou-se comparar a situação do trabalho docente em relação aos argumentos do referido Banco e do novo Governo. As análises apresentadas, ao longo do artigo, indicam que os professores brasileiros estão sendo tratados/apontados como um dos problemas graves para o alcance de uma educação de qualidade e que o trabalho docente vem sendo colocado como ineficiente, pouco comprometido, muito caro e amplamente ligado a causas político-partidárias. Contudo, mesmo diante de um quadro desfavorável, no qual se começa a criar a imagem dos professores como inimigos da nação, muitos docentes continuam na resistência e na luta por melhores condições de trabalho e prestígio social.Palavras chave: Trabalho Docente. Professores. Educação.Teaching workers under new indictmentsABSTRACTThis article aims to conduct a theoretical discussion about teaching work, considering it central in the relations between capital and the material conditions that involve the professional life of teachers. This discussion runs through the rise of neoliberal thinking in the late 1970s in Margareth Thatcher's England and Ronald Reagan's United States. The context of analysis includes the scenario triggered by the result of the election of President of Brazil in 2018, whose program of government of the elected candidate is aligned with the orientations and perspectives of the World Bank, a powerful representative of globalized capitalism. Through data on the remuneration of teaching work in Brazil, especially the Federal District, we sought to compare the situation of teaching work in relation to the arguments of the Bank and the new Government. The analyzes presented throughout the article indicate that Brazilian teachers are being treated / pointed as one of the serious problems for the achievement of quality education and that the teaching work has been placed as inefficient, little compromised, very expensive and widely. linked to partisan political causes. However, even in the face of an unfavorable scenario in which teachers are being created as enemies of the nation, many teachers continue to resist and fight for better working conditions and social prestige.Keywords: Teaching Work. Teachers. Education.Trabajadores docentes bajo nuevas acusionesRESUMENEste artículo tiene como objetivo llevar a cabo una discusión teórica sobre el trabajo docente, considerándolo central en las relaciones entre el capital y las condiciones materiales que involucran la vida profesional de los docentes. Esta discusión se acerca a la ascensión del pensamiento neoliberal a finales de los años de 1970 en la Inglaterra de Margareth Thatcher y en Estados Unidos de Ronald Reagan. El contexto de análisis incluye el escenario influido por el resultado de la elección del Presidente de Brasil en 2018, cuyo programa de gobierno del candidato elegido está volcado a las orientaciones y perspectivas del Banco Mundial, un poderoso representante del capitalismo globalizado. Mediante los datos de remuneración del trabajo docente, en Brasil, con destaque para el Distrito Federal, se buscó comparar la situación del trabajo docente en relación con los argumentos del Banco y del nuevo Gobierno. Los análisis presentados a lo largo del artículo indican que los docentes brasileños están siendo tratados / señalados como uno de los problemas serios para el alcance de una educación de calidad y que el trabajo docente se ha puesto como ineficiente, poco comprometido, muy costoso y ampliamente. vinculado con las causas políticas partidarias. Sin embargo, ante un escenario desfavorable en el que comienza a crear la imagen de los docentes como enemigos de la nación, muchos docentes continúan en la resistencia y en la lucha por mejores condiciones de trabajo y prestigio social.Palabras clave: Trabajo Docente. Maestros. Educación.
id UFMA-3_f315926afb1b4ace1384633f97cd6fc4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12407
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Trabalhadores docentes sob novas acusaçõesTrabalho Docente. Professores. Educação.Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão teórica acerca do trabalho docente, considerando-o central nas relações entre o capital e as condições materiais que envolvem a vida profissional dos professores.  A presente discussão perpassa a ascensão do pensamento neoliberal, ocorrida no final dos anos de 1970, na Inglaterra de Margareth Thatcher e nos Estados Unidos de Ronald Reagan. O contexto de análise inclui o cenário deflagrado pelo resultado da eleição para presidente do Brasil, no ano de 2018, em que o programa de governo do candidato eleito é alinhado às orientações e perspectivas do Banco Mundial, poderoso representante do capitalismo globalizado. Mediante os dados de remuneração do trabalho docente, no Brasil, com destaque para o Distrito Federal, procurou-se comparar a situação do trabalho docente em relação aos argumentos do referido Banco e do novo Governo. As análises apresentadas, ao longo do artigo, indicam que os professores brasileiros estão sendo tratados/apontados como um dos problemas graves para o alcance de uma educação de qualidade e que o trabalho docente vem sendo colocado como ineficiente, pouco comprometido, muito caro e amplamente ligado a causas político-partidárias. Contudo, mesmo diante de um quadro desfavorável, no qual se começa a criar a imagem dos professores como inimigos da nação, muitos docentes continuam na resistência e na luta por melhores condições de trabalho e prestígio social.Palavras chave: Trabalho Docente. Professores. Educação.Teaching workers under new indictmentsABSTRACTThis article aims to conduct a theoretical discussion about teaching work, considering it central in the relations between capital and the material conditions that involve the professional life of teachers. This discussion runs through the rise of neoliberal thinking in the late 1970s in Margareth Thatcher's England and Ronald Reagan's United States. The context of analysis includes the scenario triggered by the result of the election of President of Brazil in 2018, whose program of government of the elected candidate is aligned with the orientations and perspectives of the World Bank, a powerful representative of globalized capitalism. Through data on the remuneration of teaching work in Brazil, especially the Federal District, we sought to compare the situation of teaching work in relation to the arguments of the Bank and the new Government. The analyzes presented throughout the article indicate that Brazilian teachers are being treated / pointed as one of the serious problems for the achievement of quality education and that the teaching work has been placed as inefficient, little compromised, very expensive and widely. linked to partisan political causes. However, even in the face of an unfavorable scenario in which teachers are being created as enemies of the nation, many teachers continue to resist and fight for better working conditions and social prestige.Keywords: Teaching Work. Teachers. Education.Trabajadores docentes bajo nuevas acusionesRESUMENEste artículo tiene como objetivo llevar a cabo una discusión teórica sobre el trabajo docente, considerándolo central en las relaciones entre el capital y las condiciones materiales que involucran la vida profesional de los docentes. Esta discusión se acerca a la ascensión del pensamiento neoliberal a finales de los años de 1970 en la Inglaterra de Margareth Thatcher y en Estados Unidos de Ronald Reagan. El contexto de análisis incluye el escenario influido por el resultado de la elección del Presidente de Brasil en 2018, cuyo programa de gobierno del candidato elegido está volcado a las orientaciones y perspectivas del Banco Mundial, un poderoso representante del capitalismo globalizado. Mediante los datos de remuneración del trabajo docente, en Brasil, con destaque para el Distrito Federal, se buscó comparar la situación del trabajo docente en relación con los argumentos del Banco y del nuevo Gobierno. Los análisis presentados a lo largo del artículo indican que los docentes brasileños están siendo tratados / señalados como uno de los problemas serios para el alcance de una educación de calidad y que el trabajo docente se ha puesto como ineficiente, poco comprometido, muy costoso y ampliamente. vinculado con las causas políticas partidarias. Sin embargo, ante un escenario desfavorable en el que comienza a crear la imagen de los docentes como enemigos de la nación, muchos docentes continúan en la resistencia y en la lucha por mejores condiciones de trabajo y prestigio social.Palabras clave: Trabajo Docente. Maestros. Educación.Universidade Federal do Maranhão2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1240710.18764/2358-4319.v12n3p157-180Revista Educação e Emancipação; v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019; p.157-1802358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12407/6864Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Frederico Guilherme Campos deCardoso, Solange2020-12-09T07:40:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12407Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-09T07:40Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhadores docentes sob novas acusações
title Trabalhadores docentes sob novas acusações
spellingShingle Trabalhadores docentes sob novas acusações
França, Frederico Guilherme Campos de
Trabalho Docente. Professores. Educação.
title_short Trabalhadores docentes sob novas acusações
title_full Trabalhadores docentes sob novas acusações
title_fullStr Trabalhadores docentes sob novas acusações
title_full_unstemmed Trabalhadores docentes sob novas acusações
title_sort Trabalhadores docentes sob novas acusações
author França, Frederico Guilherme Campos de
author_facet França, Frederico Guilherme Campos de
Cardoso, Solange
author_role author
author2 Cardoso, Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Frederico Guilherme Campos de
Cardoso, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente. Professores. Educação.
topic Trabalho Docente. Professores. Educação.
description Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão teórica acerca do trabalho docente, considerando-o central nas relações entre o capital e as condições materiais que envolvem a vida profissional dos professores.  A presente discussão perpassa a ascensão do pensamento neoliberal, ocorrida no final dos anos de 1970, na Inglaterra de Margareth Thatcher e nos Estados Unidos de Ronald Reagan. O contexto de análise inclui o cenário deflagrado pelo resultado da eleição para presidente do Brasil, no ano de 2018, em que o programa de governo do candidato eleito é alinhado às orientações e perspectivas do Banco Mundial, poderoso representante do capitalismo globalizado. Mediante os dados de remuneração do trabalho docente, no Brasil, com destaque para o Distrito Federal, procurou-se comparar a situação do trabalho docente em relação aos argumentos do referido Banco e do novo Governo. As análises apresentadas, ao longo do artigo, indicam que os professores brasileiros estão sendo tratados/apontados como um dos problemas graves para o alcance de uma educação de qualidade e que o trabalho docente vem sendo colocado como ineficiente, pouco comprometido, muito caro e amplamente ligado a causas político-partidárias. Contudo, mesmo diante de um quadro desfavorável, no qual se começa a criar a imagem dos professores como inimigos da nação, muitos docentes continuam na resistência e na luta por melhores condições de trabalho e prestígio social.Palavras chave: Trabalho Docente. Professores. Educação.Teaching workers under new indictmentsABSTRACTThis article aims to conduct a theoretical discussion about teaching work, considering it central in the relations between capital and the material conditions that involve the professional life of teachers. This discussion runs through the rise of neoliberal thinking in the late 1970s in Margareth Thatcher's England and Ronald Reagan's United States. The context of analysis includes the scenario triggered by the result of the election of President of Brazil in 2018, whose program of government of the elected candidate is aligned with the orientations and perspectives of the World Bank, a powerful representative of globalized capitalism. Through data on the remuneration of teaching work in Brazil, especially the Federal District, we sought to compare the situation of teaching work in relation to the arguments of the Bank and the new Government. The analyzes presented throughout the article indicate that Brazilian teachers are being treated / pointed as one of the serious problems for the achievement of quality education and that the teaching work has been placed as inefficient, little compromised, very expensive and widely. linked to partisan political causes. However, even in the face of an unfavorable scenario in which teachers are being created as enemies of the nation, many teachers continue to resist and fight for better working conditions and social prestige.Keywords: Teaching Work. Teachers. Education.Trabajadores docentes bajo nuevas acusionesRESUMENEste artículo tiene como objetivo llevar a cabo una discusión teórica sobre el trabajo docente, considerándolo central en las relaciones entre el capital y las condiciones materiales que involucran la vida profesional de los docentes. Esta discusión se acerca a la ascensión del pensamiento neoliberal a finales de los años de 1970 en la Inglaterra de Margareth Thatcher y en Estados Unidos de Ronald Reagan. El contexto de análisis incluye el escenario influido por el resultado de la elección del Presidente de Brasil en 2018, cuyo programa de gobierno del candidato elegido está volcado a las orientaciones y perspectivas del Banco Mundial, un poderoso representante del capitalismo globalizado. Mediante los datos de remuneración del trabajo docente, en Brasil, con destaque para el Distrito Federal, se buscó comparar la situación del trabajo docente en relación con los argumentos del Banco y del nuevo Gobierno. Los análisis presentados a lo largo del artículo indican que los docentes brasileños están siendo tratados / señalados como uno de los problemas serios para el alcance de una educación de calidad y que el trabajo docente se ha puesto como ineficiente, poco comprometido, muy costoso y ampliamente. vinculado con las causas políticas partidarias. Sin embargo, ante un escenario desfavorable en el que comienza a crear la imagen de los docentes como enemigos de la nación, muchos docentes continúan en la resistencia y en la lucha por mejores condiciones de trabajo y prestigio social.Palabras clave: Trabajo Docente. Maestros. Educación.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12407
10.18764/2358-4319.v12n3p157-180
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12407
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n3p157-180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12407/6864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019; p.157-180
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321175883776