Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Glaucia Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Mileny Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultos
id UFMA-3_f6d2f78586da37b1f89abf440dae0d79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17220
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do MaranhãoJornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e AdultosEste artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultosUniversidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1722010.18764/2358-4319.v14n2p267-293Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.267-2932358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220/9316Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Glaucia SousaBezerra, Mileny Alves2021-07-17T13:26:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17220Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T13:26:10Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
title Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
spellingShingle Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
Moreno, Glaucia Sousa
Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos
title_short Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
title_full Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
title_fullStr Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
title_full_unstemmed Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
title_sort Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
author Moreno, Glaucia Sousa
author_facet Moreno, Glaucia Sousa
Bezerra, Mileny Alves
author_role author
author2 Bezerra, Mileny Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Glaucia Sousa
Bezerra, Mileny Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos
topic Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos
description Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220
10.18764/2358-4319.v14n2p267-293
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n2p267-293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220/9316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.267-293
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226203473608704