Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultos |
id |
UFMA-3_f6d2f78586da37b1f89abf440dae0d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17220 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do MaranhãoJornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e AdultosEste artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultosUniversidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1722010.18764/2358-4319.v14n2p267-293Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.267-2932358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220/9316Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Glaucia SousaBezerra, Mileny Alves2021-07-17T13:26:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17220Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T13:26:10Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
title |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
spellingShingle |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão Moreno, Glaucia Sousa Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
title_full |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
title_fullStr |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
title_full_unstemmed |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
title_sort |
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão |
author |
Moreno, Glaucia Sousa |
author_facet |
Moreno, Glaucia Sousa Bezerra, Mileny Alves |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Mileny Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Glaucia Sousa Bezerra, Mileny Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.Youth and adult literacy day in the state of MaranhãoABSTRACTThis article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de MaranhãoRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220 10.18764/2358-4319.v14n2p267-293 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v14n2p267-293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220/9316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.267-293 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226203473608704 |