Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes Neto, Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Alder de Sousa, Espírito Santo, Vanessa Costa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16510
Resumo: O artigo tem como tema o currículo da Educação Física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar a organização curricular da Educação Física na BNCC nos níveis fundamental e médio de ensino. Agregou-se à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreende-se que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação, a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas em vista de uma educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Aponta-se que a BNCC não mostra estar atualizada com a produção de conhecimento em torno deste campo epistemológico, não deixa devidamente claro o referencial teórico utilizado. Conclui-se, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma Educação Integral.Palavras-chave: Educação Física. BNCC. Educação Integral.Physical Education in the National Common Curricular Base: an analysis of contradictions and weaknesses ABSTRACTThis article has as its theme the curriculum of Physical Education based on the historical-social context of the approval and release of the homologated version of the National Common Curricular Base (BNCC). The objective is to analyze the curricular organization of Physical Education in BNCC for elementary and high school levels. The concept of Integral Education, present in the mentioned document, was added to the analysis. Methodologically, it results from a documentary and bibliographic research that involves scientific productions relevant to the theme. Although approved and propagated by the Ministry of Education, the BNCC needs to be continuously analyzed and (re)built in the perspective of the resistances and struggles aiming a good quality education that is socially referenced to the ones who are marginalized from the educational and social system. It is pointed out that the BNCC does not seem to be updated with the knowledge production around this epistemological field, and it does not adequately clarify the theoretical framework used. It is concluded, among other elements, that the document presents a conception of physical education with a practical nature and, therefore, is not consistent with the discourse regarding the defense of an Integral Education.Keywords: Physical Education. BNCC. Integral Education. Educación Física en la Base Nacional Común Curricular: un análisis de las contradicciones y debilidadesRESUMENEl artículo tiene como tema el plan de estudios de Educación Física basado en el contexto histórico-social de la aprobación y difusión de la versión homologada de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El objetivo es analizar la organización curricular de la Educación Física en BNCC en los niveles primario y secundário de la educación. Agregamos al análisis el concepto de educación integral presente en ese documento. El trabajo resulta de una investigación documental y bibliográfica que involucra producciones científicas pertinentes al tema. Aunque aprobado y difundido por el Ministerio de Educación, la BNCC necesita ser continuamente analizada y (re) construida desde la perspectiva de la resistencia y la lucha en vista de una educación de calidad socialmente referenciada a los marginados del sistema educativo y social. Se señala que la BNCC no se muestra actualizada con la producción de conocimiento en torno a este campo epistemológico y no aclara adecuadamente el marco teórico utilizado. Se concluye, entre otros elementos, que el documento presenta una concepción de la educación física de carácter práctico y, por lo tanto, no es coherente con el discurso sobre la defensa de una Educación Integral.Palabras clave: Educación Física. BNCC. Educación Integral.
id UFMA-3_f7a0e6c82f9c142f5078f30526ec1138
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16510
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidadesEducação FísicaBNCCEducação IntegralO artigo tem como tema o currículo da Educação Física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar a organização curricular da Educação Física na BNCC nos níveis fundamental e médio de ensino. Agregou-se à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreende-se que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação, a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas em vista de uma educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Aponta-se que a BNCC não mostra estar atualizada com a produção de conhecimento em torno deste campo epistemológico, não deixa devidamente claro o referencial teórico utilizado. Conclui-se, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma Educação Integral.Palavras-chave: Educação Física. BNCC. Educação Integral.Physical Education in the National Common Curricular Base: an analysis of contradictions and weaknesses ABSTRACTThis article has as its theme the curriculum of Physical Education based on the historical-social context of the approval and release of the homologated version of the National Common Curricular Base (BNCC). The objective is to analyze the curricular organization of Physical Education in BNCC for elementary and high school levels. The concept of Integral Education, present in the mentioned document, was added to the analysis. Methodologically, it results from a documentary and bibliographic research that involves scientific productions relevant to the theme. Although approved and propagated by the Ministry of Education, the BNCC needs to be continuously analyzed and (re)built in the perspective of the resistances and struggles aiming a good quality education that is socially referenced to the ones who are marginalized from the educational and social system. It is pointed out that the BNCC does not seem to be updated with the knowledge production around this epistemological field, and it does not adequately clarify the theoretical framework used. It is concluded, among other elements, that the document presents a conception of physical education with a practical nature and, therefore, is not consistent with the discourse regarding the defense of an Integral Education.Keywords: Physical Education. BNCC. Integral Education. Educación Física en la Base Nacional Común Curricular: un análisis de las contradicciones y debilidadesRESUMENEl artículo tiene como tema el plan de estudios de Educación Física basado en el contexto histórico-social de la aprobación y difusión de la versión homologada de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El objetivo es analizar la organización curricular de la Educación Física en BNCC en los niveles primario y secundário de la educación. Agregamos al análisis el concepto de educación integral presente en ese documento. El trabajo resulta de una investigación documental y bibliográfica que involucra producciones científicas pertinentes al tema. Aunque aprobado y difundido por el Ministerio de Educación, la BNCC necesita ser continuamente analizada y (re) construida desde la perspectiva de la resistencia y la lucha en vista de una educación de calidad socialmente referenciada a los marginados del sistema educativo y social. Se señala que la BNCC no se muestra actualizada con la producción de conocimiento en torno a este campo epistemológico y no aclara adecuadamente el marco teórico utilizado. Se concluye, entre otros elementos, que el documento presenta una concepción de la educación física de carácter práctico y, por lo tanto, no es coherente con el discurso sobre la defensa de una Educación Integral.Palabras clave: Educación Física. BNCC. Educación Integral.Universidade Federal do Maranhão2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1651010.18764/2358-4319.v14n1p139-164Revista Educação e Emancipação; v.14, n.1, jan./abr. 2021; p.139-1642358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16510/8875Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes Neto, GabrielDias, Alder de SousaEspírito Santo, Vanessa Costa do2021-04-07T19:35:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16510Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-04-07T19:35:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
title Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
spellingShingle Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
Paes Neto, Gabriel
Educação Física
BNCC
Educação Integral
title_short Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
title_full Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
title_fullStr Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
title_full_unstemmed Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
title_sort Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades
author Paes Neto, Gabriel
author_facet Paes Neto, Gabriel
Dias, Alder de Sousa
Espírito Santo, Vanessa Costa do
author_role author
author2 Dias, Alder de Sousa
Espírito Santo, Vanessa Costa do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes Neto, Gabriel
Dias, Alder de Sousa
Espírito Santo, Vanessa Costa do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
BNCC
Educação Integral
topic Educação Física
BNCC
Educação Integral
description O artigo tem como tema o currículo da Educação Física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar a organização curricular da Educação Física na BNCC nos níveis fundamental e médio de ensino. Agregou-se à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreende-se que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação, a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas em vista de uma educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Aponta-se que a BNCC não mostra estar atualizada com a produção de conhecimento em torno deste campo epistemológico, não deixa devidamente claro o referencial teórico utilizado. Conclui-se, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma Educação Integral.Palavras-chave: Educação Física. BNCC. Educação Integral.Physical Education in the National Common Curricular Base: an analysis of contradictions and weaknesses ABSTRACTThis article has as its theme the curriculum of Physical Education based on the historical-social context of the approval and release of the homologated version of the National Common Curricular Base (BNCC). The objective is to analyze the curricular organization of Physical Education in BNCC for elementary and high school levels. The concept of Integral Education, present in the mentioned document, was added to the analysis. Methodologically, it results from a documentary and bibliographic research that involves scientific productions relevant to the theme. Although approved and propagated by the Ministry of Education, the BNCC needs to be continuously analyzed and (re)built in the perspective of the resistances and struggles aiming a good quality education that is socially referenced to the ones who are marginalized from the educational and social system. It is pointed out that the BNCC does not seem to be updated with the knowledge production around this epistemological field, and it does not adequately clarify the theoretical framework used. It is concluded, among other elements, that the document presents a conception of physical education with a practical nature and, therefore, is not consistent with the discourse regarding the defense of an Integral Education.Keywords: Physical Education. BNCC. Integral Education. Educación Física en la Base Nacional Común Curricular: un análisis de las contradicciones y debilidadesRESUMENEl artículo tiene como tema el plan de estudios de Educación Física basado en el contexto histórico-social de la aprobación y difusión de la versión homologada de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El objetivo es analizar la organización curricular de la Educación Física en BNCC en los niveles primario y secundário de la educación. Agregamos al análisis el concepto de educación integral presente en ese documento. El trabajo resulta de una investigación documental y bibliográfica que involucra producciones científicas pertinentes al tema. Aunque aprobado y difundido por el Ministerio de Educación, la BNCC necesita ser continuamente analizada y (re) construida desde la perspectiva de la resistencia y la lucha en vista de una educación de calidad socialmente referenciada a los marginados del sistema educativo y social. Se señala que la BNCC no se muestra actualizada con la producción de conocimiento en torno a este campo epistemológico y no aclara adecuadamente el marco teórico utilizado. Se concluye, entre otros elementos, que el documento presenta una concepción de la educación física de carácter práctico y, por lo tanto, no es coherente con el discurso sobre la defensa de una Educación Integral.Palabras clave: Educación Física. BNCC. Educación Integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16510
10.18764/2358-4319.v14n1p139-164
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16510
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n1p139-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16510/8875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.1, jan./abr. 2021; p.139-164
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321647742976