O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Hilce Aguiar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3315
Resumo: Análise das possibilidades de acesso do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual ao currículo de ensino regular da Rede Municipal de Educação de São Luís/ MA. Privilegiou-se, como eixo central para o estudo, a sala de recursos que, no contexto da educação inclusiva, se constitui apoio fundamental para a acessibilidade curricular do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual. Consideraram-se, como elementos essenciaispara o desvelamento do objeto estudado, os fundamentos teóricometodológicos que subsidiam a prática pedagógica desenvolvida na sala de recursos e os impactos desta para a inclusão escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual. Procurou-se, em estudiosos vinculados à abordagem histórico cultural, desvelar elementos constitutivos da ação pedagógica no espaço da referida sala, visando à desmistifi cação de práticas escolares excludentes, sob a “máscara” do não aprender, imposta aos(às) alunos(as) com defi ciência intelectual. Contudo, não se descartou a possibilidade de um diálogo com autores de referencial não vinculado à referida abordagem. O estudo voltou-se para a análise da acessibilidade curricular desses(as) alunos(as), por meio da apreensão dos fundamentos teóricos, numa perspectiva sistêmica, articulada às condições objetivas da sociedade capitalista e, neste contexto, da educação inclusiva pensada para essa sociedade. Por isso achou-se necessária a contextualização histórica da Educação Especial na RedeMunicipal de Ensino, desde a sua gênese até o período de delimitação fi nal do estudo, além das refl exões sobre que fundamentos teóricometodológicos são importantes na mediação pedagógica na sala de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual. A pesquisa qualitativa, realizada durante trinta dias letivos, privilegiou, como fonte do diálogo teórico-prático, o trabalho desenvolvido na sala de recursos de uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís/ MA, em articulação com o movimento político-pedagógico dessa instituição. Na trajetória metodológica, foram utilizadas a observação da realidade posta e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras tanto da sala de recursos quanto da sala regular, com coordenadora pedagógica, diretor, superintendente da área de educação especial e membro da equipe técnica. Essas entrevistas constituíram-se os principais instrumentos de coleta de dados, os quais foram analisados à luz dos teóricos selecionados para embasar a pesquisa. Acreditou-se, com este percurso e no movimento da pesquisa,ter mais elementos para analisar até que ponto a sala de recursos tem ampliado as possibilidades de acesso desses(as) alunos(as) ao currículo de ensino regular e, consequentemente, seus impactos em relação às demandas psíquicas e habilidades cognitivas dos(as) mesmos(as). A partir das entrevistas realizadas, elegeram-se três categorias de análise, escolhidas em atenção às marcas funcionais da sala pesquisada, quaissejam: inclusão, aprendizagem, acesso curricular. Considerando-se as especifi cidades do atendimento nas salas de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual e a relação intrínseca entre este e o acesso destes sujeitos ao currículo da sala regular, essas categorias se confi guraram como elementos-chave para as análises feitas, a partir dospercursos metodológicos deste trabalho. Em consequência da trajetória metodológica percorrida, foi possível constatar que, apesar de visíveis avanços de âmbito conceitual para o atendimento escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual, no que se refere à prática pedagógica em sala de recursos para o acesso destes(as) alunos(as) ao ensino regular, naescola pesquisada, ainda há um distanciamento desta sala, quanto aos seus objetivos e fundamentos teórico- etodológicos.Palavras-chave: Deficiência intelectual. Sala de Recursos. Fundamentos teórico-metodológicos.
id UFMA-3_fbc9228b7af40938e536a458cc950dd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3315
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análiseDeficiência intelectualSala de RecursosFundamentos teórico-metodológicos.Análise das possibilidades de acesso do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual ao currículo de ensino regular da Rede Municipal de Educação de São Luís/ MA. Privilegiou-se, como eixo central para o estudo, a sala de recursos que, no contexto da educação inclusiva, se constitui apoio fundamental para a acessibilidade curricular do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual. Consideraram-se, como elementos essenciaispara o desvelamento do objeto estudado, os fundamentos teóricometodológicos que subsidiam a prática pedagógica desenvolvida na sala de recursos e os impactos desta para a inclusão escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual. Procurou-se, em estudiosos vinculados à abordagem histórico cultural, desvelar elementos constitutivos da ação pedagógica no espaço da referida sala, visando à desmistifi cação de práticas escolares excludentes, sob a “máscara” do não aprender, imposta aos(às) alunos(as) com defi ciência intelectual. Contudo, não se descartou a possibilidade de um diálogo com autores de referencial não vinculado à referida abordagem. O estudo voltou-se para a análise da acessibilidade curricular desses(as) alunos(as), por meio da apreensão dos fundamentos teóricos, numa perspectiva sistêmica, articulada às condições objetivas da sociedade capitalista e, neste contexto, da educação inclusiva pensada para essa sociedade. Por isso achou-se necessária a contextualização histórica da Educação Especial na RedeMunicipal de Ensino, desde a sua gênese até o período de delimitação fi nal do estudo, além das refl exões sobre que fundamentos teóricometodológicos são importantes na mediação pedagógica na sala de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual. A pesquisa qualitativa, realizada durante trinta dias letivos, privilegiou, como fonte do diálogo teórico-prático, o trabalho desenvolvido na sala de recursos de uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís/ MA, em articulação com o movimento político-pedagógico dessa instituição. Na trajetória metodológica, foram utilizadas a observação da realidade posta e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras tanto da sala de recursos quanto da sala regular, com coordenadora pedagógica, diretor, superintendente da área de educação especial e membro da equipe técnica. Essas entrevistas constituíram-se os principais instrumentos de coleta de dados, os quais foram analisados à luz dos teóricos selecionados para embasar a pesquisa. Acreditou-se, com este percurso e no movimento da pesquisa,ter mais elementos para analisar até que ponto a sala de recursos tem ampliado as possibilidades de acesso desses(as) alunos(as) ao currículo de ensino regular e, consequentemente, seus impactos em relação às demandas psíquicas e habilidades cognitivas dos(as) mesmos(as). A partir das entrevistas realizadas, elegeram-se três categorias de análise, escolhidas em atenção às marcas funcionais da sala pesquisada, quaissejam: inclusão, aprendizagem, acesso curricular. Considerando-se as especifi cidades do atendimento nas salas de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual e a relação intrínseca entre este e o acesso destes sujeitos ao currículo da sala regular, essas categorias se confi guraram como elementos-chave para as análises feitas, a partir dospercursos metodológicos deste trabalho. Em consequência da trajetória metodológica percorrida, foi possível constatar que, apesar de visíveis avanços de âmbito conceitual para o atendimento escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual, no que se refere à prática pedagógica em sala de recursos para o acesso destes(as) alunos(as) ao ensino regular, naescola pesquisada, ainda há um distanciamento desta sala, quanto aos seus objetivos e fundamentos teórico- etodológicos.Palavras-chave: Deficiência intelectual. Sala de Recursos. Fundamentos teórico-metodológicos.Universidade Federal do Maranhão2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/331510.18764/Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.189-1902358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3315/2624Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Hilce Aguiar2017-06-25T06:16:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3315Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:16Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
title O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
spellingShingle O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
Melo, Hilce Aguiar
Deficiência intelectual
Sala de Recursos
Fundamentos teórico-metodológicos.
title_short O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
title_full O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
title_fullStr O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
title_full_unstemmed O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
title_sort O acesso curricular para alunos(as) com defi ciência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise
author Melo, Hilce Aguiar
author_facet Melo, Hilce Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Hilce Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Sala de Recursos
Fundamentos teórico-metodológicos.
topic Deficiência intelectual
Sala de Recursos
Fundamentos teórico-metodológicos.
description Análise das possibilidades de acesso do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual ao currículo de ensino regular da Rede Municipal de Educação de São Luís/ MA. Privilegiou-se, como eixo central para o estudo, a sala de recursos que, no contexto da educação inclusiva, se constitui apoio fundamental para a acessibilidade curricular do(a) aluno(a) com defi ciência intelectual. Consideraram-se, como elementos essenciaispara o desvelamento do objeto estudado, os fundamentos teóricometodológicos que subsidiam a prática pedagógica desenvolvida na sala de recursos e os impactos desta para a inclusão escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual. Procurou-se, em estudiosos vinculados à abordagem histórico cultural, desvelar elementos constitutivos da ação pedagógica no espaço da referida sala, visando à desmistifi cação de práticas escolares excludentes, sob a “máscara” do não aprender, imposta aos(às) alunos(as) com defi ciência intelectual. Contudo, não se descartou a possibilidade de um diálogo com autores de referencial não vinculado à referida abordagem. O estudo voltou-se para a análise da acessibilidade curricular desses(as) alunos(as), por meio da apreensão dos fundamentos teóricos, numa perspectiva sistêmica, articulada às condições objetivas da sociedade capitalista e, neste contexto, da educação inclusiva pensada para essa sociedade. Por isso achou-se necessária a contextualização histórica da Educação Especial na RedeMunicipal de Ensino, desde a sua gênese até o período de delimitação fi nal do estudo, além das refl exões sobre que fundamentos teóricometodológicos são importantes na mediação pedagógica na sala de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual. A pesquisa qualitativa, realizada durante trinta dias letivos, privilegiou, como fonte do diálogo teórico-prático, o trabalho desenvolvido na sala de recursos de uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís/ MA, em articulação com o movimento político-pedagógico dessa instituição. Na trajetória metodológica, foram utilizadas a observação da realidade posta e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras tanto da sala de recursos quanto da sala regular, com coordenadora pedagógica, diretor, superintendente da área de educação especial e membro da equipe técnica. Essas entrevistas constituíram-se os principais instrumentos de coleta de dados, os quais foram analisados à luz dos teóricos selecionados para embasar a pesquisa. Acreditou-se, com este percurso e no movimento da pesquisa,ter mais elementos para analisar até que ponto a sala de recursos tem ampliado as possibilidades de acesso desses(as) alunos(as) ao currículo de ensino regular e, consequentemente, seus impactos em relação às demandas psíquicas e habilidades cognitivas dos(as) mesmos(as). A partir das entrevistas realizadas, elegeram-se três categorias de análise, escolhidas em atenção às marcas funcionais da sala pesquisada, quaissejam: inclusão, aprendizagem, acesso curricular. Considerando-se as especifi cidades do atendimento nas salas de recursos para alunos(as) com defi ciência intelectual e a relação intrínseca entre este e o acesso destes sujeitos ao currículo da sala regular, essas categorias se confi guraram como elementos-chave para as análises feitas, a partir dospercursos metodológicos deste trabalho. Em consequência da trajetória metodológica percorrida, foi possível constatar que, apesar de visíveis avanços de âmbito conceitual para o atendimento escolar de alunos(as) com defi ciência intelectual, no que se refere à prática pedagógica em sala de recursos para o acesso destes(as) alunos(as) ao ensino regular, naescola pesquisada, ainda há um distanciamento desta sala, quanto aos seus objetivos e fundamentos teórico- etodológicos.Palavras-chave: Deficiência intelectual. Sala de Recursos. Fundamentos teórico-metodológicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3315
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3315
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3315/2624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.189-190
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320039227392