La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thaís Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Reis, Stella Mendes de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo.
id UFMA-3_ff2e32dfc46bd364a5deef0ec8b68e04
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21928
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básicaThe application of Alda Facio Montejo's feminist methodology as a key to understanding the manifestation of sexism in collective entities in basic educationA aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica sexismAlda Facio Montejoteacher unionssexismoAlda Facio Montejosindicalismo docentesexismoAlda Facio Montejosindicalismo docente colectivoO objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo.The objective of the present study is to discuss and analyze the different manifestations of sexism in the context of teachers' collective relationships and within their representative entities, questioning the established gender roles based on the reflections proposed by Alda Facio Montejo in "Cuando el género suena câmbios trae" (1992). To do so, the methodological procedure used was a bibliographic review with a qualitative approach, using the aforementioned work as a theoretical framework. Starting from the problematization of the conception of teaching as a female vocational activity, we explored the six steps developed by Montejo in her feminist methodology to apply the gender lenses in the teaching union relations and verify in which way the different forms of sexism present themselves, besides their impacts. We also point out the advances verified from recent research and the proposals to overcome these oppressions through the awareness of the subjects involved and through a cyclical and collective process.El objetivo de este estudio es discutir y analizar las diferentes manifestaciones del sexismo dentro de las relaciones colectivas del profesorado y sus órganos de representación, cuestionando los roles de género establecidos a partir de las reflexiones propuestas por Alda Facio Montejo en la obra "Cuando el género suena câmbios trae" (1992). Para ello, el procedimiento metodológico empleado fue la revisión bibliográfica con enfoque cualitativo, utilizando como marco teórico la obra mencionada. Partiendo de la problematización de la concepción de la enseñanza como actividad vocacional femenina, exploramos los seis pasos desarrollados por Montejo en su metodología feminista para aplicar lentes de género a las relaciones sindicales de los profesores y verificar cómo se presentan las diferentes formas de sexismo, así como sus impactos. También señalamos los avances de las investigaciones recientes y las propuestas para superar estas opresiones a través de la concienciación de los sujetos implicados y de un proceso cíclico y colectivo.Universidade Federal do Maranhão2024-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2192810.18764/2358-4319v17n1.2024.14Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 264-2862358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928/12560Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thaís Rodrigues Reis, Stella Mendes de Castro 2024-04-09T12:59:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21928Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-04-09T12:59:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
The application of Alda Facio Montejo's feminist methodology as a key to understanding the manifestation of sexism in collective entities in basic education
A aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica
title La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
spellingShingle La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
Martins, Thaís Rodrigues
sexism
Alda Facio Montejo
teacher unions
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente colectivo
title_short La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
title_full La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
title_fullStr La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
title_full_unstemmed La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
title_sort La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
author Martins, Thaís Rodrigues
author_facet Martins, Thaís Rodrigues
Reis, Stella Mendes de Castro
author_role author
author2 Reis, Stella Mendes de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thaís Rodrigues
Reis, Stella Mendes de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv sexism
Alda Facio Montejo
teacher unions
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente colectivo
topic sexism
Alda Facio Montejo
teacher unions
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente
sexismo
Alda Facio Montejo
sindicalismo docente colectivo
description O objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928
10.18764/2358-4319v17n1.2024.14
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v17n1.2024.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928/12560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 264-286
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1814256783973154816