La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo. |
id |
UFMA-3_ff2e32dfc46bd364a5deef0ec8b68e04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21928 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básicaThe application of Alda Facio Montejo's feminist methodology as a key to understanding the manifestation of sexism in collective entities in basic educationA aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica sexismAlda Facio Montejoteacher unionssexismoAlda Facio Montejosindicalismo docentesexismoAlda Facio Montejosindicalismo docente colectivoO objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo.The objective of the present study is to discuss and analyze the different manifestations of sexism in the context of teachers' collective relationships and within their representative entities, questioning the established gender roles based on the reflections proposed by Alda Facio Montejo in "Cuando el género suena câmbios trae" (1992). To do so, the methodological procedure used was a bibliographic review with a qualitative approach, using the aforementioned work as a theoretical framework. Starting from the problematization of the conception of teaching as a female vocational activity, we explored the six steps developed by Montejo in her feminist methodology to apply the gender lenses in the teaching union relations and verify in which way the different forms of sexism present themselves, besides their impacts. We also point out the advances verified from recent research and the proposals to overcome these oppressions through the awareness of the subjects involved and through a cyclical and collective process.El objetivo de este estudio es discutir y analizar las diferentes manifestaciones del sexismo dentro de las relaciones colectivas del profesorado y sus órganos de representación, cuestionando los roles de género establecidos a partir de las reflexiones propuestas por Alda Facio Montejo en la obra "Cuando el género suena câmbios trae" (1992). Para ello, el procedimiento metodológico empleado fue la revisión bibliográfica con enfoque cualitativo, utilizando como marco teórico la obra mencionada. Partiendo de la problematización de la concepción de la enseñanza como actividad vocacional femenina, exploramos los seis pasos desarrollados por Montejo en su metodología feminista para aplicar lentes de género a las relaciones sindicales de los profesores y verificar cómo se presentan las diferentes formas de sexismo, así como sus impactos. También señalamos los avances de las investigaciones recientes y las propuestas para superar estas opresiones a través de la concienciación de los sujetos implicados y de un proceso cíclico y colectivo.Universidade Federal do Maranhão2024-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2192810.18764/2358-4319v17n1.2024.14Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 264-2862358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928/12560Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thaís Rodrigues Reis, Stella Mendes de Castro 2024-04-09T12:59:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21928Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-04-09T12:59:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica The application of Alda Facio Montejo's feminist methodology as a key to understanding the manifestation of sexism in collective entities in basic education A aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica |
title |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
spellingShingle |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica Martins, Thaís Rodrigues sexism Alda Facio Montejo teacher unions sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente colectivo |
title_short |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
title_full |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
title_fullStr |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
title_full_unstemmed |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
title_sort |
La aplicación de la metodología feminista de Alda Facio Montejo como clave para comprender la manifestación del sexismo en las organizaciones colectivas de educación básica |
author |
Martins, Thaís Rodrigues |
author_facet |
Martins, Thaís Rodrigues Reis, Stella Mendes de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Stella Mendes de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Thaís Rodrigues Reis, Stella Mendes de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sexism Alda Facio Montejo teacher unions sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente colectivo |
topic |
sexism Alda Facio Montejo teacher unions sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente sexismo Alda Facio Montejo sindicalismo docente colectivo |
description |
O objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928 10.18764/2358-4319v17n1.2024.14 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v17n1.2024.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928/12560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 1, jan./abr. 2024; 264-286 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1814256783973154816 |