Pierre-Joseph Proudhon e a Educação Tecnicista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1548 |
Resumo: | O presente artigo centra-se em debater sobre Pierre-Joseph Proudhon (1809- 1865) e a educação tecnicista. A educação aliada à instrução técnica já ocorria na Antiguidade, como forma de instruir os escravos que executavam volumosas obras de construção civil. Na Idade Média, foi praticada nos mosteiros medievais, pelos monges. No século XXI, o aprender a fazer, é uma das colunas que sustentam a educação, pregando que á relevante a aplicação da técnica com os conhecimentos teóricos. Proudhon, um dos mais importantes pensadores socialistas do século XIX, entende que a educação e a instrução técnica tornam os operários mais completos e auxilia também na formação de uma sociedade mais justa, liberta e igualitária. A produtividade dos operários é maior quando estes entendem todo o processo fabril, desde o planejamento até as práticas operacionais. A educação, portanto, não deve ficar limitada apenas ao ensino das letras, mas sim, conjugando o ensino teórico com o ensino prático. |
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Pierre-Joseph Proudhon e a Educação TecnicistaO presente artigo centra-se em debater sobre Pierre-Joseph Proudhon (1809- 1865) e a educação tecnicista. A educação aliada à instrução técnica já ocorria na Antiguidade, como forma de instruir os escravos que executavam volumosas obras de construção civil. Na Idade Média, foi praticada nos mosteiros medievais, pelos monges. No século XXI, o aprender a fazer, é uma das colunas que sustentam a educação, pregando que á relevante a aplicação da técnica com os conhecimentos teóricos. Proudhon, um dos mais importantes pensadores socialistas do século XIX, entende que a educação e a instrução técnica tornam os operários mais completos e auxilia também na formação de uma sociedade mais justa, liberta e igualitária. A produtividade dos operários é maior quando estes entendem todo o processo fabril, desde o planejamento até as práticas operacionais. A educação, portanto, não deve ficar limitada apenas ao ensino das letras, mas sim, conjugando o ensino teórico com o ensino prático.Universidade Federal do Maranhão2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1548Revista Húmus; v. 2 n. 6 (2012): As contingências do saber na contemporaneidade e a tarefa do filósofo no futuro2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1548/1362Copyright (c) 2012 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessKraemer, CelsoFranco, Patricia LanziniNascimento, Luciano Ricardo2013-09-08T23:10:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1548Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:26.471094Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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