Pierre-Joseph Proudhon e a Educação Tecnicista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Celso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Franco, Patricia Lanzini, Nascimento, Luciano Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1548
Resumo: O presente artigo centra-se em debater sobre Pierre-Joseph Proudhon (1809- 1865) e a educação tecnicista. A educação aliada à instrução técnica já ocorria na Antiguidade, como forma de instruir os escravos que executavam volumosas obras de construção civil. Na Idade Média, foi praticada nos mosteiros medievais, pelos monges. No século XXI, o aprender a fazer, é uma das colunas que sustentam a educação, pregando que á relevante a aplicação da técnica com os conhecimentos teóricos. Proudhon, um dos mais importantes pensadores socialistas do século XIX, entende que a educação e a instrução técnica tornam os operários mais completos e auxilia também na formação de uma sociedade mais justa, liberta e igualitária. A produtividade dos operários é maior quando estes entendem todo o processo fabril, desde o planejamento até as práticas operacionais. A educação, portanto, não deve ficar limitada apenas ao ensino das letras, mas sim, conjugando o ensino teórico com o ensino prático.
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