Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Elenara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, L. R. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911
Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.
id UFMA-4_1cf28eec93a23b332492fb11cd3901a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1911
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escritaEste texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.Universidade Federal do Maranhão2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911/2943Copyright (c) 2014 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, ElenaraMendes, L. R. S.2016-06-23T12:01:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1911Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:31.086726Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
title Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
spellingShingle Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
Cury, Elenara
title_short Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
title_full Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
title_fullStr Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
title_sort Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
author Cury, Elenara
author_facet Cury, Elenara
Mendes, L. R. S.
author_role author
author2 Mendes, L. R. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Elenara
Mendes, L. R. S.
description Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911/2943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897314316288