Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911 |
Resumo: | Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo. |
id |
UFMA-4_1cf28eec93a23b332492fb11cd3901a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1911 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escritaEste texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.Universidade Federal do Maranhão2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911/2943Copyright (c) 2014 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, ElenaraMendes, L. R. S.2016-06-23T12:01:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1911Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:31.086726Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
title |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita Cury, Elenara |
title_short |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
title_full |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
title_sort |
Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita |
author |
Cury, Elenara |
author_facet |
Cury, Elenara Mendes, L. R. S. |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, L. R. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Elenara Mendes, L. R. S. |
description |
Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911/2943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874897314316288 |