Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Letícia Loredana Schulz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25244
Resumo: O presente trabalho visa mostrar de que forma as práticas de leitura e escrita influenciam no processo de alfabetização. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se nos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de testagens aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre em dois momentos distintos, no início de abril e final de maio. Buscou-se, ainda, analisar as práticas pedagógicas propostas pela professora a partir do método do GEEMPA realizadas na turma observada, principalmente as atividades que visavam à aquisição da leitura e da escrita. A partir disso, foi possível notar a evolução de cada aluno no processo de alfabetização no decorrer do período e verificar se os que avançaram foram os mesmos que os pais responderam ao questionário sugerido. Após as duas testagens 12 alunos permaneceram pré-silábicos, 1 avançou para silábico; 5 passaram para silábico-alfabético e 1 progrediu para alfabético, ou seja, 63% permaneceram no mesmo nível e 37% progrediram. Não existem dados bibliográficos suficientes para avaliar se esses percentuais são satisfatórios ou não no período de dois meses, o que só pode ser feito com um número muito maior de turmas testadas, mas a técnica se mostrou sensível para verificar quais os alunos que avançaram e quais permaneceram no mesmo nível, o que pode ser muito útil para o planejamento didático.
id UFRGS-2_de8c2847fedf8e78f413e96eec17a369
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brum, Letícia Loredana SchulzRangel, Annamaria Píffero2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25244000752209O presente trabalho visa mostrar de que forma as práticas de leitura e escrita influenciam no processo de alfabetização. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se nos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de testagens aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre em dois momentos distintos, no início de abril e final de maio. Buscou-se, ainda, analisar as práticas pedagógicas propostas pela professora a partir do método do GEEMPA realizadas na turma observada, principalmente as atividades que visavam à aquisição da leitura e da escrita. A partir disso, foi possível notar a evolução de cada aluno no processo de alfabetização no decorrer do período e verificar se os que avançaram foram os mesmos que os pais responderam ao questionário sugerido. Após as duas testagens 12 alunos permaneceram pré-silábicos, 1 avançou para silábico; 5 passaram para silábico-alfabético e 1 progrediu para alfabético, ou seja, 63% permaneceram no mesmo nível e 37% progrediram. Não existem dados bibliográficos suficientes para avaliar se esses percentuais são satisfatórios ou não no período de dois meses, o que só pode ser feito com um número muito maior de turmas testadas, mas a técnica se mostrou sensível para verificar quais os alunos que avançaram e quais permaneceram no mesmo nível, o que pode ser muito útil para o planejamento didático.application/pdfporAlfabetizaçãoLeituraEscritaPrática docentePráticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752209.pdf.txt000752209.pdf.txtExtracted Texttext/plain80070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/2/000752209.pdf.txt1886ffc6ec6fcaa4fba78474f1796300MD52ORIGINAL000752209.pdf000752209.pdfTexto completoapplication/pdf330617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/1/000752209.pdfe5f1b3bf0711345ae8cebe7085cde657MD51THUMBNAIL000752209.pdf.jpg000752209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/3/000752209.pdf.jpg28d8113084593ab3b35b7e30079fabceMD5310183/252442018-10-09 08:30:14.204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
title Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
spellingShingle Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
Brum, Letícia Loredana Schulz
Alfabetização
Leitura
Escrita
Prática docente
title_short Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
title_full Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
title_fullStr Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
title_sort Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
author Brum, Letícia Loredana Schulz
author_facet Brum, Letícia Loredana Schulz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Letícia Loredana Schulz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
contributor_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
Escrita
Prática docente
topic Alfabetização
Leitura
Escrita
Prática docente
description O presente trabalho visa mostrar de que forma as práticas de leitura e escrita influenciam no processo de alfabetização. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se nos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de testagens aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre em dois momentos distintos, no início de abril e final de maio. Buscou-se, ainda, analisar as práticas pedagógicas propostas pela professora a partir do método do GEEMPA realizadas na turma observada, principalmente as atividades que visavam à aquisição da leitura e da escrita. A partir disso, foi possível notar a evolução de cada aluno no processo de alfabetização no decorrer do período e verificar se os que avançaram foram os mesmos que os pais responderam ao questionário sugerido. Após as duas testagens 12 alunos permaneceram pré-silábicos, 1 avançou para silábico; 5 passaram para silábico-alfabético e 1 progrediu para alfabético, ou seja, 63% permaneceram no mesmo nível e 37% progrediram. Não existem dados bibliográficos suficientes para avaliar se esses percentuais são satisfatórios ou não no período de dois meses, o que só pode ser feito com um número muito maior de turmas testadas, mas a técnica se mostrou sensível para verificar quais os alunos que avançaram e quais permaneceram no mesmo nível, o que pode ser muito útil para o planejamento didático.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-26T04:19:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25244
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752209
url http://hdl.handle.net/10183/25244
identifier_str_mv 000752209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/2/000752209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/1/000752209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25244/3/000752209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1886ffc6ec6fcaa4fba78474f1796300
e5f1b3bf0711345ae8cebe7085cde657
28d8113084593ab3b35b7e30079fabce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398070349824