INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubin-Oliveira, Marlize
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa , Maria Luisa Dalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166
Resumo: O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.
id UFMA-4_1d320749da1d65d482fd8b7b67d81efc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19166
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemiaCovid-19;modernidadecolonialidadeinterculturalidadeinternacionalização em casaInternacinalização da Educação SuperiorEducação SuperiorCovid-19modernity; colonialityinterculturalityinternationalization at homeO artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.Universidade Federal do Maranhão2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1916610.18764/2236-4358v12n35.2022.21Revista Húmus; v. 12 n. 35 (2022): Desenvolvimento, Envolvimento e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166/11019Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRubin-Oliveira, MarlizeCosta , Maria Luisa Dalla2022-05-12T20:37:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19166Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:59.768787Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
title INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
Rubin-Oliveira, Marlize
Covid-19;
modernidade
colonialidade
interculturalidade
internacionalização em casa
Internacinalização da Educação Superior
Educação Superior
Covid-19
modernity; coloniality
interculturality
internationalization at home
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
author Rubin-Oliveira, Marlize
author_facet Rubin-Oliveira, Marlize
Costa , Maria Luisa Dalla
author_role author
author2 Costa , Maria Luisa Dalla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubin-Oliveira, Marlize
Costa , Maria Luisa Dalla
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19;
modernidade
colonialidade
interculturalidade
internacionalização em casa
Internacinalização da Educação Superior
Educação Superior
Covid-19
modernity; coloniality
interculturality
internationalization at home
topic Covid-19;
modernidade
colonialidade
interculturalidade
internacionalização em casa
Internacinalização da Educação Superior
Educação Superior
Covid-19
modernity; coloniality
interculturality
internationalization at home
description O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166
10.18764/2236-4358v12n35.2022.21
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166
identifier_str_mv 10.18764/2236-4358v12n35.2022.21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166/11019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 12 n. 35 (2022): Desenvolvimento, Envolvimento e Educação
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899349602304