INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166 |
Resumo: | O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam. |
id |
UFMA-4_1d320749da1d65d482fd8b7b67d81efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19166 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemiaCovid-19;modernidadecolonialidadeinterculturalidadeinternacionalização em casaInternacinalização da Educação SuperiorEducação SuperiorCovid-19modernity; colonialityinterculturalityinternationalization at homeO artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.Universidade Federal do Maranhão2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1916610.18764/2236-4358v12n35.2022.21Revista Húmus; v. 12 n. 35 (2022): Desenvolvimento, Envolvimento e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166/11019Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRubin-Oliveira, MarlizeCosta , Maria Luisa Dalla2022-05-12T20:37:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19166Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:59.768787Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia Rubin-Oliveira, Marlize Covid-19; modernidade colonialidade interculturalidade internacionalização em casa Internacinalização da Educação Superior Educação Superior Covid-19 modernity; coloniality interculturality internationalization at home |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia |
author |
Rubin-Oliveira, Marlize |
author_facet |
Rubin-Oliveira, Marlize Costa , Maria Luisa Dalla |
author_role |
author |
author2 |
Costa , Maria Luisa Dalla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rubin-Oliveira, Marlize Costa , Maria Luisa Dalla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19; modernidade colonialidade interculturalidade internacionalização em casa Internacinalização da Educação Superior Educação Superior Covid-19 modernity; coloniality interculturality internationalization at home |
topic |
Covid-19; modernidade colonialidade interculturalidade internacionalização em casa Internacinalização da Educação Superior Educação Superior Covid-19 modernity; coloniality interculturality internationalization at home |
description |
O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166 10.18764/2236-4358v12n35.2022.21 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4358v12n35.2022.21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19166/11019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 12 n. 35 (2022): Desenvolvimento, Envolvimento e Educação 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874899349602304 |