FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: Por uma educação emancipadora
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3370 |
Resumo: | A relação entre educação e filosofia remonta à própria origem da Filosofia. Educar era desde Aristóteles formar o homem com caráter para que ele pudesse participar ativamente dos destinos da cidade. O livro II de Ética a Nicômaco aborda fundamentalmente este processo. Considerando e assumindo a tese do Estagirista de que nada do que é humano nasce por natureza, mas que se constrói mediante a prática e o exercício para a virtude que se torna virtuoso entendemos que os atuais modelos educacionais estão comprometidos com os meios de produção, assumindo uma educação instrumentalizadora com o objetivo de ajustar socialmente os educandos e os educadores. Nessa perspectiva, a filosofia e a educação deixam de perseguir a tarefa fundamental de emancipação da subjetividade para que ela possa aderir a programas e a causas que promovam a dignidade humana que é a condição fundamental desde o Estagirista para atingir a felicidade. A Filosofia e a educação permanecem embevecidas em um plano abstrato, ideal e distante das condições e das contradições concretas da vida dos homens em sua dimensão de singularidade e de coletividade. Este artigo analisa a relação entre educação e filosofia a partir da experiência construída no PIBID-FAPESB de Filosofia, em constante diálogo com Aristóteles em Ética a Nicômaco, Paulo Freire em Educação como prática da liberdade e Política e educação e Almeida A educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ética existencial e Filosofia cinema e educação e Adorno Educação e Emancipação. |
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FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: Por uma educação emancipadoraA relação entre educação e filosofia remonta à própria origem da Filosofia. Educar era desde Aristóteles formar o homem com caráter para que ele pudesse participar ativamente dos destinos da cidade. O livro II de Ética a Nicômaco aborda fundamentalmente este processo. Considerando e assumindo a tese do Estagirista de que nada do que é humano nasce por natureza, mas que se constrói mediante a prática e o exercício para a virtude que se torna virtuoso entendemos que os atuais modelos educacionais estão comprometidos com os meios de produção, assumindo uma educação instrumentalizadora com o objetivo de ajustar socialmente os educandos e os educadores. Nessa perspectiva, a filosofia e a educação deixam de perseguir a tarefa fundamental de emancipação da subjetividade para que ela possa aderir a programas e a causas que promovam a dignidade humana que é a condição fundamental desde o Estagirista para atingir a felicidade. A Filosofia e a educação permanecem embevecidas em um plano abstrato, ideal e distante das condições e das contradições concretas da vida dos homens em sua dimensão de singularidade e de coletividade. Este artigo analisa a relação entre educação e filosofia a partir da experiência construída no PIBID-FAPESB de Filosofia, em constante diálogo com Aristóteles em Ética a Nicômaco, Paulo Freire em Educação como prática da liberdade e Política e educação e Almeida A educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ética existencial e Filosofia cinema e educação e Adorno Educação e Emancipação.Universidade Federal do Maranhão2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3370Revista Húmus; v. 5 n. 13 (2015): Existência, Educação e possiblidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3370/2973Copyright (c) 2015 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Jorge MirandaLacerda, Fabrício Santana2017-11-05T20:37:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3370Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:33.905752Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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