TRENS DE ALTA VELOCIDADE: Implantações em diversos países e a relação direta com as pesquisas no setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1559 |
Resumo: | Este artigo identifica peculiaridades sobre a implantação do sistema de trens de alta velocidade. Neste contexto destacam-se o crescimento e a relação do número de pesquisas e de quilômetros de trilhos desenvolvidos em diversos países. Assim sendo, busca-se demonstrar como alguns países realizaram a sua implantação, com o destaque aos diversos aspectos históricos e tecnológicos da Europa e da Ásia. A seguir são apresentadas as características do modelo rodoviário de transporte brasileiro. Foi realizado um estudo qualitativo, bibliográfico, caracterizado como um estudo multicasos. Conclui-se que a possibilidade de inovações e melhorias só decorrerá de pesquisas com qualidade e quantidade adequadas, de forma a contribuir para o surgimento de novas malhas no Brasil e no mundo e, que, investir em transportes individuais pode representar atrasos muitas vezes difíceis de serem reparados. O presente trabalho pretende contribuir à discussão da implantação dos trens de alta velocidade no mundo e no Brasil. |
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TRENS DE ALTA VELOCIDADE: Implantações em diversos países e a relação direta com as pesquisas no setorEste artigo identifica peculiaridades sobre a implantação do sistema de trens de alta velocidade. Neste contexto destacam-se o crescimento e a relação do número de pesquisas e de quilômetros de trilhos desenvolvidos em diversos países. Assim sendo, busca-se demonstrar como alguns países realizaram a sua implantação, com o destaque aos diversos aspectos históricos e tecnológicos da Europa e da Ásia. A seguir são apresentadas as características do modelo rodoviário de transporte brasileiro. Foi realizado um estudo qualitativo, bibliográfico, caracterizado como um estudo multicasos. Conclui-se que a possibilidade de inovações e melhorias só decorrerá de pesquisas com qualidade e quantidade adequadas, de forma a contribuir para o surgimento de novas malhas no Brasil e no mundo e, que, investir em transportes individuais pode representar atrasos muitas vezes difíceis de serem reparados. O presente trabalho pretende contribuir à discussão da implantação dos trens de alta velocidade no mundo e no Brasil.Universidade Federal do Maranhão2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1559Revista Húmus; v. 2 n. 6 (2012): As contingências do saber na contemporaneidade e a tarefa do filósofo no futuro2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1559/1371Copyright (c) 2012 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPierini, Cláudio Robert2014-02-16T02:39:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1559Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:27.034512Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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