DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gacki, Sérgio Ricardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082
Resumo: Primeiramente, saliento que a filosofia que defendo e que aqui comparece, quer dialogar com a educação. Nesse sentido, não arvora-se a uma posição de superioridade ou de juíza do saber, da compreensão ou do entendimento. Neste encontro, quero trazer aportes que entendo serem de fundamental importância para sairmos desse acontecer, no mínimo afetados, diferentes de como chegamos. Tal encontro pretende-se focado na questão do diálogo. O que me moveu e continua a impulsionar-me nesta pesquisa, é acreditar nas possibilidades (positivas e promissoras) do diálogo hermenêutico na educação. Em sua obra Verdade e Método, Gadamer traz um amplo arcabouço do que seja sua proposta da hermenêutica filosófica. O fio condutor da hermenêutica filosófica aparece ab initio, no que concerne ao problema da compreensão. Num segundo momento, mas não menos importante, adere a esse fio condutor, um dos elementos fundamentais que afetam, determinam e corrompem muitas vezes a compreensão: a questão da ciência igualada a verdade. A visão monológica das ciências, que vem sendo instrumentalizada como forma de mercadorizar a educação, objetificando-a num processo de homogeneização que a reduz a mero “produto” para o consumo.  Nesse sentido, o tema do Diálogo Hermenêutico, em nosso horizonte, surge como arcabouço poderoso capaz de oferecer propostas válidas para a Educação – contra a proposta hegemônica de homogeneização/mercadorização –, questão que tentarei justificar.
id UFMA-4_49516f091647829047981080b60eafc0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3082
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educaçãoPrimeiramente, saliento que a filosofia que defendo e que aqui comparece, quer dialogar com a educação. Nesse sentido, não arvora-se a uma posição de superioridade ou de juíza do saber, da compreensão ou do entendimento. Neste encontro, quero trazer aportes que entendo serem de fundamental importância para sairmos desse acontecer, no mínimo afetados, diferentes de como chegamos. Tal encontro pretende-se focado na questão do diálogo. O que me moveu e continua a impulsionar-me nesta pesquisa, é acreditar nas possibilidades (positivas e promissoras) do diálogo hermenêutico na educação. Em sua obra Verdade e Método, Gadamer traz um amplo arcabouço do que seja sua proposta da hermenêutica filosófica. O fio condutor da hermenêutica filosófica aparece ab initio, no que concerne ao problema da compreensão. Num segundo momento, mas não menos importante, adere a esse fio condutor, um dos elementos fundamentais que afetam, determinam e corrompem muitas vezes a compreensão: a questão da ciência igualada a verdade. A visão monológica das ciências, que vem sendo instrumentalizada como forma de mercadorizar a educação, objetificando-a num processo de homogeneização que a reduz a mero “produto” para o consumo.  Nesse sentido, o tema do Diálogo Hermenêutico, em nosso horizonte, surge como arcabouço poderoso capaz de oferecer propostas válidas para a Educação – contra a proposta hegemônica de homogeneização/mercadorização –, questão que tentarei justificar.Universidade Federal do Maranhão2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082Revista Húmus; v. 4 n. 12 (2014): Pluralidade e Diferença2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082/2958Copyright (c) 2015 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGacki, Sérgio Ricardo2016-06-28T12:00:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3082Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:33.337557Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
title DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
spellingShingle DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
Gacki, Sérgio Ricardo
title_short DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
title_full DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
title_fullStr DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
title_full_unstemmed DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
title_sort DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação
author Gacki, Sérgio Ricardo
author_facet Gacki, Sérgio Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gacki, Sérgio Ricardo
description Primeiramente, saliento que a filosofia que defendo e que aqui comparece, quer dialogar com a educação. Nesse sentido, não arvora-se a uma posição de superioridade ou de juíza do saber, da compreensão ou do entendimento. Neste encontro, quero trazer aportes que entendo serem de fundamental importância para sairmos desse acontecer, no mínimo afetados, diferentes de como chegamos. Tal encontro pretende-se focado na questão do diálogo. O que me moveu e continua a impulsionar-me nesta pesquisa, é acreditar nas possibilidades (positivas e promissoras) do diálogo hermenêutico na educação. Em sua obra Verdade e Método, Gadamer traz um amplo arcabouço do que seja sua proposta da hermenêutica filosófica. O fio condutor da hermenêutica filosófica aparece ab initio, no que concerne ao problema da compreensão. Num segundo momento, mas não menos importante, adere a esse fio condutor, um dos elementos fundamentais que afetam, determinam e corrompem muitas vezes a compreensão: a questão da ciência igualada a verdade. A visão monológica das ciências, que vem sendo instrumentalizada como forma de mercadorizar a educação, objetificando-a num processo de homogeneização que a reduz a mero “produto” para o consumo.  Nesse sentido, o tema do Diálogo Hermenêutico, em nosso horizonte, surge como arcabouço poderoso capaz de oferecer propostas válidas para a Educação – contra a proposta hegemônica de homogeneização/mercadorização –, questão que tentarei justificar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3082/2958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 4 n. 12 (2014): Pluralidade e Diferença
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897645666304