O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolli, Josiana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89272
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infânciaEducaçãoEducação infantilBrinquedosBrincadeirasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O objetivo precípuo desta pesquisa - focada na tríade criança, brinquedo e educação - é a análise do processo de mercadorização do brinquedo, tendo em vista suas implicações para a educação da criança na contemporaneidade. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, como forma de perceber o modo pelo qual o brinquedo vem sendo discutido/pesquisado por outros(as) autores(as). A seguir, procedeu-se a uma investigação empírica numa indústria de brinquedos - foram entrevistados cinco funcionários e coletaram-se os dados descritos em 81 embalagens de brinquedos qualificados como educativos - verificando como se dá o processo de concepção, produção e comercialização desses objetos e quais as relações que a indústria estabelece com as questões educativas e/ou pedagógicas relativas à infância. Nesse percurso também foram realizadas mais duas entrevistas: uma com a presidente de uma Associação de Brinquedotecas - entidade que fornece o selo de certificação dos atributos educativos dos brinquedos produzidos pela indústria investigada - e outra com um artesão produtor de brinquedos. A partir da investigação realizada e tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva marxiana e a da psicologia histórico-cultural, verificou-se que a centralidade ocupada pela mercadoria brinquedo na ótica da sociedade capitalista tem colocado em xeque importantes aspectos concernentes à atividade de brincar da criança. Paralelamente à supervalorização de tal objeto, tem-se uma depreciação ou descaracterização da criança, da infância e da atividade de brincar. Também foi possível constatar o falacioso caráter educativo e/ou pedagógico atribuído ao brinquedo, e, complementarmente, que a educação é considerada um nicho de mercado por parte da indústria.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deBianchetti, LucídioUniversidade Federal de Santa CatarinaPiccolli, Josiana2012-10-22T18:53:26Z2012-10-22T18:53:26Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238528http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89272porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T09:45:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89272Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:45:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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