O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolli, Josiana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89272
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPiccolli, JosianaCarvalho, Diana Carvalho deBianchetti, Lucídio2012-10-22T18:53:26Z2012-10-22T18:53:26Z20062006238528http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89272Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O objetivo precípuo desta pesquisa - focada na tríade criança, brinquedo e educação - é a análise do processo de mercadorização do brinquedo, tendo em vista suas implicações para a educação da criança na contemporaneidade. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, como forma de perceber o modo pelo qual o brinquedo vem sendo discutido/pesquisado por outros(as) autores(as). A seguir, procedeu-se a uma investigação empírica numa indústria de brinquedos - foram entrevistados cinco funcionários e coletaram-se os dados descritos em 81 embalagens de brinquedos qualificados como educativos - verificando como se dá o processo de concepção, produção e comercialização desses objetos e quais as relações que a indústria estabelece com as questões educativas e/ou pedagógicas relativas à infância. Nesse percurso também foram realizadas mais duas entrevistas: uma com a presidente de uma Associação de Brinquedotecas - entidade que fornece o selo de certificação dos atributos educativos dos brinquedos produzidos pela indústria investigada - e outra com um artesão produtor de brinquedos. A partir da investigação realizada e tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva marxiana e a da psicologia histórico-cultural, verificou-se que a centralidade ocupada pela mercadoria brinquedo na ótica da sociedade capitalista tem colocado em xeque importantes aspectos concernentes à atividade de brincar da criança. Paralelamente à supervalorização de tal objeto, tem-se uma depreciação ou descaracterização da criança, da infância e da atividade de brincar. Também foi possível constatar o falacioso caráter educativo e/ou pedagógico atribuído ao brinquedo, e, complementarmente, que a educação é considerada um nicho de mercado por parte da indústria.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação infantilBrinquedosBrincadeirasO processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL238528.pdfapplication/pdf1198651https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89272/1/238528.pdf97fbafbbef9525131f9b2990dda3aea2MD51TEXT238528.pdf.txt238528.pdf.txtExtracted Texttext/plain291588https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89272/2/238528.pdf.txtfbe95e0c28b493435a22231035e0c7dbMD52THUMBNAIL238528.pdf.jpg238528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89272/3/238528.pdf.jpg8b3c3a786a928e13bc373039d651181dMD53123456789/892722013-05-05 06:45:55.783oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89272Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:45:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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