A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo problematizar a educação contemporânea a partir do adágio aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida, através das noções de Bauman Modernidade Sólida e Modernidade Líquida. Excertos de documentos da UNESCO são mobilizados para caracterizar e pensar na discursividade em que a educação é apresentada em nosso tempo. Assim, as metáforas de Bauman tornam-se úteis na reflexão sobre as mudanças na ênfase dada para a aprendizagem. O imperativo contemporâneo está em aprender a aprender e ser um sujeito flexível, capaz de viver com as incertezas, com a responsabilidade pelas escolhas e as consequências que elas acarretam, em um mundo fluido que muda constantemente e que desafia os modos da educação escolar. |
id |
UFMA-4_4bdbbb85c7afd6c7b5aa28c87345e6da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6999 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vidaO presente artigo tem como objetivo problematizar a educação contemporânea a partir do adágio aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida, através das noções de Bauman Modernidade Sólida e Modernidade Líquida. Excertos de documentos da UNESCO são mobilizados para caracterizar e pensar na discursividade em que a educação é apresentada em nosso tempo. Assim, as metáforas de Bauman tornam-se úteis na reflexão sobre as mudanças na ênfase dada para a aprendizagem. O imperativo contemporâneo está em aprender a aprender e ser um sujeito flexível, capaz de viver com as incertezas, com a responsabilidade pelas escolhas e as consequências que elas acarretam, em um mundo fluido que muda constantemente e que desafia os modos da educação escolar.Universidade Federal do Maranhão2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999Revista Húmus; v. 7 n. 19 (2017): Kierkegaard e o espirito de seu tempo2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999/4407Copyright (c) 2017 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSikilero, Cláudia Tapia2017-11-05T21:55:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6999Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:37.910206Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
title |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida Sikilero, Cláudia Tapia |
title_short |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
title_full |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
title_sort |
A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida |
author |
Sikilero, Cláudia Tapia |
author_facet |
Sikilero, Cláudia Tapia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sikilero, Cláudia Tapia |
description |
O presente artigo tem como objetivo problematizar a educação contemporânea a partir do adágio aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida, através das noções de Bauman Modernidade Sólida e Modernidade Líquida. Excertos de documentos da UNESCO são mobilizados para caracterizar e pensar na discursividade em que a educação é apresentada em nosso tempo. Assim, as metáforas de Bauman tornam-se úteis na reflexão sobre as mudanças na ênfase dada para a aprendizagem. O imperativo contemporâneo está em aprender a aprender e ser um sujeito flexível, capaz de viver com as incertezas, com a responsabilidade pelas escolhas e as consequências que elas acarretam, em um mundo fluido que muda constantemente e que desafia os modos da educação escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999/4407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 7 n. 19 (2017): Kierkegaard e o espirito de seu tempo 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1814256593551753216 |