A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: potencialidades e limites no ensino de Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzanella, Sandro Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junkes, Jairo Demm, Pisa Bazzanella, Sandra Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17399
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate em torno do ensino da filosofia integrado a área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas proposta pela BNCC. A filosofia se caracteriza pelo criterioso uso da razão em suas pretensões, mas também no reconhecimento em seus limites epistemológicos e metodológicos de acesso, conhecimento e compreensão dos fenômenos constitutivos do mundo resultante da ação humana. Afinal, somente os seres humanos possuem um mundo. Os demais seres vivos vivem destituídos de um mundo. Sob tais pressupostos, a BNCC ao constituir a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e inserir nelas a filosofia dilui suas especificidades como área do conhecimento humano. Mas, sobretudo, limita as fundamentais e urgentes contribuições que pode oferecer aos mais diversos campos científicos, retirando e/ou limitando nos jovens educandos a possibilidade de avançar na compreensão das exigências políticas e éticas implicadas no uso da razão e, dos conhecimentos específicos vinculados as distintas ciências e, que auxiliarão na constituição de sua visão de mundo, bem como seu posicionamento (ação) no mundo.
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