PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849
Resumo:  O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida.  Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.Palavras-chave: Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.POINTS AND COUNTERPOINTS OF THE HISTORIOGRAPHY ON THE INSTITUTIONALIZATION OF PRIMARY SCHOOL IN THE PROVINCE OF PARANÁ Abstract: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood.  Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.Keywords: Historiography of Education. Institutionalization of Primary School. Province of Paraná. 19th Century. PUNTOS Y CONTRAPUNTOS DE LA HISTORIOGRAFIA ACERCA DE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA ESCUELA PRIMARIA EN LA PROVINCIA DEL PARANÁ Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.Palabras clave: Historiografía de la Educación. Institucionalización de la Escuela Primaria. Provincia del Paraná. Siglo XIX.       
id UFMA-5_00784a067fcb280161a6a2301aaf9577
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁHistoriografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.Historiografia da Educação O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida.  Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.Palavras-chave: Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.POINTS AND COUNTERPOINTS OF THE HISTORIOGRAPHY ON THE INSTITUTIONALIZATION OF PRIMARY SCHOOL IN THE PROVINCE OF PARANÁ Abstract: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood.  Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.Keywords: Historiography of Education. Institutionalization of Primary School. Province of Paraná. 19th Century. PUNTOS Y CONTRAPUNTOS DE LA HISTORIOGRAFIA ACERCA DE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA ESCUELA PRIMARIA EN LA PROVINCIA DEL PARANÁ Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.Palabras clave: Historiografía de la Educación. Institucionalización de la Escuela Primaria. Provincia del Paraná. Siglo XIX.       Universidade Federal do Maranhão2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/484910.18764/2178-2229.v24n3p153-163Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 153-1632178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dos2018-12-14T16:17:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:48.554621Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
title PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
spellingShingle PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.
Historiografia da Educação
title_short PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
title_full PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
title_fullStr PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
title_full_unstemmed PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
title_sort PONTOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.
Historiografia da Educação
topic Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.
Historiografia da Educação
description  O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida.  Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.Palavras-chave: Historiografia da Educação. Institucionalização da escola Primária. Província do Paraná. Século XIX.POINTS AND COUNTERPOINTS OF THE HISTORIOGRAPHY ON THE INSTITUTIONALIZATION OF PRIMARY SCHOOL IN THE PROVINCE OF PARANÁ Abstract: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood.  Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.Keywords: Historiography of Education. Institutionalization of Primary School. Province of Paraná. 19th Century. PUNTOS Y CONTRAPUNTOS DE LA HISTORIOGRAFIA ACERCA DE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA ESCUELA PRIMARIA EN LA PROVINCIA DEL PARANÁ Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.Palabras clave: Historiografía de la Educación. Institucionalización de la Escuela Primaria. Provincia del Paraná. Siglo XIX.       
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849
10.18764/2178-2229.v24n3p153-163
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n3p153-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 153-163
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878485037056