Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755 http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163 |
Resumo: | : O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial. |
id |
UNB_e5d60b27ac2cc08c12e83f7b6351fa34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/36755 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos2020-01-30T12:53:26Z2020-01-30T12:53:26Z2017-12ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163: O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood. Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA(CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessPontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do ParanáPoints and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of ParanáPuntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistoriografiaEducação - históriaParanáSéculo XIXporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdfARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdfapplication/pdf314471http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/1/ARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdffb3eaa3c7cc88d48316ab856fbb7f249MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/367552023-10-17 15:34:20.081open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36755U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:34:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Points and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of Paraná Puntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paraná |
title |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
spellingShingle |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná Anjos, Juarez José Tuchinski dos Historiografia Educação - história Paraná Século XIX |
title_short |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
title_full |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
title_fullStr |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
title_full_unstemmed |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
title_sort |
Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná |
author |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_facet |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Historiografia Educação - história Paraná Século XIX |
topic |
Historiografia Educação - história Paraná Século XIX |
description |
: O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-30T12:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-30T12:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755 http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/1/ARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb3eaa3c7cc88d48316ab856fbb7f249 ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864221204414464 |