Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163
Resumo: : O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.
id UNB_e5d60b27ac2cc08c12e83f7b6351fa34
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36755
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Anjos, Juarez José Tuchinski dos2020-01-30T12:53:26Z2020-01-30T12:53:26Z2017-12ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163: O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood. Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA(CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessPontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do ParanáPoints and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of ParanáPuntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistoriografiaEducação - históriaParanáSéculo XIXporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdfARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdfapplication/pdf314471http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/1/ARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdffb3eaa3c7cc88d48316ab856fbb7f249MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/367552023-10-17 15:34:20.081open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36755U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:34:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Points and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of Paraná
Puntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paraná
title Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
spellingShingle Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Historiografia
Educação - história
Paraná
Século XIX
title_short Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
title_full Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
title_fullStr Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
title_full_unstemmed Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
title_sort Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Historiografia
Educação - história
Paraná
Século XIX
topic Historiografia
Educação - história
Paraná
Século XIX
description : O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-30T12:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-30T12:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163
identifier_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA
publisher.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/1/ARTIGO_PontosContrapontoHistoriografias.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36755/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb3eaa3c7cc88d48316ab856fbb7f249
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864221204414464