PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal. |
id |
UFMA-5_087597c643de875c9bee57754f8e545f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18982 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERALTHE PROMOTION OF FLEXIBILITY IN HIGH SCHOOL’S COUNTER-REFORM IN THE NEOLIBERAL CONTEXTO FOMENTO À FLEXIBILIZAÇÃO NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERALEducación SecundariaContrarreformaFlexibilizaciónPolítica EducacionalNeoliberalismoReestructuraciónHigh SchoolCounter-reformFlexibilizationEducational PolicyNeoliberalismProductive RestructuringEnsino MédioContrarreformaFlexibilizaçãoPolítica EducacionalNeoliberalismoReestruturação ProdutivaO estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal. El principal objetivo del estudio es analizar las interfaces entre el principio de flexibilización, que surgió del neoliberalismo económico, y la contrarreforma de la educación secundaria en Brasil, regulada por la Ley No 13.415/2017. Asumimos que los ajustes neoliberales implementados en Brasil, especialmente a partir de la década de 1990, redefinen las acciones del Estado para atender las demandas educativas, al mismo tiempo que conciben la educación como un factor de producción capitalista. En este sentido, en lo que respecta a la educación secundaria, se encuentra en marcha un movimiento contrarreforma, materializado en la política educativa, que incorpora el principio de flexibilidad como elemento estratégico para el mantenimiento de las relaciones de dominación en la sociedad capitalista, con énfasis en la formación para el espíritu empresarial y el estímulo a la mercantilización de la educación. Este estudio se basa en los siguientes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot y Laval (2018), Laval (2018) y Chauí (2021). Se trata de una investigación cualitativa, de tipo explicativa, con la realización de análisis de documentos (nacionales e internacionales) presentes en el contexto de influencia de la referida ley, teniendo la flexibilidad como categoría analítica. A partir del estudio realizado se puede decir que la contrarreforma de la Educación Secundaria en Brasil, materializada en la ley no 13.415/2017, expresa los intereses de las relaciones sociales y de producción capitalista y está alineada con el proceso de mercantilización de la Educación Secundaria, así como a los ideales formativos para el emprendimiento en curso en la educación pública brasilera, de inspiración neoliberal.The study aims to analyze the interfaces between the principle of flexibilization, arising from economic neoliberalism, and the counter-reform of secondary education in Brazil regulated by Law No. 13.415 of 2017. We assume that the neoliberal adjustments implemented in Brazil, especially since the 1990s, redefine the State’s actions to meet educational demands, while conceiving education as a factor of capitalist production. In this sense, as far as secondary education is concerned, a counter-reform movement is underway, materialized in educational policy, which incorporates the principle of flexibilization as a strategic element for the maintenance of the relations of domination in capitalist society, with emphasis on training for future entrepreneurship and on stimulating the commodification of education. This study is based on the following authors: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot and Laval (2018), Laval (2019) and Chauí (2021). This is a qualitative research of the explanatory type, with the analysis of documents (national and international) present in the context of influence of this Law, with flexibilization as an analytical category. From the study, it can be said that the counter-reform of high school in Brazil, materialized in Law No. 13.415/2017, expresses the interests of social relations and capitalist productions, and is aligned to the process of commodification of high school, as well as the training ideology for entrepreneurship underway in Brazilian public education, with neoliberal inspiration. Keywords: High School. Counter-reform. Flexibilization. Educational Policy. Neoliberalism. Productive Restructuring. Universidade Federal do Maranhão2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1898210.18764/2178-2229v29n1.2022.13Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO; 289-3102178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982/10318Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarleta, Ilma de AndradePetry, Oto João2022-09-30T18:28:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18982Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:23.224956Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL THE PROMOTION OF FLEXIBILITY IN HIGH SCHOOL’S COUNTER-REFORM IN THE NEOLIBERAL CONTEXT O FOMENTO À FLEXIBILIZAÇÃO NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERAL |
title |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
spellingShingle |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL Barleta, Ilma de Andrade Educación Secundaria Contrarreforma Flexibilización Política Educacional Neoliberalismo Reestructuración High School Counter-reform Flexibilization Educational Policy Neoliberalism Productive Restructuring Ensino Médio Contrarreforma Flexibilização Política Educacional Neoliberalismo Reestruturação Produtiva |
title_short |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
title_full |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
title_fullStr |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
title_full_unstemmed |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
title_sort |
PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL |
author |
Barleta, Ilma de Andrade |
author_facet |
Barleta, Ilma de Andrade Petry, Oto João |
author_role |
author |
author2 |
Petry, Oto João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barleta, Ilma de Andrade Petry, Oto João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Secundaria Contrarreforma Flexibilización Política Educacional Neoliberalismo Reestructuración High School Counter-reform Flexibilization Educational Policy Neoliberalism Productive Restructuring Ensino Médio Contrarreforma Flexibilização Política Educacional Neoliberalismo Reestruturação Produtiva |
topic |
Educación Secundaria Contrarreforma Flexibilización Política Educacional Neoliberalismo Reestructuración High School Counter-reform Flexibilization Educational Policy Neoliberalism Productive Restructuring Ensino Médio Contrarreforma Flexibilização Política Educacional Neoliberalismo Reestruturação Produtiva |
description |
O estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982 10.18764/2178-2229v29n1.2022.13 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n1.2022.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982/10318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO; 289-310 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881766031360 |