PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barleta, Ilma de Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Petry, Oto João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982
Resumo: O estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal.            
id UFMA-5_087597c643de875c9bee57754f8e545f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18982
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERALTHE PROMOTION OF FLEXIBILITY IN HIGH SCHOOL’S COUNTER-REFORM IN THE NEOLIBERAL CONTEXTO FOMENTO À FLEXIBILIZAÇÃO NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERALEducación SecundariaContrarreformaFlexibilizaciónPolítica EducacionalNeoliberalismoReestructuraciónHigh SchoolCounter-reformFlexibilizationEducational PolicyNeoliberalismProductive RestructuringEnsino MédioContrarreformaFlexibilizaçãoPolítica EducacionalNeoliberalismoReestruturação ProdutivaO estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal.            El principal objetivo del estudio es analizar las interfaces entre el principio de flexibilización, que surgió del neoliberalismo económico, y la contrarreforma de la educación secundaria en Brasil, regulada por la Ley No 13.415/2017. Asumimos que los ajustes neoliberales implementados en Brasil, especialmente a partir de la década de 1990, redefinen las acciones del Estado para atender las demandas educativas, al mismo tiempo que conciben la educación como un factor de producción capitalista. En este sentido, en lo que respecta a la educación secundaria, se encuentra en marcha un movimiento contrarreforma, materializado en la política educativa, que incorpora el principio de flexibilidad como elemento estratégico para el mantenimiento de las relaciones de dominación en la sociedad capitalista, con énfasis en la formación para el espíritu empresarial y el estímulo a la mercantilización de la educación. Este estudio se basa en los siguientes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot y Laval (2018), Laval (2018) y Chauí (2021). Se trata de una investigación cualitativa, de tipo explicativa, con la realización de análisis de documentos (nacionales e internacionales) presentes en el contexto de influencia de la referida ley, teniendo la flexibilidad como categoría analítica. A partir del estudio realizado se puede decir que la contrarreforma de la Educación Secundaria en Brasil, materializada en la ley no 13.415/2017, expresa los intereses de las relaciones sociales y de producción capitalista y está alineada con el proceso de mercantilización de la Educación Secundaria, así como a los ideales formativos para el emprendimiento en curso en la educación pública brasilera, de inspiración neoliberal.The study aims to analyze the interfaces between the principle of flexibilization, arising from economic neoliberalism, and the counter-reform of secondary education in Brazil regulated by Law No. 13.415 of 2017. We assume that the neoliberal adjustments implemented in Brazil, especially since the 1990s, redefine the State’s actions to meet educational demands, while conceiving education as a factor of capitalist production. In this sense, as far as secondary education is concerned, a counter-reform movement is underway, materialized in educational policy, which incorporates the principle of flexibilization as a strategic element for the maintenance of the relations of domination in capitalist society, with emphasis on training for future entrepreneurship and on stimulating the commodification of education. This study is based on the following authors: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot and Laval (2018), Laval (2019) and Chauí (2021). This is a qualitative research of the explanatory type, with the analysis of documents (national and international) present in the context of influence of this Law, with flexibilization as an analytical category. From the study, it can be said that the counter-reform of high school in Brazil, materialized in Law No. 13.415/2017, expresses the interests of social relations and capitalist productions, and is aligned to the process of commodification of high school, as well as the training ideology for entrepreneurship underway in Brazilian public education, with neoliberal inspiration. Keywords: High School. Counter-reform. Flexibilization. Educational Policy. Neoliberalism. Productive Restructuring.  Universidade Federal do Maranhão2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1898210.18764/2178-2229v29n1.2022.13Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO; 289-3102178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982/10318Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarleta, Ilma de AndradePetry, Oto João2022-09-30T18:28:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18982Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:23.224956Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
THE PROMOTION OF FLEXIBILITY IN HIGH SCHOOL’S COUNTER-REFORM IN THE NEOLIBERAL CONTEXT
O FOMENTO À FLEXIBILIZAÇÃO NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERAL
title PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
spellingShingle PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
Barleta, Ilma de Andrade
Educación Secundaria
Contrarreforma
Flexibilización
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestructuración
High School
Counter-reform
Flexibilization
Educational Policy
Neoliberalism
Productive Restructuring
Ensino Médio
Contrarreforma
Flexibilização
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestruturação Produtiva
title_short PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
title_full PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
title_fullStr PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
title_full_unstemmed PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
title_sort PROMOCIÓN DE LA FLEXIBILIZACIÓN EN LA CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL CONTEXTO NEOLIBERAL
author Barleta, Ilma de Andrade
author_facet Barleta, Ilma de Andrade
Petry, Oto João
author_role author
author2 Petry, Oto João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barleta, Ilma de Andrade
Petry, Oto João
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Secundaria
Contrarreforma
Flexibilización
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestructuración
High School
Counter-reform
Flexibilization
Educational Policy
Neoliberalism
Productive Restructuring
Ensino Médio
Contrarreforma
Flexibilização
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestruturação Produtiva
topic Educación Secundaria
Contrarreforma
Flexibilización
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestructuración
High School
Counter-reform
Flexibilization
Educational Policy
Neoliberalism
Productive Restructuring
Ensino Médio
Contrarreforma
Flexibilização
Política Educacional
Neoliberalismo
Reestruturação Produtiva
description O estudo tem como objetivo central analisar as interfaces entre o princípio da fl exibilização, advindo do neoliberalismo econômico,e a contrarreforma do ensino médio no Brasil regulamentada pela Lei n.º 13.415/2017. Partimos do pressuposto de que os ajustes neoliberais implementados no Brasil, especialmente a partir dos anos de 1990, redefi nem as ações do Estado para o atendimento das demandas educacionais, ao mesmo tempo em que concebem a educação como fator de produção capitalista. Nesse sentido, no tocante ao Ensino Médio, está em curso um movimento de contrarreforma, materializado na política educacional, que incorpora o princípio da fl exibilização como elemento estratégico para a manutenção das relações de dominação na sociedade capitalista, com ênfase na formação para o empreendedorismo e no estímulo à mercadorização da educação. O presente estudo está pautado, nos seguintes autores: Gentili (1998), Behring (2008), Harvey (1996), Dardot e Laval (2018) Laval (2019) e Chauí (2021). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, com a realização de análise de documentos (nacionais e internacionais) presentes no contexto de infl uência da referida Lei, tendo a fl exibilização como categoria analítica.A partir do estudo realizado pode-se dizer que a contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, materializada na Lei n.º13.415/2017, expressa os interesses das relações sociais e de produção capitalistas e está alinhada ao processo de mercadorização do Ensino Médio, bem como ao ideário formativo para o empreendedorismo em curso na educação pública brasileira, de inspiração neoliberal.            
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982
10.18764/2178-2229v29n1.2022.13
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n1.2022.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18982/10318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO; 289-310
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881766031360