OS MEIOS E OS FINS DA EDUCAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Escolástica Moura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8997
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de análise realizada acerca dos documentos de caráter  político e normativo que orientam a educação social. Tem como objetivos de pesquisa compreender os propósitos da educação social, bem como, analisar os caminhos percorridos visando objetivar aquilo a que se propõe. No que se refere ao primeiro aspecto, identificamos a prevalência de elementos objetivos e foco na aparente totalidade. No que diz respeito ao segundo aspecto, identificamos a centralidade na subjetividade e na imediaticidade. Tendo como suporte teórico a ontologia do ser social, buscamos elementos que nos permitiu empreender uma crítica radical no que se refere ao fato de a educação social, direcionada a indivíduos desvalidos, apontar como solução para os problemas sociais alterações de caráter imediato e subjetivo. Identificamos, portanto, que a educação social, ao seguir por esse viés, tende a servir mais aos interesses do capital do que ao  projeto de transformação da sociedade.Palavras-chave: Educação social. Sociedade capitalista. Transformação social. THE MEANS AND PURPOSES OF SOCIAL EDUCATION IN THE CAPITALIST SOCIETYAbstractThis article presents the results of an analysis of the political and normative documents that guide social education. Has as research goals to understand the purposes of social education, as well to analyze the paths covered in order to objectify what is proposed. With regard to the first aspect, we identify the prevalence of objective elements and focus on the apparent totality. With regard to the second aspect, we identify the centrality in subjectivity and immediacy. Having as theoretical support the ontology of the social being, we seek elements that allowed us to undertake a radical critique regarding the fact that social education, directed to underprivileged individuals, point as a solution to social problems immediate and subjective changes. We have identified, therefore, that social education tends to serve the interests of capital rather than the project of transforming society.Keywords: Social education. Capitalist society. Social transformation.  LOS MEDIOS Y LOS FINES DE LA EDUCACIÓN SOCIAL EN LA SOCIEDAD CAPITALISTAResumenEste artículo presenta los resultados de análisis realizados sobre los documentos de carácter político y normativo que orientan la educación social. Tiene como objetivos de investigación comprender los propósitos de la educación social, así como, analizar los caminos recorridos buscando objetivar lo que se propone. En lo que se refiere al primer aspecto, identificamos la prevalencia de elementos objetivos y foco en la aparente totalidad. En lo que respecta al segundo aspecto, identificamos la centralidad en la subjetividad y en la inmediatez. Con el apoyo teórico a la ontología del ser social, buscamos elementos que nos permitieron emprender una crítica radical en lo que se refiere al hecho de que la educación social, dirigida a individuos desvalidos, apunta como solución a los problemas sociales alteraciones de carácter inmediato y subjetivo. Identificamos, por lo tanto, que la educación social, al seguir por ese sesgo, tiende a servir más a los intereses del capital que al proyecto de transformación de la sociedad.Palabras clave: Educación social. Sociedad capitalista. Transformación social. 
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