FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sidnei Francisco do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2978
Resumo: Erasmo e Rousseau concordavam com o cuidado que os pais deveriam ter com a escolha da ama de leite. Criticavam o despotismo dos professores e o método de ensino que não respeitasse a liberdade e a individualidade da criança. Propagavam uma religiosidade sincera e interior sem ritos e formalismos e concebiam como princípio de uma boa educação a formação intelectual e moral baseada em suas concepções sobre a natureza.Palavras-chave: Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza. PHILOSOPHY OF EDUCATION IN THE CONTEXT OF ERASMUS OF ROTTERDAMAND ROUSSEAUAbstract: Erasmus and Rousseau agreed in relation to the caution that parents should have when choosing awet-nurse. They criticized teachers’ despotism and teaching methods that did not respect the children’s freedom andindividuality. They spread an inner and sincere religiosity, without rites and formality and understood as the principlefor good education the intellectual and moral formation that was based on their conception on nature.Keywords: Erasmus. Rousseau. Religion. Education. Reason. Nature. FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM Y ROUSSEAUResumen: Erasmus y Rousseau estuvieron de acuerdo con la atención que los padres deben tener la opción de nodriza. Criticado el despotismo de los profesores y el método de enseñanza que no respeta la libertad y la individualidad del niño. Se propaga una religiosidad sincera e interior sin ritos y formalidades y concebido como un principio de una buena educación la formación intelectual y moral basado en sus puntos de vista sobre la naturaleza.Palabras-clave: Erasmus. Rousseau. La religión. La educación. La razón. La naturaleza. 
id UFMA-5_30d93052f3e27274bb6c3cd3b827a7f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2978
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAUErasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza.FILOSOFIA DA EDUCAÇÃOErasmo e Rousseau concordavam com o cuidado que os pais deveriam ter com a escolha da ama de leite. Criticavam o despotismo dos professores e o método de ensino que não respeitasse a liberdade e a individualidade da criança. Propagavam uma religiosidade sincera e interior sem ritos e formalismos e concebiam como princípio de uma boa educação a formação intelectual e moral baseada em suas concepções sobre a natureza.Palavras-chave: Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza. PHILOSOPHY OF EDUCATION IN THE CONTEXT OF ERASMUS OF ROTTERDAMAND ROUSSEAUAbstract: Erasmus and Rousseau agreed in relation to the caution that parents should have when choosing awet-nurse. They criticized teachers’ despotism and teaching methods that did not respect the children’s freedom andindividuality. They spread an inner and sincere religiosity, without rites and formality and understood as the principlefor good education the intellectual and moral formation that was based on their conception on nature.Keywords: Erasmus. Rousseau. Religion. Education. Reason. Nature. FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM Y ROUSSEAUResumen: Erasmus y Rousseau estuvieron de acuerdo con la atención que los padres deben tener la opción de nodriza. Criticado el despotismo de los profesores y el método de enseñanza que no respeta la libertad y la individualidad del niño. Se propaga una religiosidad sincera e interior sin ritos y formalidades y concebido como un principio de una buena educación la formación intelectual y moral basado en sus puntos de vista sobre la naturaleza.Palabras-clave: Erasmus. Rousseau. La religión. La educación. La razón. La naturaleza. Universidade Federal do Maranhão2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPESQUISA BIBLIOGRÁFICAapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/297810.18764/2178-2229/v.22n.especial/p.88-96Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. especial, 2015; 88-962178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.22n.especialreponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2978/2299Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sidnei Francisco do2016-08-19T13:08:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2978Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:43.071885Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
title FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
spellingShingle FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
Nascimento, Sidnei Francisco do
Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
title_short FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
title_full FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
title_fullStr FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
title_full_unstemmed FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
title_sort FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM E ROUSSEAU
author Nascimento, Sidnei Francisco do
author_facet Nascimento, Sidnei Francisco do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Sidnei Francisco do
dc.subject.por.fl_str_mv Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
topic Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
description Erasmo e Rousseau concordavam com o cuidado que os pais deveriam ter com a escolha da ama de leite. Criticavam o despotismo dos professores e o método de ensino que não respeitasse a liberdade e a individualidade da criança. Propagavam uma religiosidade sincera e interior sem ritos e formalismos e concebiam como princípio de uma boa educação a formação intelectual e moral baseada em suas concepções sobre a natureza.Palavras-chave: Erasmo. Rousseau. Religião. Educação. Razão. Natureza. PHILOSOPHY OF EDUCATION IN THE CONTEXT OF ERASMUS OF ROTTERDAMAND ROUSSEAUAbstract: Erasmus and Rousseau agreed in relation to the caution that parents should have when choosing awet-nurse. They criticized teachers’ despotism and teaching methods that did not respect the children’s freedom andindividuality. They spread an inner and sincere religiosity, without rites and formality and understood as the principlefor good education the intellectual and moral formation that was based on their conception on nature.Keywords: Erasmus. Rousseau. Religion. Education. Reason. Nature. FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DE ERASMO DE ROTTERDAM Y ROUSSEAUResumen: Erasmus y Rousseau estuvieron de acuerdo con la atención que los padres deben tener la opción de nodriza. Criticado el despotismo de los profesores y el método de enseñanza que no respeta la libertad y la individualidad del niño. Se propaga una religiosidad sincera e interior sin ritos y formalidades y concebido como un principio de una buena educación la formación intelectual y moral basado en sus puntos de vista sobre la naturaleza.Palabras-clave: Erasmus. Rousseau. La religión. La educación. La razón. La naturaleza. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2978
10.18764/2178-2229/v.22n.especial/p.88-96
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2978
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229/v.22n.especial/p.88-96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2978/2299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. especial, 2015; 88-96
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.22n.especial
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877829677056