ENTRE HUECOS Y HORQUILLAS, LA DIDÁCTICA SIGUE EN MOVIMIENTO Y EN CONTRAPOSICIÓN AL NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19601
Resumo: In this article, I present the results of three theoretical and empirical researches entitled “Teaching work and university pedagogy from the perspective of the complex thinking and the  transdisciplinarity” (CEP-UFG nº 331/2011-2015), “Teacher formation and emergent didactics” (CEP-UFG PI02868/2018-2023) and “Didactic field in opposition to neoliberalism and neotechnicism: registries on intercultural, complex, transdisciplinary and sensitive perspectives” (UFNT, 2021). I introduce the topic by presenting aspects around the concepts of Complexity (MORIN, 2011) and Multireferentiality (ARDOINO, 1995, 1998) and then I present four emerging critical didactics that dialogue with such concepts, namely: Intercultural Didactics (CANDAU, 2021), Multidimensional Didactics (PIMENTA, 2021), Complex and Transdisciplinary Didactics (SUANNO, 2015) and Sensitive Didactics (D'ÁVILA, 2018, 2021). These perspectives are distinct, having some approximations for conceiving education as a social practice in an emancipatory perspective. They announce paradigmatic ruptures and other ways and meanings to re-signify and reorganize education, teaching and teacher formation.
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I introduce the topic by presenting aspects around the concepts of Complexity (MORIN, 2011) and Multireferentiality (ARDOINO, 1995, 1998) and then I present four emerging critical didactics that dialogue with such concepts, namely: Intercultural Didactics (CANDAU, 2021), Multidimensional Didactics (PIMENTA, 2021), Complex and Transdisciplinary Didactics (SUANNO, 2015) and Sensitive Didactics (D'ÁVILA, 2018, 2021). These perspectives are distinct, having some approximations for conceiving education as a social practice in an emancipatory perspective. They announce paradigmatic ruptures and other ways and meanings to re-signify and reorganize education, teaching and teacher formation.Neste artigo, apresentam-se, de modo conjugado, resultados de três pesquisas de cunho teórico e empírico intituladas: “Trabalho docente e pedagogia universitária sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade” (CEP-UFG nº 331/2011-2015); “Formação de professores e didática emergente” (CEP-UFG PI02868/2018-2023); e “Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis” (UFNT, 2021). A introdução se dá ao se apresentarem conceitos de Complexidade (MORIN, 2011) e de Multirreferencialidade (ARDOINO, 1995, 1998) e, na sequência, expõem-se quatro didáticas críticas emergentes que dialogam com tais conceitos: Didática Intercultural (CANDAU, 2021), Didática multidimensional (PIMENTA, 2021), Didática Complexa e Transdisciplinar (SUANNO, 2015) e Didática Sensível (D’ÁVILA, 2018, 2021). Essas perspectivas são distintas, havendo algumas aproximações por conceberem educação como prática social em perspectiva emancipadora. Além disso, anunciam rupturas paradigmáticas e outras vias e sentidos para ressignificar e reorganizar a educação, o ensino e a formação de professores.Este artículo presenta, de forma conjunta, los resultados de tres estudios teóricos y empíricos titulados: “El trabajo docente y la pedagogía universitaria desde la perspectiva del pensamiento complejo y transdisciplinario” (CEP-UFG nº 331/2011-2015); “Formación docente y didácticas emergentes” (CEP-UFG PI02868/2018-2023); y “Campo didáctico en oposición al neoliberalismo y al neotecnismo: apuntes sobre perspectivas interculturales, complejas, transdisciplinares y sensibles” (UFNT, 2021). La introducción tiene lugar cuando se presentan los conceptos de Complejidad (MORIN, 2011) y Multirreferencialidad (ARDOINO, 1995, 1998) y, posteriormente, se exponen cuatro didácticas críticas emergentes que dialogan con dichos conceptos: Didáctica Intercultural (CANDAU, 2021), Didáctica Multidimensional (PIMENTA, 2021), Didáctica Compleja yTransdisciplinar (SUANNO, 2015) y Didáctica Sensible (D'ÁVILA, 2018, 2021). Estas perspectivas son diferentes, con algunas aproximaciones para concebir la educación como práctica social en una perspectiva emancipadora. Además, anuncian rupturas paradigmáticas y otras formas y sentidos para resignificar y reorganizar la educación, la enseñanza y la formación docente.Universidade Federal do Maranhão2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1960110.18764/2178-2229v29n3.2022.46Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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