ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E PROCESSOS METACOGNITIVOS NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonavigo, Luana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caimi, Flávia Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9411
Resumo: Neste estudo, objetiva-se compreender como os espaços e tempos promovidos por uma estrutura organizacional e metodológica alternante potencializam situações que levam os educandos a conhecer, refletir e autorregular seus processos formativos. Tal direcionamento parte de uma problemática estabelecida pelas seguintes questões: (a) que elementos/situações os educandos mobilizam diante de uma estrutura organizacional e metodológica alternante, que lhes demanda o papel de sujeito ativo e protagonista do seu processo formativo? (b) Mediante quais condições as estratégias que a escola dispõe na sua organização metodológica alternante potencializam pensamentos e conhecimentos metacognitivos nos educandos? Para dar conta dessas interrogações, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, desenvolvido com jovens secundaristas no âmbito do Instituto Educar, sendo adotados como procedimentos de investigação a observação participante, a análise documental e o grupo focal. Esses delineamentos se amparam em bases teórico-conceituais sobre cultura e aprendizagem (POZO, 2002), narrativa, cultura e externalização (BRUNER, 2001) e metacognição (FLAVELL, 1979). Os resultados evidenciam que os espaços e tempos promovidos pela estrutura organizacional alternante mobilizam os educandos à experiência participativa, à construção de projetos de vida que ensejam democracia e autonomia e à ampliação das práticas culturais de suas comunidades. Com relação aos processos que levam os educandos a conhecer, refletir e autorregular a própria formação, evidenciou-se que as possibilidades de avanços cognitivos decorrem da sua participação em coletivos, sendo que é mediante a cooperação entre os pares que as estratégias formativas podem ser potencializadoras de pensamentos e conhecimentos metacognitivos.Palavras-chave: pedagogia da alternância; educação do campo; metacognição; narrativas.Formative strategies and metacognitive processes in the context of Alternance PedagogyAbstractThis study intends to comprehend how the spaces and times promoted by an Alternant organizational and methodological structure enhance situations that lead the learners to know, reflect and autoregulate its own formative processes. This targeting starts from a problematic stablished by the following questions: (a) which elements/situations the leaners mobilize when an Alternant organizational and methodological structure demand them the active subject role as the protagonist of their own formative process? (b) in which conditions the strategies that schools have in its Alternant methodological organization enhance the metacognitive thinking and knowledge in learners? To answer these questions, the research became a ethnographic case study, developed with high school students from “Instituto Educar”, in which the adopted investigation procedures were the participant observation, the documental analysis and the focal group. These outlines are sustained by theorical-conceptual basis about culture and learning (POZO, 2002), narrative, culture an externalization (BRUNER, 2001) and metacognition (FLAVELL, 1979). The results show that spaces and times promoted by the Alternant organizational and methodological structure engage the learners to the participative experience, to build life projects aiming democracy and autonomy to enlarge the cultural practices on their communities. Regarding the processes that lead the learners to know, reflect and autoregulate its own formation, the study has shown that the possibilities of cognitive advances are result of their own collective participation, being that is through the peer cooperation that the formative strategies can enhance metacognitive thoughts and knowledge.Keywords: alternance pedagogy; countryside education; metacognition; narratives.Estrategias formativas y procesos metacognitivos en el contexto de la Pedagogía de la AlternanciaResumenEn este estudio, se pretende comprender cómo los espacios y tiempos promovidos por una estructura organizacional y metodológica alternante potencian situaciones que llevan a los educandos a conocer, reflejar y autorregular sus procesos formativos. Tal orientación parte de una problemática establecida por las siguientes cuestiones: (a) qué elementos/situaciones los educandos movilizan ante una estructura organizacional y metodológica alternante, que les demanda el papel de sujeto activo y protagonista de su proceso formativo? (b) ¿En qué condiciones las estrategias que la escuela dispone en su organización metodológica alternante potencian pensamientos y conocimientos metacognitivos en los educandos? Para dar cuenta de estas interrogantes, la investigación se caracteriza como un estudio de caso de tipo etnográfico, desarrollado con jóvenes secundarios en el ámbito del Instituto Educar, siendo adoptados como procedimientos de investigación la observación participante, el análisis documental y el grupo focal. Estos delineamientos se amparan en bases teórico-conceptuales sobre cultura y aprendizaje (POZO, 2002), narrativa, cultura y externalización (BRUNER, 2001) y metacognición (FLAVELL, 1979). Los resultados evidencian que los espacios y tiempos promovidos por la estructura organizacional alternante movilizan a los educandos a la experiencia participativa, a la construcción de proyectos de vida que dan democracia y autonomía ya la ampliación de las prácticas culturales de sus comunidades. Con respecto a los procesos que llevan a los educandos a conocer, reflexionar y autorregular la propia formación, se evidenció que las posibilidades de avances cognitivos derivan de su participación en colectivos, siendo que es mediante la cooperación entre los pares que las estrategias formativas pueden ser potencializadoras de pensamientos y conocimientos metacognitivos.Palabras clave: pedagogía de la alternancia; educación del campo; metacognición; narrativas.
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Com relação aos processos que levam os educandos a conhecer, refletir e autorregular a própria formação, evidenciou-se que as possibilidades de avanços cognitivos decorrem da sua participação em coletivos, sendo que é mediante a cooperação entre os pares que as estratégias formativas podem ser potencializadoras de pensamentos e conhecimentos metacognitivos.Palavras-chave: pedagogia da alternância; educação do campo; metacognição; narrativas.Formative strategies and metacognitive processes in the context of Alternance PedagogyAbstractThis study intends to comprehend how the spaces and times promoted by an Alternant organizational and methodological structure enhance situations that lead the learners to know, reflect and autoregulate its own formative processes. 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Com relação aos processos que levam os educandos a conhecer, refletir e autorregular a própria formação, evidenciou-se que as possibilidades de avanços cognitivos decorrem da sua participação em coletivos, sendo que é mediante a cooperação entre os pares que as estratégias formativas podem ser potencializadoras de pensamentos e conhecimentos metacognitivos.Palavras-chave: pedagogia da alternância; educação do campo; metacognição; narrativas.Formative strategies and metacognitive processes in the context of Alternance PedagogyAbstractThis study intends to comprehend how the spaces and times promoted by an Alternant organizational and methodological structure enhance situations that lead the learners to know, reflect and autoregulate its own formative processes. 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Tal orientación parte de una problemática establecida por las siguientes cuestiones: (a) qué elementos/situaciones los educandos movilizan ante una estructura organizacional y metodológica alternante, que les demanda el papel de sujeto activo y protagonista de su proceso formativo? (b) ¿En qué condiciones las estrategias que la escuela dispone en su organización metodológica alternante potencian pensamientos y conocimientos metacognitivos en los educandos? Para dar cuenta de estas interrogantes, la investigación se caracteriza como un estudio de caso de tipo etnográfico, desarrollado con jóvenes secundarios en el ámbito del Instituto Educar, siendo adoptados como procedimientos de investigación la observación participante, el análisis documental y el grupo focal. Estos delineamientos se amparan en bases teórico-conceptuales sobre cultura y aprendizaje (POZO, 2002), narrativa, cultura y externalización (BRUNER, 2001) y metacognición (FLAVELL, 1979). 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