FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sarlene Gomes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nóbrega-Therrien, Silvia Maria, Azevedo, Maria Raquel de Carvalho, Abreu, Samara Moura Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605
Resumo: O artigo discute as implicações da formação diferenciada em pesquisa, de estudantes egressos da iniciação científica (IC), para seu ingresso nos programas de mestrado. O termo formação diferenciada trata dos processos e resultados da aprendizagem partilhada entre integrantes de grupos de pesquisa e IC. Essa formação de habilidades para a pesquisa e reflexividade crítica é considerada essencial para a aprendizagem profissional e é exigência que recai nos programas de pós-graduação, pois se requer a capacidade de manejo da pesquisa,  e a produção própria. O estudo buscou mapear como a seleção em uma instituição de ensino superior no Ceará, revela a presença de alunos oriundos de IC e como o seu desempenho realça a qualidade da formação em pesquisa. O estudo é descritivo, do tipo documental e a abordagem é predominantemente quantitativa. Os dados questionam se egressos de IC partem na seleção acumulando vantagens como currículo ou adequação de projetos de pesquisa às linhas de estudo disponíveis e  diante disto, o ingresso precoce destes à pós-graduação parece ser um resultado natural. Esse panorama reclama mudanças e exige novas oportunidades para inclusão de estudantes a formações mais qualificadas em pesquisa.Palavras-chave: Formação Diferenciada; Formação para a pesquisa; Iniciação Científica; Mestrado Acadêmico.Special training in research among students who completed scientific research initiation: Implications for academic master’s degreeAbstractThis paper discusses the implications of special training in research, among students who completed scientific research initiation (SRI), for their admission to master’s degree programs. The term special training refers to learning processes and results shared among members of SRI and research groups. This development of skills for research and critical reflectiveness is considered essential for professional learning and is a recurrent requirement in graduate programs, since they demand the ability to manage research and independent production. The study aimed to map the way in which the selection process in a higher education institution in Ceará reveals the presence of students who came from SRI and how their performance reinforces the quality of research training. The method used was a descriptive, documentary study, and the approach is predominantly quantitative. The data investigate whether students who completed SRI accumulate advantages at the start of the selection, such as curriculum vitae or adjustment of research projects to the available study lines, and, consequently, their early admission to graduate programs seems to be a natural effect. This background calls for changes and requires new opportunities for the inclusion of students in more qualified training in research.Keywords: Special Training; Research Education; Scientific Research Initiation; Academic Master’s Degree.Formación diferenciada en investigación en los egresados de iniciación científica: implicaciones en la maestría académicaResumenEl artículo discute las implicaciones de la formación diferenciada en investigación de estudiantes egresados de la iniciación científica (IC) para su ingreso a programas de maestría. El término formación diferenciada se refiere a los procesos y resultados del aprendizaje compartido entre integrantes de grupos de investigación e IC. Se considera que esta formación de habilidades para la investigación y reflexividad crítica es esencial para el aprendizaje profesional y es una exigencia que recae en los programas de posgrado, dado que se requiere la capacidad de manejo de la investigación y la producción propia. El estudio buscó mapear cómo la selección en una institución de educación superior en Ceará revela la presencia de estudiantes procedentes de IC y cómo su desempeño acentúa la calidad de la formación en investigación. El estudio es descriptivo, del tipo documental, y el enfoque es predominantemente cuantitativo. Los datos cuestionan si egresados de IC empiezan la selección acumulando ventajas, como currículum o adecuación de proyectos de investigación a las líneas de estudio disponibles, y, frente a esto, el ingreso temprano de estos estudiantes al posgrado parece ser un resultado natural. Este escenario requiere cambios y exige nuevas oportunidades para la inclusión de estudiantes en formaciones más cualificadas en investigación.Palabras clave: Formación Diferenciada; Formación para la Investigación; Iniciación Científica; Maestría Académica.
id UFMA-5_5849a70625e8bbfb99c343355df9d030
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10605
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmicoFormação diferenciadaFormação para a pesquisaIniciação científicaMestrado acadêmicoe.g. 37 378O artigo discute as implicações da formação diferenciada em pesquisa, de estudantes egressos da iniciação científica (IC), para seu ingresso nos programas de mestrado. O termo formação diferenciada trata dos processos e resultados da aprendizagem partilhada entre integrantes de grupos de pesquisa e IC. Essa formação de habilidades para a pesquisa e reflexividade crítica é considerada essencial para a aprendizagem profissional e é exigência que recai nos programas de pós-graduação, pois se requer a capacidade de manejo da pesquisa,  e a produção própria. O estudo buscou mapear como a seleção em uma instituição de ensino superior no Ceará, revela a presença de alunos oriundos de IC e como o seu desempenho realça a qualidade da formação em pesquisa. O estudo é descritivo, do tipo documental e a abordagem é predominantemente quantitativa. Os dados questionam se egressos de IC partem na seleção acumulando vantagens como currículo ou adequação de projetos de pesquisa às linhas de estudo disponíveis e  diante disto, o ingresso precoce destes à pós-graduação parece ser um resultado natural. Esse panorama reclama mudanças e exige novas oportunidades para inclusão de estudantes a formações mais qualificadas em pesquisa.Palavras-chave: Formação Diferenciada; Formação para a pesquisa; Iniciação Científica; Mestrado Acadêmico.Special training in research among students who completed scientific research initiation: Implications for academic master’s degreeAbstractThis paper discusses the implications of special training in research, among students who completed scientific research initiation (SRI), for their admission to master’s degree programs. The term special training refers to learning processes and results shared among members of SRI and research groups. This development of skills for research and critical reflectiveness is considered essential for professional learning and is a recurrent requirement in graduate programs, since they demand the ability to manage research and independent production. The study aimed to map the way in which the selection process in a higher education institution in Ceará reveals the presence of students who came from SRI and how their performance reinforces the quality of research training. The method used was a descriptive, documentary study, and the approach is predominantly quantitative. The data investigate whether students who completed SRI accumulate advantages at the start of the selection, such as curriculum vitae or adjustment of research projects to the available study lines, and, consequently, their early admission to graduate programs seems to be a natural effect. This background calls for changes and requires new opportunities for the inclusion of students in more qualified training in research.Keywords: Special Training; Research Education; Scientific Research Initiation; Academic Master’s Degree.Formación diferenciada en investigación en los egresados de iniciación científica: implicaciones en la maestría académicaResumenEl artículo discute las implicaciones de la formación diferenciada en investigación de estudiantes egresados de la iniciación científica (IC) para su ingreso a programas de maestría. El término formación diferenciada se refiere a los procesos y resultados del aprendizaje compartido entre integrantes de grupos de investigación e IC. Se considera que esta formación de habilidades para la investigación y reflexividad crítica es esencial para el aprendizaje profesional y es una exigencia que recae en los programas de posgrado, dado que se requiere la capacidad de manejo de la investigación y la producción propia. El estudio buscó mapear cómo la selección en una institución de educación superior en Ceará revela la presencia de estudiantes procedentes de IC y cómo su desempeño acentúa la calidad de la formación en investigación. El estudio es descriptivo, del tipo documental, y el enfoque es predominantemente cuantitativo. Los datos cuestionan si egresados de IC empiezan la selección acumulando ventajas, como currículum o adecuación de proyectos de investigación a las líneas de estudio disponibles, y, frente a esto, el ingreso temprano de estos estudiantes al posgrado parece ser un resultado natural. Este escenario requiere cambios y exige nuevas oportunidades para la inclusión de estudiantes en formaciones más cualificadas en investigación.Palabras clave: Formación Diferenciada; Formación para la Investigación; Iniciación Científica; Maestría Académica.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo (tipo documental)application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1060510.18764/2178-2229v28n3.202147Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 277-3002178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/9646http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/10484http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/10485Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sarlene Gomes deNóbrega-Therrien, Silvia MariaAzevedo, Maria Raquel de CarvalhoAbreu, Samara Moura Barreto de2021-12-15T13:14:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10605Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.663015Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
title FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
spellingShingle FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
Souza, Sarlene Gomes de
Formação diferenciada
Formação para a pesquisa
Iniciação científica
Mestrado acadêmico
e.g. 37 378
title_short FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
title_full FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
title_fullStr FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
title_sort FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
author Souza, Sarlene Gomes de
author_facet Souza, Sarlene Gomes de
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Abreu, Samara Moura Barreto de
author_role author
author2 Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Abreu, Samara Moura Barreto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sarlene Gomes de
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Abreu, Samara Moura Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação diferenciada
Formação para a pesquisa
Iniciação científica
Mestrado acadêmico
e.g. 37 378
topic Formação diferenciada
Formação para a pesquisa
Iniciação científica
Mestrado acadêmico
e.g. 37 378
description O artigo discute as implicações da formação diferenciada em pesquisa, de estudantes egressos da iniciação científica (IC), para seu ingresso nos programas de mestrado. O termo formação diferenciada trata dos processos e resultados da aprendizagem partilhada entre integrantes de grupos de pesquisa e IC. Essa formação de habilidades para a pesquisa e reflexividade crítica é considerada essencial para a aprendizagem profissional e é exigência que recai nos programas de pós-graduação, pois se requer a capacidade de manejo da pesquisa,  e a produção própria. O estudo buscou mapear como a seleção em uma instituição de ensino superior no Ceará, revela a presença de alunos oriundos de IC e como o seu desempenho realça a qualidade da formação em pesquisa. O estudo é descritivo, do tipo documental e a abordagem é predominantemente quantitativa. Os dados questionam se egressos de IC partem na seleção acumulando vantagens como currículo ou adequação de projetos de pesquisa às linhas de estudo disponíveis e  diante disto, o ingresso precoce destes à pós-graduação parece ser um resultado natural. Esse panorama reclama mudanças e exige novas oportunidades para inclusão de estudantes a formações mais qualificadas em pesquisa.Palavras-chave: Formação Diferenciada; Formação para a pesquisa; Iniciação Científica; Mestrado Acadêmico.Special training in research among students who completed scientific research initiation: Implications for academic master’s degreeAbstractThis paper discusses the implications of special training in research, among students who completed scientific research initiation (SRI), for their admission to master’s degree programs. The term special training refers to learning processes and results shared among members of SRI and research groups. This development of skills for research and critical reflectiveness is considered essential for professional learning and is a recurrent requirement in graduate programs, since they demand the ability to manage research and independent production. The study aimed to map the way in which the selection process in a higher education institution in Ceará reveals the presence of students who came from SRI and how their performance reinforces the quality of research training. The method used was a descriptive, documentary study, and the approach is predominantly quantitative. The data investigate whether students who completed SRI accumulate advantages at the start of the selection, such as curriculum vitae or adjustment of research projects to the available study lines, and, consequently, their early admission to graduate programs seems to be a natural effect. This background calls for changes and requires new opportunities for the inclusion of students in more qualified training in research.Keywords: Special Training; Research Education; Scientific Research Initiation; Academic Master’s Degree.Formación diferenciada en investigación en los egresados de iniciación científica: implicaciones en la maestría académicaResumenEl artículo discute las implicaciones de la formación diferenciada en investigación de estudiantes egresados de la iniciación científica (IC) para su ingreso a programas de maestría. El término formación diferenciada se refiere a los procesos y resultados del aprendizaje compartido entre integrantes de grupos de investigación e IC. Se considera que esta formación de habilidades para la investigación y reflexividad crítica es esencial para el aprendizaje profesional y es una exigencia que recae en los programas de posgrado, dado que se requiere la capacidad de manejo de la investigación y la producción propia. El estudio buscó mapear cómo la selección en una institución de educación superior en Ceará revela la presencia de estudiantes procedentes de IC y cómo su desempeño acentúa la calidad de la formación en investigación. El estudio es descriptivo, del tipo documental, y el enfoque es predominantemente cuantitativo. Los datos cuestionan si egresados de IC empiezan la selección acumulando ventajas, como currículum o adecuación de proyectos de investigación a las líneas de estudio disponibles, y, frente a esto, el ingreso temprano de estos estudiantes al posgrado parece ser un resultado natural. Este escenario requiere cambios y exige nuevas oportunidades para la inclusión de estudiantes en formaciones más cualificadas en investigación.Palabras clave: Formación Diferenciada; Formación para la Investigación; Iniciación Científica; Maestría Académica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo (tipo documental)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605
10.18764/2178-2229v28n3.202147
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/9646
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/10484
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605/10485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 277-300
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879717113856