LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Keith Daiani da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caetano, Marcio Rodrigo Vale, Ribeiro, Arilda Inês Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9955
Resumo: Os estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.LESBIANITIES AND EDUCATION: interrogating academic productionAbstract: Intersectional studies between gender and sexuality, especially those focusing on the “sexual diversity” thematic in the field of Education, have been explored in the last two decades in academic studies carried out in Brazil. However, a very small part of the Brazilian research has as its axis at the experiences of lesbian women. Our text is located, through the bibliographical research, in an attempt to map the works at the field of Education that focus on analyzing the school conditions of women who claim the "lesbian" identity. With this survey, we pointed out that the lesbian experience in school focuses on three aspects: invisibility, hyper visibility and lesbophobia. In our article, we try to call attention to the social relevance of studies on the lesbianities involved in the research of gender, sexuality, sexual diversity and education in the face of the historical moment of our country, in which conservative political discourses multiply.Keywords: School. Bibliographical survey. Invisibility. LESBIANIDADES Y EDUCACIÓN: interrogando la producción académicaResumen: Los estudios interseccionales entre género y sexualidad, en especial, de aquellos que se centran en la temática de la "diversidad sexual", en el campo de la Educación, ha sido en las últimas dos décadas bastante explorados en trabajos académicos realizados en Brasil. Sin embargo, parte ínfima de las encuestas brasileñas tienen como eje las experiencias de mujeres lesbianas. Nuestro texto se localiza, a través de la investigación bibliográfica, en un intento de mapear los trabajos del campo de la Educación que se centran en analizar las condiciones escolares de mujeres que reivindican la identidad "lésbica". Con el levantamiento, puntuamos que la experiencia lésbica en la escuela se centra en tres vertientes: la invisibilidad, la hipervisibilidad y la lesbofobia. En nuestro artículo, intentamos llamar la atención sobre la relevancia social de los estudios sobre las lesbianidades implicadas en las investigaciones de género, sexualidad, diversidad sexual y educación ante el momento histórico de nuestro país, en que se multiplican discursos políticos conservadoresPalabras clave: Escuela. Levantamiento bibliográfico. Invisibilidad.
id UFMA-5_62b39c507f12c9d66029377c94e9f702
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9955
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmicaEscolaLevantamento bibliográficoInvisibilidadeOs estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.LESBIANITIES AND EDUCATION: interrogating academic productionAbstract: Intersectional studies between gender and sexuality, especially those focusing on the “sexual diversity” thematic in the field of Education, have been explored in the last two decades in academic studies carried out in Brazil. However, a very small part of the Brazilian research has as its axis at the experiences of lesbian women. Our text is located, through the bibliographical research, in an attempt to map the works at the field of Education that focus on analyzing the school conditions of women who claim the "lesbian" identity. With this survey, we pointed out that the lesbian experience in school focuses on three aspects: invisibility, hyper visibility and lesbophobia. In our article, we try to call attention to the social relevance of studies on the lesbianities involved in the research of gender, sexuality, sexual diversity and education in the face of the historical moment of our country, in which conservative political discourses multiply.Keywords: School. Bibliographical survey. Invisibility. LESBIANIDADES Y EDUCACIÓN: interrogando la producción académicaResumen: Los estudios interseccionales entre género y sexualidad, en especial, de aquellos que se centran en la temática de la "diversidad sexual", en el campo de la Educación, ha sido en las últimas dos décadas bastante explorados en trabajos académicos realizados en Brasil. Sin embargo, parte ínfima de las encuestas brasileñas tienen como eje las experiencias de mujeres lesbianas. Nuestro texto se localiza, a través de la investigación bibliográfica, en un intento de mapear los trabajos del campo de la Educación que se centran en analizar las condiciones escolares de mujeres que reivindican la identidad "lésbica". Con el levantamiento, puntuamos que la experiencia lésbica en la escuela se centra en tres vertientes: la invisibilidad, la hipervisibilidad y la lesbofobia. En nuestro artículo, intentamos llamar la atención sobre la relevancia social de los estudios sobre las lesbianidades implicadas en las investigaciones de género, sexualidad, diversidad sexual y educación ante el momento histórico de nuestro país, en que se multiplican discursos políticos conservadoresPalabras clave: Escuela. Levantamiento bibliográfico. Invisibilidad.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/995510.18764/2178-2229.v25n3p127-145Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 127-1452178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9955/5849Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Keith Daiani da SilvaCaetano, Marcio Rodrigo ValeRibeiro, Arilda Inês Miranda2018-11-28T15:35:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9955Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:59.497450Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
title LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
spellingShingle LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
Braga, Keith Daiani da Silva
Escola
Levantamento bibliográfico
Invisibilidade
title_short LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
title_full LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
title_fullStr LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
title_full_unstemmed LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
title_sort LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
author Braga, Keith Daiani da Silva
author_facet Braga, Keith Daiani da Silva
Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
author_role author
author2 Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Keith Daiani da Silva
Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Levantamento bibliográfico
Invisibilidade
topic Escola
Levantamento bibliográfico
Invisibilidade
description Os estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.LESBIANITIES AND EDUCATION: interrogating academic productionAbstract: Intersectional studies between gender and sexuality, especially those focusing on the “sexual diversity” thematic in the field of Education, have been explored in the last two decades in academic studies carried out in Brazil. However, a very small part of the Brazilian research has as its axis at the experiences of lesbian women. Our text is located, through the bibliographical research, in an attempt to map the works at the field of Education that focus on analyzing the school conditions of women who claim the "lesbian" identity. With this survey, we pointed out that the lesbian experience in school focuses on three aspects: invisibility, hyper visibility and lesbophobia. In our article, we try to call attention to the social relevance of studies on the lesbianities involved in the research of gender, sexuality, sexual diversity and education in the face of the historical moment of our country, in which conservative political discourses multiply.Keywords: School. Bibliographical survey. Invisibility. LESBIANIDADES Y EDUCACIÓN: interrogando la producción académicaResumen: Los estudios interseccionales entre género y sexualidad, en especial, de aquellos que se centran en la temática de la "diversidad sexual", en el campo de la Educación, ha sido en las últimas dos décadas bastante explorados en trabajos académicos realizados en Brasil. Sin embargo, parte ínfima de las encuestas brasileñas tienen como eje las experiencias de mujeres lesbianas. Nuestro texto se localiza, a través de la investigación bibliográfica, en un intento de mapear los trabajos del campo de la Educación que se centran en analizar las condiciones escolares de mujeres que reivindican la identidad "lésbica". Con el levantamiento, puntuamos que la experiencia lésbica en la escuela se centra en tres vertientes: la invisibilidad, la hipervisibilidad y la lesbofobia. En nuestro artículo, intentamos llamar la atención sobre la relevancia social de los estudios sobre las lesbianidades implicadas en las investigaciones de género, sexualidad, diversidad sexual y educación ante el momento histórico de nuestro país, en que se multiplican discursos políticos conservadoresPalabras clave: Escuela. Levantamiento bibliográfico. Invisibilidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9955
10.18764/2178-2229.v25n3p127-145
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9955
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n3p127-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9955/5849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 127-145
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879609110528