O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Sandra Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Passos, Carmen Lucia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077
Resumo:  Este artigo é parte de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa, que investigou desafios, dilemas, saberes e aprendizagens que emergem no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais ao estudarem e utilizarem a metodologia da resolução de problemas nas aulas de matemática em um ambiente de formação na perspectiva de trabalho colaborativo. O objetivo deste texto é apresentar como os participantes foram modificando o olhar que tinham para a resolução de problemas e como incorporaram a resolução de problemas como estratégia metodológica para ensinar matemática nos anos iniciais. Dezesseis professores dos anos iniciais participaram da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): “A matemática nos anos iniciais: programa de formação contínua de professores dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos”, durante o primeiro semestre de 2011, para estudar, discutir e refletir sobre suas práticas ao trabalhar com a metodologia da resolução de problemas em aulas de matemática dos anos iniciais. Os dados empíricos foram construídos através de questionário, entrevistas semiestruturadas, registro em áudio e vídeo, material escrito, diário de campo reflexivo produzido pelos professores participantes e pela pesquisadora, que atuou como formadora e acompanhou ações dos professores nas aulas de matemática em suas escolas. A análise dos dados indica que a abordagem do tipo trabalho colaborativo contribuiu para que os professores participantes ressignificassem saberes e concepções sobre resolução de problemas nas aulas de matemática e implementassem práticas mais significativas em suas aulas. Palavras-chave: Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.THE COLLABORATIVE WORK AND THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF A GROUP OF TEACHERS OF THE INITIAL YEARS: look at resolvin solving Abstract: This article is part of a research of a descriptive and interpretative nature that investigated the challenges, dilemmas, knowledge and learning that emerge in the process of continuous teacher education of teachers of the early years when studying and using the methodology of problem solving in mathematics classes in a teacher education environment in the perspective of collaborative work. The purpose of this words is to present how the participants modified their gaze for problem solving and how they incorporated problem solving as a methodological strategy for teaching mathematics in the early years. Sixteen teachers from the initial years participated in the Curriculum Activity of Teaching, Research and Extension (ACIEPE): "Mathematics in the initial years: a continuous education teacher program for teachers of the initial years of the Municipal Secretary of Education of São Carlos", during the first semester of 2011, to study, discuss and reflect their practices to work with a methodology of problem solving in math classes of the early years. The empirical data were constructed through a questionnaire, semi-structured interviews, audio and video records, written material, reflective field diary produced by the participating teachers and the researcher, who acted as a teacher and monitored teachers actions in the math classes in their schools. The data analysis indicates that the collaborative work approach contributed to the participating teachers to re-characterize knowledge and problem solving concepts in math classes and to implement more meaningful practices in their classes.Keywords: Teaching practice. Problem solving. Mathematical education. Professional development. Collaborative work. EL TRABAJO COLABORADOR Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DE UN EQUIPO DE PROFESORES DE LOS AÑOS INICIALES: la mirada para la resolución de problemas Resumen: Este artículo hace parte de una pesquisa de naturaleza descriptiva y interpretativa, que investigó desafios, dilemas, saberes y aprendizájenes que emergen en el proceso de formación continua de profesores de los años iniciales al estudiaren y utilizaren la metodología de la resolución de problemas en las clases de matemáticas en un ambiente de formación en la perspectiva de trabajo colaborador. El objetivo de este texto es presentar cómo los participantes fueron cambiando la mirada que tenían para la resolución de problemas y cómo incorporaron la resolución de problemas como estratégias metodologicas para la enseñanza de matemáticas los años iniciales. Dieciséis profesores de los años iniciales participaron de Actividad Curricular de Integración Ensenãnza, Pesquisa y Extensión (ACIEPE): “Las matemáticas los años inciales: programa de formación continua de profesores de los años iniciales de la Secretaria Municipal de Educación de São Carlos”, durante el primer semestre de 2011, para estudiar, discutir y reflexionar sobre sus prácticas al  trabajar con la metodología de la resolución de problemas en clases de matemáticas de los años iniciales. Los datos empíricos fueron construídos a través de cuestionario, entrevistas semiestructuradas, registro en audio y vídeo, material escrito, diario de campo reflexivo producido por los profesores participantes y por la pesquisadora, que actuó como instructora y acompañó las acciones de los profesores  en las clases de matemáticas en sus escuelas. El análisis de los datos indica que el abordaje  del tipo de trabajo colaborador contribuyó para que los profesores participantes replanteasen saberes y concepciones sobre la resolución de problemas en las clases de matemáticas y implementasen prácticas más significativas en sus clases.Palabras clave: Práctica docente. Resolución de problemas. Formación en matemáticas. Desarrollo profesional. Trabajo colaborador. 
id UFMA-5_6945154055e4b9813b7bd6c62458d0ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8077
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemasPrática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo. Este artigo é parte de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa, que investigou desafios, dilemas, saberes e aprendizagens que emergem no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais ao estudarem e utilizarem a metodologia da resolução de problemas nas aulas de matemática em um ambiente de formação na perspectiva de trabalho colaborativo. O objetivo deste texto é apresentar como os participantes foram modificando o olhar que tinham para a resolução de problemas e como incorporaram a resolução de problemas como estratégia metodológica para ensinar matemática nos anos iniciais. Dezesseis professores dos anos iniciais participaram da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): “A matemática nos anos iniciais: programa de formação contínua de professores dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos”, durante o primeiro semestre de 2011, para estudar, discutir e refletir sobre suas práticas ao trabalhar com a metodologia da resolução de problemas em aulas de matemática dos anos iniciais. Os dados empíricos foram construídos através de questionário, entrevistas semiestruturadas, registro em áudio e vídeo, material escrito, diário de campo reflexivo produzido pelos professores participantes e pela pesquisadora, que atuou como formadora e acompanhou ações dos professores nas aulas de matemática em suas escolas. A análise dos dados indica que a abordagem do tipo trabalho colaborativo contribuiu para que os professores participantes ressignificassem saberes e concepções sobre resolução de problemas nas aulas de matemática e implementassem práticas mais significativas em suas aulas. Palavras-chave: Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.THE COLLABORATIVE WORK AND THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF A GROUP OF TEACHERS OF THE INITIAL YEARS: look at resolvin solving Abstract: This article is part of a research of a descriptive and interpretative nature that investigated the challenges, dilemmas, knowledge and learning that emerge in the process of continuous teacher education of teachers of the early years when studying and using the methodology of problem solving in mathematics classes in a teacher education environment in the perspective of collaborative work. The purpose of this words is to present how the participants modified their gaze for problem solving and how they incorporated problem solving as a methodological strategy for teaching mathematics in the early years. Sixteen teachers from the initial years participated in the Curriculum Activity of Teaching, Research and Extension (ACIEPE): "Mathematics in the initial years: a continuous education teacher program for teachers of the initial years of the Municipal Secretary of Education of São Carlos", during the first semester of 2011, to study, discuss and reflect their practices to work with a methodology of problem solving in math classes of the early years. The empirical data were constructed through a questionnaire, semi-structured interviews, audio and video records, written material, reflective field diary produced by the participating teachers and the researcher, who acted as a teacher and monitored teachers actions in the math classes in their schools. The data analysis indicates that the collaborative work approach contributed to the participating teachers to re-characterize knowledge and problem solving concepts in math classes and to implement more meaningful practices in their classes.Keywords: Teaching practice. Problem solving. Mathematical education. Professional development. Collaborative work. EL TRABAJO COLABORADOR Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DE UN EQUIPO DE PROFESORES DE LOS AÑOS INICIALES: la mirada para la resolución de problemas Resumen: Este artículo hace parte de una pesquisa de naturaleza descriptiva y interpretativa, que investigó desafios, dilemas, saberes y aprendizájenes que emergen en el proceso de formación continua de profesores de los años iniciales al estudiaren y utilizaren la metodología de la resolución de problemas en las clases de matemáticas en un ambiente de formación en la perspectiva de trabajo colaborador. El objetivo de este texto es presentar cómo los participantes fueron cambiando la mirada que tenían para la resolución de problemas y cómo incorporaron la resolución de problemas como estratégias metodologicas para la enseñanza de matemáticas los años iniciales. Dieciséis profesores de los años iniciales participaron de Actividad Curricular de Integración Ensenãnza, Pesquisa y Extensión (ACIEPE): “Las matemáticas los años inciales: programa de formación continua de profesores de los años iniciales de la Secretaria Municipal de Educación de São Carlos”, durante el primer semestre de 2011, para estudiar, discutir y reflexionar sobre sus prácticas al  trabajar con la metodología de la resolución de problemas en clases de matemáticas de los años iniciales. Los datos empíricos fueron construídos a través de cuestionario, entrevistas semiestructuradas, registro en audio y vídeo, material escrito, diario de campo reflexivo producido por los profesores participantes y por la pesquisadora, que actuó como instructora y acompañó las acciones de los profesores  en las clases de matemáticas en sus escuelas. El análisis de los datos indica que el abordaje  del tipo de trabajo colaborador contribuyó para que los profesores participantes replanteasen saberes y concepciones sobre la resolución de problemas en las clases de matemáticas y implementasen prácticas más significativas en sus clases.Palabras clave: Práctica docente. Resolución de problemas. Formación en matemáticas. Desarrollo profesional. Trabajo colaborador. Universidade Federal do Maranhão2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/807710.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. especial, set./dez. 2017; 192-2072178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077/5192Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Sandra AlvesPassos, Carmen Lucia Brancaglion2018-12-17T15:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8077Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:55.535984Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
title O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
spellingShingle O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
de Oliveira, Sandra Alves
Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.
title_short O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
title_full O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
title_fullStr O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
title_full_unstemmed O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
title_sort O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: olhar para resolução de problemas
author de Oliveira, Sandra Alves
author_facet de Oliveira, Sandra Alves
Passos, Carmen Lucia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Carmen Lucia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Sandra Alves
Passos, Carmen Lucia Brancaglion
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.
topic Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.
description  Este artigo é parte de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa, que investigou desafios, dilemas, saberes e aprendizagens que emergem no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais ao estudarem e utilizarem a metodologia da resolução de problemas nas aulas de matemática em um ambiente de formação na perspectiva de trabalho colaborativo. O objetivo deste texto é apresentar como os participantes foram modificando o olhar que tinham para a resolução de problemas e como incorporaram a resolução de problemas como estratégia metodológica para ensinar matemática nos anos iniciais. Dezesseis professores dos anos iniciais participaram da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): “A matemática nos anos iniciais: programa de formação contínua de professores dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos”, durante o primeiro semestre de 2011, para estudar, discutir e refletir sobre suas práticas ao trabalhar com a metodologia da resolução de problemas em aulas de matemática dos anos iniciais. Os dados empíricos foram construídos através de questionário, entrevistas semiestruturadas, registro em áudio e vídeo, material escrito, diário de campo reflexivo produzido pelos professores participantes e pela pesquisadora, que atuou como formadora e acompanhou ações dos professores nas aulas de matemática em suas escolas. A análise dos dados indica que a abordagem do tipo trabalho colaborativo contribuiu para que os professores participantes ressignificassem saberes e concepções sobre resolução de problemas nas aulas de matemática e implementassem práticas mais significativas em suas aulas. Palavras-chave: Prática docente. Resolução de problemas. Formação matemática. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo.THE COLLABORATIVE WORK AND THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF A GROUP OF TEACHERS OF THE INITIAL YEARS: look at resolvin solving Abstract: This article is part of a research of a descriptive and interpretative nature that investigated the challenges, dilemmas, knowledge and learning that emerge in the process of continuous teacher education of teachers of the early years when studying and using the methodology of problem solving in mathematics classes in a teacher education environment in the perspective of collaborative work. The purpose of this words is to present how the participants modified their gaze for problem solving and how they incorporated problem solving as a methodological strategy for teaching mathematics in the early years. Sixteen teachers from the initial years participated in the Curriculum Activity of Teaching, Research and Extension (ACIEPE): "Mathematics in the initial years: a continuous education teacher program for teachers of the initial years of the Municipal Secretary of Education of São Carlos", during the first semester of 2011, to study, discuss and reflect their practices to work with a methodology of problem solving in math classes of the early years. The empirical data were constructed through a questionnaire, semi-structured interviews, audio and video records, written material, reflective field diary produced by the participating teachers and the researcher, who acted as a teacher and monitored teachers actions in the math classes in their schools. The data analysis indicates that the collaborative work approach contributed to the participating teachers to re-characterize knowledge and problem solving concepts in math classes and to implement more meaningful practices in their classes.Keywords: Teaching practice. Problem solving. Mathematical education. Professional development. Collaborative work. EL TRABAJO COLABORADOR Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DE UN EQUIPO DE PROFESORES DE LOS AÑOS INICIALES: la mirada para la resolución de problemas Resumen: Este artículo hace parte de una pesquisa de naturaleza descriptiva y interpretativa, que investigó desafios, dilemas, saberes y aprendizájenes que emergen en el proceso de formación continua de profesores de los años iniciales al estudiaren y utilizaren la metodología de la resolución de problemas en las clases de matemáticas en un ambiente de formación en la perspectiva de trabajo colaborador. El objetivo de este texto es presentar cómo los participantes fueron cambiando la mirada que tenían para la resolución de problemas y cómo incorporaron la resolución de problemas como estratégias metodologicas para la enseñanza de matemáticas los años iniciales. Dieciséis profesores de los años iniciales participaron de Actividad Curricular de Integración Ensenãnza, Pesquisa y Extensión (ACIEPE): “Las matemáticas los años inciales: programa de formación continua de profesores de los años iniciales de la Secretaria Municipal de Educación de São Carlos”, durante el primer semestre de 2011, para estudiar, discutir y reflexionar sobre sus prácticas al  trabajar con la metodología de la resolución de problemas en clases de matemáticas de los años iniciales. Los datos empíricos fueron construídos a través de cuestionario, entrevistas semiestructuradas, registro en audio y vídeo, material escrito, diario de campo reflexivo producido por los profesores participantes y por la pesquisadora, que actuó como instructora y acompañó las acciones de los profesores  en las clases de matemáticas en sus escuelas. El análisis de los datos indica que el abordaje  del tipo de trabajo colaborador contribuyó para que los profesores participantes replanteasen saberes y concepciones sobre la resolución de problemas en las clases de matemáticas y implementasen prácticas más significativas en sus clases.Palabras clave: Práctica docente. Resolución de problemas. Formación en matemáticas. Desarrollo profesional. Trabajo colaborador. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077
10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077/5192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. especial, set./dez. 2017; 192-207
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879095308288