Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Alves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion, Romanato, Mauro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203
Resumo: A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos.
id SBEM_MAT-1_8420573ffcfbc423edb0bce0a9cbd2ae
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/203
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática DocenteMetodologia da Resolução de ProblemasMatemática nos Anos Ini-ciaisCompartilhando Experiências da FormaçãoPrática Docente.A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 16 - 272317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203/193Oliveira, Sandra Alves dePassos, Cármen Lúcia BrancaglionRomanato, Mauro Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/203Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
title Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
spellingShingle Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
Oliveira, Sandra Alves de
Metodologia da Resolução de Problemas
Matemática nos Anos Ini-ciais
Compartilhando Experiências da Formação
Prática Docente.
title_short Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
title_full Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
title_fullStr Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
title_full_unstemmed Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
title_sort Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
author Oliveira, Sandra Alves de
author_facet Oliveira, Sandra Alves de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Romanato, Mauro Carlos
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Romanato, Mauro Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Alves de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Romanato, Mauro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia da Resolução de Problemas
Matemática nos Anos Ini-ciais
Compartilhando Experiências da Formação
Prática Docente.
topic Metodologia da Resolução de Problemas
Matemática nos Anos Ini-ciais
Compartilhando Experiências da Formação
Prática Docente.
description A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203/193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 16 - 27
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127861415937