ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possato, Beatris Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444
Resumo: Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, de cunho etnográfico, realizada em uma escola pública estadual na periferia de Campinas-SP. A pesquisa etnográfica foi composta de observação participante, com registro em diário de campo e entrevistas com os diferentes sujeitos da investigação. Após observar o cotidiano da escola durante um ano letivo, constatou-se uma elevada percentagem de absenteísmo dos professores, que impossibilitava os alunos de garantir seu direito à educação e se tornava o maior problema estrutural da escola. Deste modo, além da observação da rotina escolar, das aulas, da sala dos professores e de conversas informais realizou-se entrevistas com alguns professores da escola, com o objetivo de analisar suas condições de trabalho e o motivo das ausências excessivas. Os resultados demonstraram que não somente a degradação salarial era um desestímulo para a carreira do professor causando o absenteísmo, mas igualmente a sobrecarga de trabalho, as constantes mudanças de equipe gestora, a falta de valorização de projetos inovadores, a discordância da progressão continuada e/ou promoção automática, entre outros, eram aspectos considerados massacrantes para os entrevistados. As ausências dos professores eram justificadas como uma forma de se manter sua saúde física e mental e para os alunos, essas ausências representavam uma defasagem ainda maior na qualidade da educação pública.Palavras-chave: Professores. Condições de trabalho. Educação Pública. AbsenteísmoABSENTEEISM AND WORKING CONDITIONS DOCENT: what do teachers tell?AbstractThis article is part of my doctorate degree research, of ethnographic die, developed in a state public school, in the suburbs of Campinas-SP. The ethnographic research was composed of participant observation, with record in field journal and interviews with the different subjects of the investigation. After watching every day routines of this institution, along a school-year, a high percentage of absentee is was verified, making impossible to assure the student rights to education. This was the major problem in the school. In such way, after this observation of school dail y activities, of classes, teachers´ room, and after informal conversations we performed interviews with some teacher soft his scholar institution, our objective was to analyze the working conditions and there a sons behind the excessive absences. The results demonstrated that, not only the degradation of salary compensation was discouraging to the teachers´careerrs causing absenteeism, but the constant work over load, constant changes of the managing team, the lack of valorization of innovating projects, disagreement son continuity y of progression and/or automatic promotion, a mongothers, were some of the aspects that, according to the inter viewees, were ex hausting. Teachers´ absences were justified as a way to guarantee e psycho-physical healthand for students, these absences represented a bigger gap of the public education.Keywords: Teachers. Working Conditions. Public Education. Absenteeism.ABSENTISMO Y CONDICIONES DE TRABAJO DOCENTE: ¿qué narran los profesores?ResumenEste artículo es parte de una investigación de doctorado, de cuño etnográfico, realizada en una escuela pública estatal en la periferia de Campinas-SP. La investigación etnográfica fue compuesta por observación participante, con registro en el diario de campo y entrevistas con los distintos sujetos de la investigación. Después de observar el cotidiano de la escuela durante un año, se constató un elevado porcentaje de absentismo de profesores, que imposibilitaba a los alumnos de su derecho a la educación y se convertía en el mayor problema estructural de la escuela. De este modo, además de la observación de la rutina escolar, de las clases, de la sala de profesores y de conversaciones informales se realizaron entrevistas con algunos profesores de la escuela, con el objetivo de analizar sus condiciones de trabajo y el motivo de las ausencias excesivas. Los resultados demostraron que no sólo la degradación salarial era un desestímulo para la carrera del profesor causando el absentismo, pero también la sobrecarga de trabajo, los constantes cambios de equipo gestor, la falta de valorización de proyectos innovadores, la discordancia de la progresión continuada y / o promoción automática, entre otros, eran aspectos considerados masacrantes para los entrevistados. Las ausencias de los profesores eran justificadas como una forma de mantener su salud física y mental y para los alumnos, estas ausencias representaban un desfase aún mayor en la calidad de la educación pública.Palabras clave: Profesores. Condiciones de trabajo. Educación Pública. Absentismo.
id UFMA-5_727cad883aa6bf6c4960e362d7698522
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10444
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?ProfessoresCondições de trabalhoEducação PúblicaAbsenteísmoEste artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, de cunho etnográfico, realizada em uma escola pública estadual na periferia de Campinas-SP. A pesquisa etnográfica foi composta de observação participante, com registro em diário de campo e entrevistas com os diferentes sujeitos da investigação. Após observar o cotidiano da escola durante um ano letivo, constatou-se uma elevada percentagem de absenteísmo dos professores, que impossibilitava os alunos de garantir seu direito à educação e se tornava o maior problema estrutural da escola. Deste modo, além da observação da rotina escolar, das aulas, da sala dos professores e de conversas informais realizou-se entrevistas com alguns professores da escola, com o objetivo de analisar suas condições de trabalho e o motivo das ausências excessivas. Os resultados demonstraram que não somente a degradação salarial era um desestímulo para a carreira do professor causando o absenteísmo, mas igualmente a sobrecarga de trabalho, as constantes mudanças de equipe gestora, a falta de valorização de projetos inovadores, a discordância da progressão continuada e/ou promoção automática, entre outros, eram aspectos considerados massacrantes para os entrevistados. As ausências dos professores eram justificadas como uma forma de se manter sua saúde física e mental e para os alunos, essas ausências representavam uma defasagem ainda maior na qualidade da educação pública.Palavras-chave: Professores. Condições de trabalho. Educação Pública. AbsenteísmoABSENTEEISM AND WORKING CONDITIONS DOCENT: what do teachers tell?AbstractThis article is part of my doctorate degree research, of ethnographic die, developed in a state public school, in the suburbs of Campinas-SP. The ethnographic research was composed of participant observation, with record in field journal and interviews with the different subjects of the investigation. After watching every day routines of this institution, along a school-year, a high percentage of absentee is was verified, making impossible to assure the student rights to education. This was the major problem in the school. In such way, after this observation of school dail y activities, of classes, teachers´ room, and after informal conversations we performed interviews with some teacher soft his scholar institution, our objective was to analyze the working conditions and there a sons behind the excessive absences. The results demonstrated that, not only the degradation of salary compensation was discouraging to the teachers´careerrs causing absenteeism, but the constant work over load, constant changes of the managing team, the lack of valorization of innovating projects, disagreement son continuity y of progression and/or automatic promotion, a mongothers, were some of the aspects that, according to the inter viewees, were ex hausting. Teachers´ absences were justified as a way to guarantee e psycho-physical healthand for students, these absences represented a bigger gap of the public education.Keywords: Teachers. Working Conditions. Public Education. Absenteeism.ABSENTISMO Y CONDICIONES DE TRABAJO DOCENTE: ¿qué narran los profesores?ResumenEste artículo es parte de una investigación de doctorado, de cuño etnográfico, realizada en una escuela pública estatal en la periferia de Campinas-SP. La investigación etnográfica fue compuesta por observación participante, con registro en el diario de campo y entrevistas con los distintos sujetos de la investigación. Después de observar el cotidiano de la escuela durante un año, se constató un elevado porcentaje de absentismo de profesores, que imposibilitaba a los alumnos de su derecho a la educación y se convertía en el mayor problema estructural de la escuela. De este modo, además de la observación de la rutina escolar, de las clases, de la sala de profesores y de conversaciones informales se realizaron entrevistas con algunos profesores de la escuela, con el objetivo de analizar sus condiciones de trabajo y el motivo de las ausencias excesivas. Los resultados demostraron que no sólo la degradación salarial era un desestímulo para la carrera del profesor causando el absentismo, pero también la sobrecarga de trabajo, los constantes cambios de equipo gestor, la falta de valorización de proyectos innovadores, la discordancia de la progresión continuada y / o promoción automática, entre otros, eran aspectos considerados masacrantes para los entrevistados. Las ausencias de los profesores eran justificadas como una forma de mantener su salud física y mental y para los alumnos, estas ausencias representaban un desfase aún mayor en la calidad de la educación pública.Palabras clave: Profesores. Condiciones de trabajo. Educación Pública. Absentismo.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044410.18764/2178-2229.v25n4p107-127Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 107-1272178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444/6042Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPossato, Beatris Cristina2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10444Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:00.974643Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
title ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
spellingShingle ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
Possato, Beatris Cristina
Professores
Condições de trabalho
Educação Pública
Absenteísmo
title_short ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
title_full ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
title_fullStr ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
title_full_unstemmed ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
title_sort ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
author Possato, Beatris Cristina
author_facet Possato, Beatris Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possato, Beatris Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Condições de trabalho
Educação Pública
Absenteísmo
topic Professores
Condições de trabalho
Educação Pública
Absenteísmo
description Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, de cunho etnográfico, realizada em uma escola pública estadual na periferia de Campinas-SP. A pesquisa etnográfica foi composta de observação participante, com registro em diário de campo e entrevistas com os diferentes sujeitos da investigação. Após observar o cotidiano da escola durante um ano letivo, constatou-se uma elevada percentagem de absenteísmo dos professores, que impossibilitava os alunos de garantir seu direito à educação e se tornava o maior problema estrutural da escola. Deste modo, além da observação da rotina escolar, das aulas, da sala dos professores e de conversas informais realizou-se entrevistas com alguns professores da escola, com o objetivo de analisar suas condições de trabalho e o motivo das ausências excessivas. Os resultados demonstraram que não somente a degradação salarial era um desestímulo para a carreira do professor causando o absenteísmo, mas igualmente a sobrecarga de trabalho, as constantes mudanças de equipe gestora, a falta de valorização de projetos inovadores, a discordância da progressão continuada e/ou promoção automática, entre outros, eram aspectos considerados massacrantes para os entrevistados. As ausências dos professores eram justificadas como uma forma de se manter sua saúde física e mental e para os alunos, essas ausências representavam uma defasagem ainda maior na qualidade da educação pública.Palavras-chave: Professores. Condições de trabalho. Educação Pública. AbsenteísmoABSENTEEISM AND WORKING CONDITIONS DOCENT: what do teachers tell?AbstractThis article is part of my doctorate degree research, of ethnographic die, developed in a state public school, in the suburbs of Campinas-SP. The ethnographic research was composed of participant observation, with record in field journal and interviews with the different subjects of the investigation. After watching every day routines of this institution, along a school-year, a high percentage of absentee is was verified, making impossible to assure the student rights to education. This was the major problem in the school. In such way, after this observation of school dail y activities, of classes, teachers´ room, and after informal conversations we performed interviews with some teacher soft his scholar institution, our objective was to analyze the working conditions and there a sons behind the excessive absences. The results demonstrated that, not only the degradation of salary compensation was discouraging to the teachers´careerrs causing absenteeism, but the constant work over load, constant changes of the managing team, the lack of valorization of innovating projects, disagreement son continuity y of progression and/or automatic promotion, a mongothers, were some of the aspects that, according to the inter viewees, were ex hausting. Teachers´ absences were justified as a way to guarantee e psycho-physical healthand for students, these absences represented a bigger gap of the public education.Keywords: Teachers. Working Conditions. Public Education. Absenteeism.ABSENTISMO Y CONDICIONES DE TRABAJO DOCENTE: ¿qué narran los profesores?ResumenEste artículo es parte de una investigación de doctorado, de cuño etnográfico, realizada en una escuela pública estatal en la periferia de Campinas-SP. La investigación etnográfica fue compuesta por observación participante, con registro en el diario de campo y entrevistas con los distintos sujetos de la investigación. Después de observar el cotidiano de la escuela durante un año, se constató un elevado porcentaje de absentismo de profesores, que imposibilitaba a los alumnos de su derecho a la educación y se convertía en el mayor problema estructural de la escuela. De este modo, además de la observación de la rutina escolar, de las clases, de la sala de profesores y de conversaciones informales se realizaron entrevistas con algunos profesores de la escuela, con el objetivo de analizar sus condiciones de trabajo y el motivo de las ausencias excesivas. Los resultados demostraron que no sólo la degradación salarial era un desestímulo para la carrera del profesor causando el absentismo, pero también la sobrecarga de trabajo, los constantes cambios de equipo gestor, la falta de valorización de proyectos innovadores, la discordancia de la progresión continuada y / o promoción automática, entre otros, eran aspectos considerados masacrantes para los entrevistados. Las ausencias de los profesores eran justificadas como una forma de mantener su salud física y mental y para los alumnos, estas ausencias representaban un desfase aún mayor en la calidad de la educación pública.Palabras clave: Profesores. Condiciones de trabajo. Educación Pública. Absentismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444
10.18764/2178-2229.v25n4p107-127
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n4p107-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444/6042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 107-127
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879680413696