ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alan Milhomem da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Diana Cardoso, Ribeiro, Paulo Roberto da Silva, Alves, Regysane Botelho Cutrim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1791
Resumo: Este trabalho resultou da execução do Projeto "ESCREVEU E LEU" pelos integrantes do PET/ Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em uma escola da rede pública deste município, no período de fevereiro a julho de 2011. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisa por meio de entrevistas com os alunos, aplicação de questionário junto à professora responsável por eles e, posteriormente, foram realizadas observações quanto à escrita e a leitura destes estudantes. Observou-se que a maioria dos alunos (54%) apresentou muitos erros de ortografia na sua escrita. Além disso, a leitura de jornais não desperta a vontade/interesse em 54% dos estudantes e que 57% deles não gostam de ler revistas informativas/ generalistas. As evidentes dificuldades dos estudantes apontam a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita por meio de atividades condizentes com a realidade dos alunos. Verificou-se também a necessidade de uma formação contínua para os docentes sobre o uso das mídias e a sua utilização como espaço de reflexão nas aulas de leitura.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.WROTE AND READ: reading difficulties and textual production presented by elementary school students in a public school Abstract: This work is resulted from the execution of the Project "ESCREVEU E LEU" by members of the PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, in a public school in this city, in the period from February to July in the year 2011. This study aimed to identify reading and writing difficulties presented by the students of the 5th year of Primary Education of the Frei Manoel Procópio Municipal Public School. Thus, a research was conducted through interviews with students, questionnaire with the teacher responsible for them, and later observations which were made regarding the writing and reading of those students. It was observed that most students (54%) had many spelling errors in their writing. Moreover, reading newspapers does not call their attention / interest for 54% of the students and 57% of them do not like reading news/ generalist magazines. The students'obvious difficulties point to the necessity of working o the reading and writing through activities consistent with the students' reality. There was also a need for ongoing training for teachers on the use of media and its utilization as a space for reflection on reading classes.Keywords: Reading. Writing. Elementary School. Communication.ESCRIBIÓ Y LEYÓ : dificultades de lectura y producción de textos presentados por los estudiantes de primaria en una escuela públicaResumen: Este trabajo resultó de la ejecución del Proyecto "ESCREVEU E LEU" por miembros de las conexiones de PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, en una escuela pública en esta ciudad, en el período de febrero a julio de 2011. Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en la lectura y la escritura presentada por los alumnos del 5º año de Educación Primaria de la Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Por lo tanto, las actividades de investigación se llevaron a cabo a través de entrevistas con los estudiantes, el cuestionario por el profesor responsable de ellos, y más tarde se hicieron observaciones sobre la escritura y la lectura de estos estudiantes. Se observó que la mayoría de los estudiantes (54%) tenían muchos errores de ortografía en su escritura. Por otra parte, la lectura de periódicos no despierta el deseo / interés en el 54% de los estudiantes y el 57% de ellos no les gusta leer revistas de noticias / generalistas. Las evidentes dificultades de los estudiantes apuntan a la necesidad de trabajar en la lectura y la escritura a través de actividades compatibles con la realidad de los estudiantes. También había una necesidad de formación continua para los docentes en el uso de los medios de comunicación y su uso como un espacio de reflexión sobre las clases de lectura. Palabras clave: Lectura. Redacción. Educación Primaria. Comunicación.
id UFMA-5_72fc96c00bb6f2ca4f9f8ceb72cea05d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1791
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede públicaLeitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.Este trabalho resultou da execução do Projeto "ESCREVEU E LEU" pelos integrantes do PET/ Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em uma escola da rede pública deste município, no período de fevereiro a julho de 2011. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisa por meio de entrevistas com os alunos, aplicação de questionário junto à professora responsável por eles e, posteriormente, foram realizadas observações quanto à escrita e a leitura destes estudantes. Observou-se que a maioria dos alunos (54%) apresentou muitos erros de ortografia na sua escrita. Além disso, a leitura de jornais não desperta a vontade/interesse em 54% dos estudantes e que 57% deles não gostam de ler revistas informativas/ generalistas. As evidentes dificuldades dos estudantes apontam a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita por meio de atividades condizentes com a realidade dos alunos. Verificou-se também a necessidade de uma formação contínua para os docentes sobre o uso das mídias e a sua utilização como espaço de reflexão nas aulas de leitura.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.WROTE AND READ: reading difficulties and textual production presented by elementary school students in a public school Abstract: This work is resulted from the execution of the Project "ESCREVEU E LEU" by members of the PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, in a public school in this city, in the period from February to July in the year 2011. This study aimed to identify reading and writing difficulties presented by the students of the 5th year of Primary Education of the Frei Manoel Procópio Municipal Public School. Thus, a research was conducted through interviews with students, questionnaire with the teacher responsible for them, and later observations which were made regarding the writing and reading of those students. It was observed that most students (54%) had many spelling errors in their writing. Moreover, reading newspapers does not call their attention / interest for 54% of the students and 57% of them do not like reading news/ generalist magazines. The students'obvious difficulties point to the necessity of working o the reading and writing through activities consistent with the students' reality. There was also a need for ongoing training for teachers on the use of media and its utilization as a space for reflection on reading classes.Keywords: Reading. Writing. Elementary School. Communication.ESCRIBIÓ Y LEYÓ : dificultades de lectura y producción de textos presentados por los estudiantes de primaria en una escuela públicaResumen: Este trabajo resultó de la ejecución del Proyecto "ESCREVEU E LEU" por miembros de las conexiones de PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, en una escuela pública en esta ciudad, en el período de febrero a julio de 2011. Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en la lectura y la escritura presentada por los alumnos del 5º año de Educación Primaria de la Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Por lo tanto, las actividades de investigación se llevaron a cabo a través de entrevistas con los estudiantes, el cuestionario por el profesor responsable de ellos, y más tarde se hicieron observaciones sobre la escritura y la lectura de estos estudiantes. Se observó que la mayoría de los estudiantes (54%) tenían muchos errores de ortografía en su escritura. Por otra parte, la lectura de periódicos no despierta el deseo / interés en el 54% de los estudiantes y el 57% de ellos no les gusta leer revistas de noticias / generalistas. Las evidentes dificultades de los estudiantes apuntan a la necesidad de trabajar en la lectura y la escritura a través de actividades compatibles con la realidad de los estudiantes. También había una necesidad de formación continua para los docentes en el uso de los medios de comunicación y su uso como un espacio de reflexión sobre las clases de lectura. Palabras clave: Lectura. Redacción. Educación Primaria. Comunicación.Universidade Federal do Maranhão2013-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/179110.18764/2178-2229.v20n2p41-48Cadernos de Pesquisa; v. 20, n. 2, 2013; 41-482178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1791/2602Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alan Milhomem daCosta, Diana CardosoRibeiro, Paulo Roberto da SilvaAlves, Regysane Botelho Cutrim2020-02-11T12:01:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1791Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:38.530879Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
title ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
spellingShingle ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
Silva, Alan Milhomem da
Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.
title_short ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
title_full ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
title_fullStr ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
title_full_unstemmed ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
title_sort ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
author Silva, Alan Milhomem da
author_facet Silva, Alan Milhomem da
Costa, Diana Cardoso
Ribeiro, Paulo Roberto da Silva
Alves, Regysane Botelho Cutrim
author_role author
author2 Costa, Diana Cardoso
Ribeiro, Paulo Roberto da Silva
Alves, Regysane Botelho Cutrim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alan Milhomem da
Costa, Diana Cardoso
Ribeiro, Paulo Roberto da Silva
Alves, Regysane Botelho Cutrim
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.
topic Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.
description Este trabalho resultou da execução do Projeto "ESCREVEU E LEU" pelos integrantes do PET/ Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em uma escola da rede pública deste município, no período de fevereiro a julho de 2011. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisa por meio de entrevistas com os alunos, aplicação de questionário junto à professora responsável por eles e, posteriormente, foram realizadas observações quanto à escrita e a leitura destes estudantes. Observou-se que a maioria dos alunos (54%) apresentou muitos erros de ortografia na sua escrita. Além disso, a leitura de jornais não desperta a vontade/interesse em 54% dos estudantes e que 57% deles não gostam de ler revistas informativas/ generalistas. As evidentes dificuldades dos estudantes apontam a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita por meio de atividades condizentes com a realidade dos alunos. Verificou-se também a necessidade de uma formação contínua para os docentes sobre o uso das mídias e a sua utilização como espaço de reflexão nas aulas de leitura.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.WROTE AND READ: reading difficulties and textual production presented by elementary school students in a public school Abstract: This work is resulted from the execution of the Project "ESCREVEU E LEU" by members of the PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, in a public school in this city, in the period from February to July in the year 2011. This study aimed to identify reading and writing difficulties presented by the students of the 5th year of Primary Education of the Frei Manoel Procópio Municipal Public School. Thus, a research was conducted through interviews with students, questionnaire with the teacher responsible for them, and later observations which were made regarding the writing and reading of those students. It was observed that most students (54%) had many spelling errors in their writing. Moreover, reading newspapers does not call their attention / interest for 54% of the students and 57% of them do not like reading news/ generalist magazines. The students'obvious difficulties point to the necessity of working o the reading and writing through activities consistent with the students' reality. There was also a need for ongoing training for teachers on the use of media and its utilization as a space for reflection on reading classes.Keywords: Reading. Writing. Elementary School. Communication.ESCRIBIÓ Y LEYÓ : dificultades de lectura y producción de textos presentados por los estudiantes de primaria en una escuela públicaResumen: Este trabajo resultó de la ejecución del Proyecto "ESCREVEU E LEU" por miembros de las conexiones de PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, en una escuela pública en esta ciudad, en el período de febrero a julio de 2011. Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en la lectura y la escritura presentada por los alumnos del 5º año de Educación Primaria de la Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Por lo tanto, las actividades de investigación se llevaron a cabo a través de entrevistas con los estudiantes, el cuestionario por el profesor responsable de ellos, y más tarde se hicieron observaciones sobre la escritura y la lectura de estos estudiantes. Se observó que la mayoría de los estudiantes (54%) tenían muchos errores de ortografía en su escritura. Por otra parte, la lectura de periódicos no despierta el deseo / interés en el 54% de los estudiantes y el 57% de ellos no les gusta leer revistas de noticias / generalistas. Las evidentes dificultades de los estudiantes apuntan a la necesidad de trabajar en la lectura y la escritura a través de actividades compatibles con la realidad de los estudiantes. También había una necesidad de formación continua para los docentes en el uso de los medios de comunicación y su uso como un espacio de reflexión sobre las clases de lectura. Palabras clave: Lectura. Redacción. Educación Primaria. Comunicación.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1791
10.18764/2178-2229.v20n2p41-48
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1791
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v20n2p41-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1791/2602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 20, n. 2, 2013; 41-48
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877618913280