Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. |
id |
IPES_21f0118c1bc2c1b86d9e556dffb87666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1451 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino FundamentalLeitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSatos, Adriana Maria dosFrança, Aurenia Pereira deSobral, Maria do Socorro Cecilio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145110.14295/idonline.v12i42.1451ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 481-4901981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451/2077Direitos autorais 2021 Adriana Maria dos Satos, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cecilio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental Satos, Adriana Maria dos Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental. |
title_short |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Satos, Adriana Maria dos |
author_facet |
Satos, Adriana Maria dos França, Aurenia Pereira de Sobral, Maria do Socorro Cecilio |
author_role |
author |
author2 |
França, Aurenia Pereira de Sobral, Maria do Socorro Cecilio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Satos, Adriana Maria dos França, Aurenia Pereira de Sobral, Maria do Socorro Cecilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental. |
topic |
Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. |
description |
O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451 10.14295/idonline.v12i42.1451 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1451/2077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Adriana Maria dos Satos, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cecilio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Adriana Maria dos Satos, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cecilio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 481-490 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435339735040 |