EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aloirmar José da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brennand, Edna Gusmão de Goés, Olegário, Maria da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129
Resumo: Este artigo analisa os principais aprendizados que o componente curricular Educação e Diversidade Cultural possibilitou aos estudantes do 3º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, sobretudo no que diz respeito às concepções de gênero e sexualidade. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. O material empírico foi produzido a partir de relatos extraídos da avaliação final realizada pelos estudantes. Os resultados evidenciaram como aprendizados a desconstrução de uma visão biologicista de gênero e de visões religiosas que naturalizam e essencializam as desigualdades de gênero. Quanto a sexualidade, os aprendizados incluem os muitos modos de vivê-la, o seu caráter transitório, a não identificação de gênero com comportamento sexual e a quebra de preconceitos em torno das identidades sexuais não hétero. De modo geral, os conteúdos estudados e debatidos em sala de aula foram reconhecidos como pertinentes ao universo escolar  e  cruciais ao processo educativo, ao trato pedagógico das diversidades e ao aprofundamento da democracia.Palavras-chave: Educação. Democracia. Diversidade Cultural.EDUCATION, DEMOCRACY AND CULTURAL DIVERSITY: from conceptions to learningAbstractThis article analyzes the main learning that the curricular component Education and Cultural Diversity made possible to the students of the 3rd Pedagogy Period Degree of Paraíba Federal University, especially with regard to conceptions of gender and sexuality. The methodological strategy used was the qualitative, exploratory and descriptive approach. The empirical material was produced from reports extracted from the final evaluation carried out by the students. The results evidenced the deconstruction of a biologicist view of gender and religious views that naturalize and essentialise gender inequalities. For the sexuality, learning includes the many ways of living it, its transitory character, the non-identification of gender with sexual behavior and the breaking of prejudices around non-heterosexual sexual identities. In general, the contents studied and debated in the classroom were recognized as pertinent to the school universe and crucial to the educational process, the pedagogical treatment of diversity and the deepening of democracy.Keywords: Education. Democracy. Cultural Diversity. EDUCACIÓN, DEMOCRACIA Y DIVERSIDAD CULTURAL: de las concepciones a los aprendizajesResumen Este artículo analiza los principales aprendizajes que el componente curricular Educación y Diversidad Cultural posibilitó a los estudiantes del 3º Período del Curso de Licenciatura en Pedagogía, de la Universidad Federal de Paraíba, sobre todo en lo que se refiere a las concepciones de género y sexualidad. La estrategia metodológica utilizada fue el enfoque cualitativo, del tipo exploratorio y descriptivo. El material empírico fue producido a partir de relatos extraídos de la evaluación final realizada por los estudiantes. Los resultados evidenciaron como aprendidos la deconstrucción de una visión biologicista de género y de visiones religiosas que naturalizan y esencializan las desigualdades de género. En cuanto a la sexualidad, los aprendizajes incluyen los muchos modos de vivirla, su carácter transitorio, la no identificación de género con comportamiento sexual y la quiebra de prejuicios en torno a las identidades sexuales no hetero. En general, los contenidos estudiados y debatidos en el aula fueron reconocidos como pertinentes al universo escolar y cruciales al proceso educativo, al trato pedagógico de las diversidades ya la profundización de la democraciaPalabras clave: Educación. Democracia. Diversidad cultural. 
id UFMA-5_74ceb0a3a4d3b1ee710afa518dc13c71
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11129
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizadosEducaçãoDemocraciaDiversidade CullturalEste artigo analisa os principais aprendizados que o componente curricular Educação e Diversidade Cultural possibilitou aos estudantes do 3º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, sobretudo no que diz respeito às concepções de gênero e sexualidade. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. O material empírico foi produzido a partir de relatos extraídos da avaliação final realizada pelos estudantes. Os resultados evidenciaram como aprendizados a desconstrução de uma visão biologicista de gênero e de visões religiosas que naturalizam e essencializam as desigualdades de gênero. Quanto a sexualidade, os aprendizados incluem os muitos modos de vivê-la, o seu caráter transitório, a não identificação de gênero com comportamento sexual e a quebra de preconceitos em torno das identidades sexuais não hétero. De modo geral, os conteúdos estudados e debatidos em sala de aula foram reconhecidos como pertinentes ao universo escolar  e  cruciais ao processo educativo, ao trato pedagógico das diversidades e ao aprofundamento da democracia.Palavras-chave: Educação. Democracia. Diversidade Cultural.EDUCATION, DEMOCRACY AND CULTURAL DIVERSITY: from conceptions to learningAbstractThis article analyzes the main learning that the curricular component Education and Cultural Diversity made possible to the students of the 3rd Pedagogy Period Degree of Paraíba Federal University, especially with regard to conceptions of gender and sexuality. The methodological strategy used was the qualitative, exploratory and descriptive approach. The empirical material was produced from reports extracted from the final evaluation carried out by the students. The results evidenced the deconstruction of a biologicist view of gender and religious views that naturalize and essentialise gender inequalities. For the sexuality, learning includes the many ways of living it, its transitory character, the non-identification of gender with sexual behavior and the breaking of prejudices around non-heterosexual sexual identities. In general, the contents studied and debated in the classroom were recognized as pertinent to the school universe and crucial to the educational process, the pedagogical treatment of diversity and the deepening of democracy.Keywords: Education. Democracy. Cultural Diversity. EDUCACIÓN, DEMOCRACIA Y DIVERSIDAD CULTURAL: de las concepciones a los aprendizajesResumen Este artículo analiza los principales aprendizajes que el componente curricular Educación y Diversidad Cultural posibilitó a los estudiantes del 3º Período del Curso de Licenciatura en Pedagogía, de la Universidad Federal de Paraíba, sobre todo en lo que se refiere a las concepciones de género y sexualidad. La estrategia metodológica utilizada fue el enfoque cualitativo, del tipo exploratorio y descriptivo. El material empírico fue producido a partir de relatos extraídos de la evaluación final realizada por los estudiantes. Los resultados evidenciaron como aprendidos la deconstrucción de una visión biologicista de género y de visiones religiosas que naturalizan y esencializan las desigualdades de género. En cuanto a la sexualidad, los aprendizajes incluyen los muchos modos de vivirla, su carácter transitorio, la no identificación de género con comportamiento sexual y la quiebra de prejuicios en torno a las identidades sexuales no hetero. En general, los contenidos estudiados y debatidos en el aula fueron reconocidos como pertinentes al universo escolar y cruciales al proceso educativo, al trato pedagógico de las diversidades ya la profundización de la democraciaPalabras clave: Educación. Democracia. Diversidad cultural. Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Exploratória e Descritivaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1112910.18764/2178-2229.v28n2-2020-06Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129/8368Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aloirmar José daBrennand, Edna Gusmão de GoésOlegário, Maria da Luz2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11129Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-04-28T20:54:40Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
title EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
spellingShingle EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
Silva, Aloirmar José da
Educação
Democracia
Diversidade Culltural
title_short EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
title_full EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
title_fullStr EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
title_sort EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
author Silva, Aloirmar José da
author_facet Silva, Aloirmar José da
Brennand, Edna Gusmão de Goés
Olegário, Maria da Luz
author_role author
author2 Brennand, Edna Gusmão de Goés
Olegário, Maria da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aloirmar José da
Brennand, Edna Gusmão de Goés
Olegário, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Democracia
Diversidade Culltural
topic Educação
Democracia
Diversidade Culltural
description Este artigo analisa os principais aprendizados que o componente curricular Educação e Diversidade Cultural possibilitou aos estudantes do 3º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, sobretudo no que diz respeito às concepções de gênero e sexualidade. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. O material empírico foi produzido a partir de relatos extraídos da avaliação final realizada pelos estudantes. Os resultados evidenciaram como aprendizados a desconstrução de uma visão biologicista de gênero e de visões religiosas que naturalizam e essencializam as desigualdades de gênero. Quanto a sexualidade, os aprendizados incluem os muitos modos de vivê-la, o seu caráter transitório, a não identificação de gênero com comportamento sexual e a quebra de preconceitos em torno das identidades sexuais não hétero. De modo geral, os conteúdos estudados e debatidos em sala de aula foram reconhecidos como pertinentes ao universo escolar  e  cruciais ao processo educativo, ao trato pedagógico das diversidades e ao aprofundamento da democracia.Palavras-chave: Educação. Democracia. Diversidade Cultural.EDUCATION, DEMOCRACY AND CULTURAL DIVERSITY: from conceptions to learningAbstractThis article analyzes the main learning that the curricular component Education and Cultural Diversity made possible to the students of the 3rd Pedagogy Period Degree of Paraíba Federal University, especially with regard to conceptions of gender and sexuality. The methodological strategy used was the qualitative, exploratory and descriptive approach. The empirical material was produced from reports extracted from the final evaluation carried out by the students. The results evidenced the deconstruction of a biologicist view of gender and religious views that naturalize and essentialise gender inequalities. For the sexuality, learning includes the many ways of living it, its transitory character, the non-identification of gender with sexual behavior and the breaking of prejudices around non-heterosexual sexual identities. In general, the contents studied and debated in the classroom were recognized as pertinent to the school universe and crucial to the educational process, the pedagogical treatment of diversity and the deepening of democracy.Keywords: Education. Democracy. Cultural Diversity. EDUCACIÓN, DEMOCRACIA Y DIVERSIDAD CULTURAL: de las concepciones a los aprendizajesResumen Este artículo analiza los principales aprendizajes que el componente curricular Educación y Diversidad Cultural posibilitó a los estudiantes del 3º Período del Curso de Licenciatura en Pedagogía, de la Universidad Federal de Paraíba, sobre todo en lo que se refiere a las concepciones de género y sexualidad. La estrategia metodológica utilizada fue el enfoque cualitativo, del tipo exploratorio y descriptivo. El material empírico fue producido a partir de relatos extraídos de la evaluación final realizada por los estudiantes. Los resultados evidenciaron como aprendidos la deconstrucción de una visión biologicista de género y de visiones religiosas que naturalizan y esencializan las desigualdades de género. En cuanto a la sexualidad, los aprendizajes incluyen los muchos modos de vivirla, su carácter transitorio, la no identificación de género con comportamiento sexual y la quiebra de prejuicios en torno a las identidades sexuales no hetero. En general, los contenidos estudiados y debatidos en el aula fueron reconocidos como pertinentes al universo escolar y cruciales al proceso educativo, al trato pedagógico de las diversidades ya la profundización de la democraciaPalabras clave: Educación. Democracia. Diversidad cultural. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa Exploratória e Descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-06
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129/8368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440302329626624