A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medeiros Neta, Olivia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055
Resumo: O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado em 2009, faz parte das ações, nas duas últimas décadas, de políticas e programas educacionais, após a aprovação da LDBEN nº 9.394/96, com a intenção de atender de maneira mais efetiva o público dessa etapa de ensino. Neste contexto, objetivamos analisar o processo de implantação do ProEMI no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de sua proposta em promover inovações pedagógicas das escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional. Esse trabalho se ancora em uma abordagem qualitativa, por meio metodológico da pesquisa bibliográfica e documental. para subsidiar essa pesquisa, constituem-se enquanto fontes de análise, Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o Ensino Médio a partir da LDB nº 9.394/96. De acordo com as orientações do Programa, o estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), junto a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aderiu ao Programa, realizando sua implantação, no ano 2009. E, até 2013 foram incorporadas ao ProEMI 11 escolas em 2009, 33 em 2012 e mais 18 escolas em 2013, totalizando 62 escolas e, atendendo em média a 44.336 estudantes atendidos pelo programa. Dentre essas 62 escolas do ProEMI, 19 escolas estavam localizadas na 1ª DIREC, cuja sede é em Natal.Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. ProEMI. Rio Grande do Norte.THE IMPLEMENTATION OF INNOVATIVE MEDIUM EDUCATION PROGRAM IN RIO GRANDE DO NORTEAbstractThe Innovative High School Program (ProEMI), created in 2009, has been a part of the actions of educational policies and programs for the last ast two decades. It has been possible after the approval of LDBEN nº 9.394 / 96, In this context, we aim to analyze the process of implementation of ProEMI in the state of Rio Grande do Norte. Our research starts from its proposal to promote pedagogical innovations of public schools in order to foster necessary changes in the curricular organization of this educational stage. This work is anchored in a qualitative approach, through methodological bibliographic and documentary research. To support this research, we have as sources of analysis, Laws, Decrees and Resolutions that regulate the High School from the LDB No. 9.394 / 96. According to the guidelines of the Program, the state of Rio Grande do Norte, through the State Secretariat of Education and Culture (SEEC / RN), also with the Subcoordinate of Secondary Education (SUEM). They joined the Program and implemented it in 2009. And, by 2013, 62 schools were incorporated into ProEMI:  11 in 2009, 33 in 2012 and 18 schools in 2013. They served an average of 44,336 students attended by the program. Among these 62 ProEMI schools, 19 schools were located in the 1st DIREC. They are located in in Natal.Keywords: High School. Innovative High School. ProEMI Rio Grande do Norte.LA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN MEDIA INNOVADORA EN RÍO GRANDE DO NORTEResumenEl Innovative High School Program (ProEMI), creado en 2009, forma parte de las acciones, en las últimas dos décadas, de políticas y programas educativos, después de la aprobación de LDBEN nº 9.394 / 96, con la intención de servir al público de manera más efectiva. de esta etapa de enseñanza. En este contexto, nuestro objetivo es analizar el proceso de implementación de ProEMI en el estado de Rio Grande do Norte, desde su propuesta para promover las innovaciones pedagógicas de las escuelas públicas con el fin de fomentar los cambios necesarios en la organización curricular de esta etapa educativa. Este trabajo se basa en un enfoque cualitativo, a través de la investigación metodológica bibliográfica y documental. Para apoyar esta investigación, constituyen como fuentes de análisis, Leyes, Decretos y Resoluciones que regulan la Escuela Secundaria desde el LDB No. 9.394 / 96. De acuerdo con las pautas del Programa, el estado de Rio Grande do Norte, a través de la Secretaría de Estado de Educación y Cultura (SEEC / RN), junto con el Subcoordinado de Educación Secundaria (SUEM), se unió al Programa, implementándolo. en 2009. Y, para 2013, 11 escuelas se incorporaron a ProEMI en 2009, 33 en 2012 y 18 escuelas en 2013, totalizando 62 escuelas y atendiendo a un promedio de 44,336 estudiantes a los que asistió el programa. Entre estas 62 escuelas ProEMI, 19 escuelas estaban ubicadas en el 1er DIREC, cuya sede se encuentra en Natal.Palabras clave: Bachillerato. Escuela secundaria innovadora. ProEMI Río Grande del Norte.
id UFMA-5_77f750d9f36bbaa32ebef210df7dcd64
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13055
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTEEnsino MédioEnsino Médio Inovador ProEMIRio Grande do NorteO Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado em 2009, faz parte das ações, nas duas últimas décadas, de políticas e programas educacionais, após a aprovação da LDBEN nº 9.394/96, com a intenção de atender de maneira mais efetiva o público dessa etapa de ensino. Neste contexto, objetivamos analisar o processo de implantação do ProEMI no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de sua proposta em promover inovações pedagógicas das escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional. Esse trabalho se ancora em uma abordagem qualitativa, por meio metodológico da pesquisa bibliográfica e documental. para subsidiar essa pesquisa, constituem-se enquanto fontes de análise, Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o Ensino Médio a partir da LDB nº 9.394/96. De acordo com as orientações do Programa, o estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), junto a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aderiu ao Programa, realizando sua implantação, no ano 2009. E, até 2013 foram incorporadas ao ProEMI 11 escolas em 2009, 33 em 2012 e mais 18 escolas em 2013, totalizando 62 escolas e, atendendo em média a 44.336 estudantes atendidos pelo programa. Dentre essas 62 escolas do ProEMI, 19 escolas estavam localizadas na 1ª DIREC, cuja sede é em Natal.Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. ProEMI. Rio Grande do Norte.THE IMPLEMENTATION OF INNOVATIVE MEDIUM EDUCATION PROGRAM IN RIO GRANDE DO NORTEAbstractThe Innovative High School Program (ProEMI), created in 2009, has been a part of the actions of educational policies and programs for the last ast two decades. It has been possible after the approval of LDBEN nº 9.394 / 96, In this context, we aim to analyze the process of implementation of ProEMI in the state of Rio Grande do Norte. Our research starts from its proposal to promote pedagogical innovations of public schools in order to foster necessary changes in the curricular organization of this educational stage. This work is anchored in a qualitative approach, through methodological bibliographic and documentary research. To support this research, we have as sources of analysis, Laws, Decrees and Resolutions that regulate the High School from the LDB No. 9.394 / 96. According to the guidelines of the Program, the state of Rio Grande do Norte, through the State Secretariat of Education and Culture (SEEC / RN), also with the Subcoordinate of Secondary Education (SUEM). They joined the Program and implemented it in 2009. And, by 2013, 62 schools were incorporated into ProEMI:  11 in 2009, 33 in 2012 and 18 schools in 2013. They served an average of 44,336 students attended by the program. Among these 62 ProEMI schools, 19 schools were located in the 1st DIREC. They are located in in Natal.Keywords: High School. Innovative High School. ProEMI Rio Grande do Norte.LA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN MEDIA INNOVADORA EN RÍO GRANDE DO NORTEResumenEl Innovative High School Program (ProEMI), creado en 2009, forma parte de las acciones, en las últimas dos décadas, de políticas y programas educativos, después de la aprobación de LDBEN nº 9.394 / 96, con la intención de servir al público de manera más efectiva. de esta etapa de enseñanza. En este contexto, nuestro objetivo es analizar el proceso de implementación de ProEMI en el estado de Rio Grande do Norte, desde su propuesta para promover las innovaciones pedagógicas de las escuelas públicas con el fin de fomentar los cambios necesarios en la organización curricular de esta etapa educativa. Este trabajo se basa en un enfoque cualitativo, a través de la investigación metodológica bibliográfica y documental. Para apoyar esta investigación, constituyen como fuentes de análisis, Leyes, Decretos y Resoluciones que regulan la Escuela Secundaria desde el LDB No. 9.394 / 96. De acuerdo con las pautas del Programa, el estado de Rio Grande do Norte, a través de la Secretaría de Estado de Educación y Cultura (SEEC / RN), junto con el Subcoordinado de Educación Secundaria (SUEM), se unió al Programa, implementándolo. en 2009. Y, para 2013, 11 escuelas se incorporaron a ProEMI en 2009, 33 en 2012 y 18 escuelas en 2013, totalizando 62 escuelas y atendiendo a un promedio de 44,336 estudiantes a los que asistió el programa. Entre estas 62 escuelas ProEMI, 19 escuelas estaban ubicadas en el 1er DIREC, cuya sede se encuentra en Natal.Palabras clave: Bachillerato. Escuela secundaria innovadora. ProEMI Río Grande del Norte.Universidade Federal do Maranhão2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1305510.18764/2178-2229.v26n4p138-155Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 138-1552178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055/7101Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ana CristinaMedeiros Neta, Olivia Morais de2020-01-13T12:59:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13055Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.011105Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
title A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
spellingShingle A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
Batista, Ana Cristina
Ensino Médio
Ensino Médio Inovador ProEMI
Rio Grande do Norte
title_short A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
title_full A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
title_fullStr A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
title_full_unstemmed A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
title_sort A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
author Batista, Ana Cristina
author_facet Batista, Ana Cristina
Medeiros Neta, Olivia Morais de
author_role author
author2 Medeiros Neta, Olivia Morais de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Cristina
Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Ensino Médio Inovador ProEMI
Rio Grande do Norte
topic Ensino Médio
Ensino Médio Inovador ProEMI
Rio Grande do Norte
description O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado em 2009, faz parte das ações, nas duas últimas décadas, de políticas e programas educacionais, após a aprovação da LDBEN nº 9.394/96, com a intenção de atender de maneira mais efetiva o público dessa etapa de ensino. Neste contexto, objetivamos analisar o processo de implantação do ProEMI no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de sua proposta em promover inovações pedagógicas das escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional. Esse trabalho se ancora em uma abordagem qualitativa, por meio metodológico da pesquisa bibliográfica e documental. para subsidiar essa pesquisa, constituem-se enquanto fontes de análise, Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o Ensino Médio a partir da LDB nº 9.394/96. De acordo com as orientações do Programa, o estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), junto a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aderiu ao Programa, realizando sua implantação, no ano 2009. E, até 2013 foram incorporadas ao ProEMI 11 escolas em 2009, 33 em 2012 e mais 18 escolas em 2013, totalizando 62 escolas e, atendendo em média a 44.336 estudantes atendidos pelo programa. Dentre essas 62 escolas do ProEMI, 19 escolas estavam localizadas na 1ª DIREC, cuja sede é em Natal.Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. ProEMI. Rio Grande do Norte.THE IMPLEMENTATION OF INNOVATIVE MEDIUM EDUCATION PROGRAM IN RIO GRANDE DO NORTEAbstractThe Innovative High School Program (ProEMI), created in 2009, has been a part of the actions of educational policies and programs for the last ast two decades. It has been possible after the approval of LDBEN nº 9.394 / 96, In this context, we aim to analyze the process of implementation of ProEMI in the state of Rio Grande do Norte. Our research starts from its proposal to promote pedagogical innovations of public schools in order to foster necessary changes in the curricular organization of this educational stage. This work is anchored in a qualitative approach, through methodological bibliographic and documentary research. To support this research, we have as sources of analysis, Laws, Decrees and Resolutions that regulate the High School from the LDB No. 9.394 / 96. According to the guidelines of the Program, the state of Rio Grande do Norte, through the State Secretariat of Education and Culture (SEEC / RN), also with the Subcoordinate of Secondary Education (SUEM). They joined the Program and implemented it in 2009. And, by 2013, 62 schools were incorporated into ProEMI:  11 in 2009, 33 in 2012 and 18 schools in 2013. They served an average of 44,336 students attended by the program. Among these 62 ProEMI schools, 19 schools were located in the 1st DIREC. They are located in in Natal.Keywords: High School. Innovative High School. ProEMI Rio Grande do Norte.LA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN MEDIA INNOVADORA EN RÍO GRANDE DO NORTEResumenEl Innovative High School Program (ProEMI), creado en 2009, forma parte de las acciones, en las últimas dos décadas, de políticas y programas educativos, después de la aprobación de LDBEN nº 9.394 / 96, con la intención de servir al público de manera más efectiva. de esta etapa de enseñanza. En este contexto, nuestro objetivo es analizar el proceso de implementación de ProEMI en el estado de Rio Grande do Norte, desde su propuesta para promover las innovaciones pedagógicas de las escuelas públicas con el fin de fomentar los cambios necesarios en la organización curricular de esta etapa educativa. Este trabajo se basa en un enfoque cualitativo, a través de la investigación metodológica bibliográfica y documental. Para apoyar esta investigación, constituyen como fuentes de análisis, Leyes, Decretos y Resoluciones que regulan la Escuela Secundaria desde el LDB No. 9.394 / 96. De acuerdo con las pautas del Programa, el estado de Rio Grande do Norte, a través de la Secretaría de Estado de Educación y Cultura (SEEC / RN), junto con el Subcoordinado de Educación Secundaria (SUEM), se unió al Programa, implementándolo. en 2009. Y, para 2013, 11 escuelas se incorporaron a ProEMI en 2009, 33 en 2012 y 18 escuelas en 2013, totalizando 62 escuelas y atendiendo a un promedio de 44,336 estudiantes a los que asistió el programa. Entre estas 62 escuelas ProEMI, 19 escuelas estaban ubicadas en el 1er DIREC, cuya sede se encuentra en Natal.Palabras clave: Bachillerato. Escuela secundaria innovadora. ProEMI Río Grande del Norte.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055
10.18764/2178-2229.v26n4p138-155
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n4p138-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055/7101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 138-155
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880494108672