POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marise Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040
Resumo: O artigo aborda as políticas atuais da educação profissional no Brasil, na perspectiva da totalidade, da historicidade e da contradição, procurando entender as contrarreformas educacionais em seus sentidos e conteúdo, considerando sua relação orgânica com as demais contrarreformas que atingem o núcleo do Estado democrático de direito que se buscou erigir no país especialmente após o fim da ditadura civil-militar. O conceito de “estado de exceção” é utilizado para destacar o enfraquecimento dos direitos garantidos ao menos formalmente na Constituição Federal de 1988. As análises privilegiam o período dos anos de 1990 a 2000, destacando os movimentos de avanços e retrocessos da política de educação básica e profissional, à luz da capacidade de organização e mobilização da sociedade civil nesse período. Visa-se, assim, problematizar virtuosamente a capacidade de resistência dos educadores no atual contexto. Dividindo-se a exposição em três momentos conforme sugere o título – onde estamos, como chegamos e para onde vamos – o texto é finalizado retomando-se a última pergunta, com a expectativa de que seu conteúdo contribua para a elaboração da resposta.Palavras-chave: Estado de exceção. Contrarreformas educacionais. História da educação profissional.PROFESSIONAL EDUCATION POLICIES AND HISTORY: where we are, how we arrived and where we are goning?AbstractThe article focuses the current policies of professional education in Brazil, from the perspective of totality, historicity and contradiction, seeking to understand educational counter-reforms in their meanings and content, considering their organic relationship with other counter-reforms that reach the core of the democratic state of Brazil, buited in the country especially after the end of the civil-military dictatorship. The concept of “state of exception” is used to highlight the weakening of rights guaranteed at least formally in the Federal Constitution of 1988. The analyzes focus on the period from 1990 to 2000, highlighting the movements of advances and setbacks of basic education and professional policies, in the light of civil society's capacity for organization and mobilization during this period. Thus, it aims to virtuously problematize the resilience of educators in the current context. Dividing the exhibition into three moments as the title suggests - where we are, how we arrived and where we are going - the text concludes by resuming the last question, with the expectation that its content will contribute to the elaboration of the answer.Keywords: State of exception. Educational counter-reforms. Professional education history.POLITICAS E HISTORIA DE EDUCACIÓN PROFESIONAL: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos?ResumenEl artículo aborda las políticas actuales de educación profesional en Brasil, desde la perspectiva de la totalidad, la historicidad y la contradicción, buscando comprender las contrarreformas educativas en su significado y contenido, considerando su relación orgánica con las otras contrarreformas que alcanzan el núcleo del estado democrático de derecho que se buscaba erigir en el país, especialmente después del fin de la dictadura civil-militar. El concepto de "estado de excepción" se utiliza para resaltar el debilitamiento de los derechos garantizados al menos formalmente en la Constitución Federal de 1988. Los análisis favorecen el período de 1990 a 2000, destacando los movimientos de avances y retrocesos de la política de educación básica. y profesional, a la luz de la capacidad de la sociedad civil para organizarse y movilizarse durante este período. Por lo tanto, su objetivo es virtualmente problematizar la resiliencia de los educadores en el contexto actual. Al dividir la exposición en tres momentos, como sugiere el título: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos, el texto concluye resumiendo la última pregunta, con la expectativa de que su contenido contribuirá a la elaboración de la respuesta.
id UFMA-5_780db8cd12000de1dd472cc9f10472b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13040
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?Estado de exceçãoContrarreformas educacionaisHistória da educação profissionalO artigo aborda as políticas atuais da educação profissional no Brasil, na perspectiva da totalidade, da historicidade e da contradição, procurando entender as contrarreformas educacionais em seus sentidos e conteúdo, considerando sua relação orgânica com as demais contrarreformas que atingem o núcleo do Estado democrático de direito que se buscou erigir no país especialmente após o fim da ditadura civil-militar. O conceito de “estado de exceção” é utilizado para destacar o enfraquecimento dos direitos garantidos ao menos formalmente na Constituição Federal de 1988. As análises privilegiam o período dos anos de 1990 a 2000, destacando os movimentos de avanços e retrocessos da política de educação básica e profissional, à luz da capacidade de organização e mobilização da sociedade civil nesse período. Visa-se, assim, problematizar virtuosamente a capacidade de resistência dos educadores no atual contexto. Dividindo-se a exposição em três momentos conforme sugere o título – onde estamos, como chegamos e para onde vamos – o texto é finalizado retomando-se a última pergunta, com a expectativa de que seu conteúdo contribua para a elaboração da resposta.Palavras-chave: Estado de exceção. Contrarreformas educacionais. História da educação profissional.PROFESSIONAL EDUCATION POLICIES AND HISTORY: where we are, how we arrived and where we are goning?AbstractThe article focuses the current policies of professional education in Brazil, from the perspective of totality, historicity and contradiction, seeking to understand educational counter-reforms in their meanings and content, considering their organic relationship with other counter-reforms that reach the core of the democratic state of Brazil, buited in the country especially after the end of the civil-military dictatorship. The concept of “state of exception” is used to highlight the weakening of rights guaranteed at least formally in the Federal Constitution of 1988. The analyzes focus on the period from 1990 to 2000, highlighting the movements of advances and setbacks of basic education and professional policies, in the light of civil society's capacity for organization and mobilization during this period. Thus, it aims to virtuously problematize the resilience of educators in the current context. Dividing the exhibition into three moments as the title suggests - where we are, how we arrived and where we are going - the text concludes by resuming the last question, with the expectation that its content will contribute to the elaboration of the answer.Keywords: State of exception. Educational counter-reforms. Professional education history.POLITICAS E HISTORIA DE EDUCACIÓN PROFESIONAL: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos?ResumenEl artículo aborda las políticas actuales de educación profesional en Brasil, desde la perspectiva de la totalidad, la historicidad y la contradicción, buscando comprender las contrarreformas educativas en su significado y contenido, considerando su relación orgánica con las otras contrarreformas que alcanzan el núcleo del estado democrático de derecho que se buscaba erigir en el país, especialmente después del fin de la dictadura civil-militar. El concepto de "estado de excepción" se utiliza para resaltar el debilitamiento de los derechos garantizados al menos formalmente en la Constitución Federal de 1988. Los análisis favorecen el período de 1990 a 2000, destacando los movimientos de avances y retrocesos de la política de educación básica. y profesional, a la luz de la capacidad de la sociedad civil para organizarse y movilizarse durante este período. Por lo tanto, su objetivo es virtualmente problematizar la resiliencia de los educadores en el contexto actual. Al dividir la exposición en tres momentos, como sugiere el título: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos, el texto concluye resumiendo la última pregunta, con la expectativa de que su contenido contribuirá a la elaboración de la respuesta.Universidade Federal do Maranhão2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1304010.18764/2178-2229.v26n4p45-59Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 45-592178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040/7095Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Marise Nogueira2020-01-13T12:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13040Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:08.618766Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
title POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
spellingShingle POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
Ramos, Marise Nogueira
Estado de exceção
Contrarreformas educacionais
História da educação profissional
title_short POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
title_full POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
title_fullStr POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
title_full_unstemmed POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
title_sort POLÍTICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: onde estamos, como chegamos e para onde vamos?
author Ramos, Marise Nogueira
author_facet Ramos, Marise Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marise Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Estado de exceção
Contrarreformas educacionais
História da educação profissional
topic Estado de exceção
Contrarreformas educacionais
História da educação profissional
description O artigo aborda as políticas atuais da educação profissional no Brasil, na perspectiva da totalidade, da historicidade e da contradição, procurando entender as contrarreformas educacionais em seus sentidos e conteúdo, considerando sua relação orgânica com as demais contrarreformas que atingem o núcleo do Estado democrático de direito que se buscou erigir no país especialmente após o fim da ditadura civil-militar. O conceito de “estado de exceção” é utilizado para destacar o enfraquecimento dos direitos garantidos ao menos formalmente na Constituição Federal de 1988. As análises privilegiam o período dos anos de 1990 a 2000, destacando os movimentos de avanços e retrocessos da política de educação básica e profissional, à luz da capacidade de organização e mobilização da sociedade civil nesse período. Visa-se, assim, problematizar virtuosamente a capacidade de resistência dos educadores no atual contexto. Dividindo-se a exposição em três momentos conforme sugere o título – onde estamos, como chegamos e para onde vamos – o texto é finalizado retomando-se a última pergunta, com a expectativa de que seu conteúdo contribua para a elaboração da resposta.Palavras-chave: Estado de exceção. Contrarreformas educacionais. História da educação profissional.PROFESSIONAL EDUCATION POLICIES AND HISTORY: where we are, how we arrived and where we are goning?AbstractThe article focuses the current policies of professional education in Brazil, from the perspective of totality, historicity and contradiction, seeking to understand educational counter-reforms in their meanings and content, considering their organic relationship with other counter-reforms that reach the core of the democratic state of Brazil, buited in the country especially after the end of the civil-military dictatorship. The concept of “state of exception” is used to highlight the weakening of rights guaranteed at least formally in the Federal Constitution of 1988. The analyzes focus on the period from 1990 to 2000, highlighting the movements of advances and setbacks of basic education and professional policies, in the light of civil society's capacity for organization and mobilization during this period. Thus, it aims to virtuously problematize the resilience of educators in the current context. Dividing the exhibition into three moments as the title suggests - where we are, how we arrived and where we are going - the text concludes by resuming the last question, with the expectation that its content will contribute to the elaboration of the answer.Keywords: State of exception. Educational counter-reforms. Professional education history.POLITICAS E HISTORIA DE EDUCACIÓN PROFESIONAL: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos?ResumenEl artículo aborda las políticas actuales de educación profesional en Brasil, desde la perspectiva de la totalidad, la historicidad y la contradicción, buscando comprender las contrarreformas educativas en su significado y contenido, considerando su relación orgánica con las otras contrarreformas que alcanzan el núcleo del estado democrático de derecho que se buscaba erigir en el país, especialmente después del fin de la dictadura civil-militar. El concepto de "estado de excepción" se utiliza para resaltar el debilitamiento de los derechos garantizados al menos formalmente en la Constitución Federal de 1988. Los análisis favorecen el período de 1990 a 2000, destacando los movimientos de avances y retrocesos de la política de educación básica. y profesional, a la luz de la capacidad de la sociedad civil para organizarse y movilizarse durante este período. Por lo tanto, su objetivo es virtualmente problematizar la resiliencia de los educadores en el contexto actual. Al dividir la exposición en tres momentos, como sugiere el título: dónde estamos, cómo llegamos y hacia dónde vamos, el texto concluye resumiendo la última pregunta, con la expectativa de que su contenido contribuirá a la elaboración de la respuesta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040
10.18764/2178-2229.v26n4p45-59
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n4p45-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040/7095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 45-59
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880474185728