A formação profissional em Serviço Social por meio do Ensino a Distância: uma análise histórico-crítica a partir da realidade Mineira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192852
Resumo: A realização desta tese de doutoramento teve como objetivo analisar formação profissional em Serviço Social realizada por meio da estratégia de Ensino a Distância (EaD), considerando a dinâmica do sistema do capital e as construções coletivas da categoria profissional - referência as Diretrizes Gerais Curriculares (DGC) para os cursos de Serviço Social (ABEPPS) -, através das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam esta modalidade de ensino no Estado de Minas Gerais (MG). Nossa hipótese foi a de que, no contexto neoliberal e sob a atual reestruturação produtiva, o EaD fragiliza, desqualifica e despolitiza a formação em Serviço Social, ancorada na lógica da mercadorização e 'massificação' do ensino superior. Por um lado, o cenário mais geral do imperialismo contemporâneo, da reestruturação do sistema produtivo, da financeirização do capital e das contrarreformas estabelecidas pelo Estado neoliberal exige o desenvolvimento de reflexão sobre o significado que a formação superior assume na divisão internacional do trabalho e na sociabilidade burguesa, a partir da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Por outro lado, compreendendo que a(o) assistente social opera nas contradições da produção e reprodução da vida da classe trabalhadora, procurou-se os argumentos que corroboraram para legitimar a relevância do trabalho intelectual e educativo desta categoria profissional, requerendo uma formação altamente qualificada. No sistema do capital, e mais especificamente do capitalismo dependente, em que o Ser Social encontra-se condicionado à inserção em uma ordem alienante e individualista, em que as relações sociais são transformadas em processos mercantilizados, os grandes grupos empresariais, amparados pelo Estado burguês, pelo discurso da democratização do ensino superior e pela a extensão territorial do país, encontram fortes justificativas para a expansão do ensino remoto. Diante destes aspectos, recorreu-se à investigação de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, esta última contemplando a identificação e mapeamento de todas as IES que ofertam cursos de Serviço Social em Minas Gerais, nas modalidades presencial e à distância. Foram definidos critérios objetivos com a finalidade de identificar as IES que teriam suas matrizes curriculares analisadas para alargar nossos argumentos quanto à precarização da formação profissional em Serviço Social. Elaborados referenciais que contribuíram para a averiguação das condições e tendências da formação em Serviço Social, a partir dos Núcleos de Fundamentação da profissão previstos nas DGC da ABEPSS/1996. Posteriormente foram verificados os conteúdos das disciplinas de 2 (dois) Projetos Pedagógicos de Cursos que se encontraram disponíveis para exame, com a finalidade de amparar nossas análises. Todos as informações coletadas exigiram a apreensão de nexos e a articulação do referencial teórico com a investigação documental, formando sustentáculos indispensáveis à problematização quanto a fragilização, flexibilização e precarização da formação profissional em Serviço Social. Esta pesquisa nos revela os impactos do neoliberalismo, da revolução cibernética e das reestruturação produtiva na formação profissional no ensino superior, que assume características distintas nos países de capitalismo central e periférico/dependente. A experiência do doutoramento “sanduíche” em Portugal (que encontra-se registrada em Apêndice) demonstrou as alterações no Sistema de Ensino Superior, principalmente por meio do Acordo de Bolonha, que vem afetando a formação profissional como um todo, em especial o Serviço Social.
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Nossa hipótese foi a de que, no contexto neoliberal e sob a atual reestruturação produtiva, o EaD fragiliza, desqualifica e despolitiza a formação em Serviço Social, ancorada na lógica da mercadorização e 'massificação' do ensino superior. Por um lado, o cenário mais geral do imperialismo contemporâneo, da reestruturação do sistema produtivo, da financeirização do capital e das contrarreformas estabelecidas pelo Estado neoliberal exige o desenvolvimento de reflexão sobre o significado que a formação superior assume na divisão internacional do trabalho e na sociabilidade burguesa, a partir da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Por outro lado, compreendendo que a(o) assistente social opera nas contradições da produção e reprodução da vida da classe trabalhadora, procurou-se os argumentos que corroboraram para legitimar a relevância do trabalho intelectual e educativo desta categoria profissional, requerendo uma formação altamente qualificada. No sistema do capital, e mais especificamente do capitalismo dependente, em que o Ser Social encontra-se condicionado à inserção em uma ordem alienante e individualista, em que as relações sociais são transformadas em processos mercantilizados, os grandes grupos empresariais, amparados pelo Estado burguês, pelo discurso da democratização do ensino superior e pela a extensão territorial do país, encontram fortes justificativas para a expansão do ensino remoto. Diante destes aspectos, recorreu-se à investigação de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, esta última contemplando a identificação e mapeamento de todas as IES que ofertam cursos de Serviço Social em Minas Gerais, nas modalidades presencial e à distância. Foram definidos critérios objetivos com a finalidade de identificar as IES que teriam suas matrizes curriculares analisadas para alargar nossos argumentos quanto à precarização da formação profissional em Serviço Social. Elaborados referenciais que contribuíram para a averiguação das condições e tendências da formação em Serviço Social, a partir dos Núcleos de Fundamentação da profissão previstos nas DGC da ABEPSS/1996. Posteriormente foram verificados os conteúdos das disciplinas de 2 (dois) Projetos Pedagógicos de Cursos que se encontraram disponíveis para exame, com a finalidade de amparar nossas análises. Todos as informações coletadas exigiram a apreensão de nexos e a articulação do referencial teórico com a investigação documental, formando sustentáculos indispensáveis à problematização quanto a fragilização, flexibilização e precarização da formação profissional em Serviço Social. Esta pesquisa nos revela os impactos do neoliberalismo, da revolução cibernética e das reestruturação produtiva na formação profissional no ensino superior, que assume características distintas nos países de capitalismo central e periférico/dependente. A experiência do doutoramento “sanduíche” em Portugal (que encontra-se registrada em Apêndice) demonstrou as alterações no Sistema de Ensino Superior, principalmente por meio do Acordo de Bolonha, que vem afetando a formação profissional como um todo, em especial o Serviço Social.The completion of this doctoral research aimed to analyze the professional training in Social Work carried out through the distance learning strategy (DE), reference to the General Curricular Guidelines (GCG) for Social Work courses (ABEPPS), through Higher Education Institutions (HEIs) that offer this type of teaching in the State of Minas Gerais (MG). Our hypothesis was that, in neoliberal context and under the current productive restructuring, DE weakens, disqualifies and depoliticizes training in Social Work, anchored in the logic of the commodification and 'massification' of higher education. On the one hand, the more general scenario of contemporary imperialism, the restructuring of productive system, the financialization of capital and counter-reforms established by the neoliberal state, requires the development of reflection on the meaning that higher education takes on international division of labor and in bourgeois sociability, based on the Marxist Theory of Dependence (MTD). On the other hand, understanding that the social worker operates in the contradictions of the production and reproduction of working class life, we sought the arguments that could legitimize the relevance of intellectual and educational work in this professional category, requiring highly qualified training. In the capital system, and more specifically dependent capitalism, in which the Social Being is conditioned to insertion into an alienating and individualistic order, in which social relations are transformed into commercialized processes, the large business groups, supported by the bourgeois State, due to the discourse of democratization in higher education and the country's territorial extension, find strong justifications for the expansion of remote education. In view of these aspects, qualitative research was used, through bibliographic and documentary research, the latter contemplating identification and mapping of all HEIs offering courses in Social Work in Minas Gerais, in person and at distance. Objective criteria were defined in order to identify the HEIs that would have their curricular matrices analyzed to broaden our arguments regarding the precariousness of professional training in Social Work. Reference frameworks that that contributed to the investigation of the conditions and trends of training in Social Work, based on the Foundations of the profession established in the GCG of ABEPSS/1996. Subsequently, the contents of the disciplines of 2 (two) Pedagogical Course Projects were found, which were available for examination, in order to support our analyzes. All the information collected demanded the apprehension of nexuses and articulation of the theoretical framework with documentary investigation, forming indispensable supports for the problematization regarding the fragility, flexibility and precariousness of professional training in Social Work. This research reveals the impacts of neoliberalism, the cyber revolution and the productive restructuring on professional training in higher education, which assumes different characteristics in the countries of central and peripheral / dependent capitalism. The experience of the "sandwich" doctorate in Portugal (which is registered in the Appendix) demonstrated the changes in the Higher Education System, mainly through the Bologna Agreement, which has been affecting professional training as a whole, and specifically in Social Work.La finalización de esta tesis doctoral tuvo como objetivo analizar la formación profesional en Trabajo Social realizada a través de la estrategia de Educación a Distancia (EaD), considerando la dinámica del sistema del capital y las construcciones colectivas de la categoría profesional - hace referencia a las Directrices Curriculares Generales (DGC) para los cursos de Trabajo Social (ABEPPS), a través de Instituciones de Educación Superior (IES) que ofrecen este tipo de enseñanza en el Estado de Minas Gerais (MG). Nuestra hipótesis es, que en el contexto neoliberal y bajo la actual reestructuración productiva, EaD debilita, descalifica y despolitiza la capacitación en Trabajo Social, anclada en la lógica de la mercantilización y 'masificación' de la educación superior. Por un lado, el escenario más general del imperialismo contemporáneo, la reestructuración del sistema productivo, la financiarización del capital y las contrarreformas establecidas por el Estado neoliberal, requiere el desarrollo de una reflexión sobre el significado que asume la educación superior en la división internacional del trabajo y en sociabilidad burguesa, basada en la teoría marxista de la dependencia (TMD). Por otro lado, entendiendo que el trabajador social opera en las contradicciones de la producción y reproducción de la vida de la clase trabajadora, buscamos los argumentos que podrían legitimar la relevancia del trabajo intelectual y educativo de esta categoría profesional, que requiere una capacitación altamente calificada. En el sistema de capital, y más específicamente en el capitalismo dependiente, en el que el Ser Social está condicionado a la inserción en un orden alienante e individualista, en el que las relaciones sociales se transforman en procesos comercializados, los grandes grupos empresariales, apoyados por el Estado burgués, debido al discurso de democratización en la educación superior y la extensión territorial del país, encuentre fuertes justificaciones para la expansión de la educación remota. En vista de estos aspectos, se utilizó la investigación cualitativa, a través de la investigación bibliográfica y documental, esta última contemplando la identificación y el mapeo de todas las IES que ofrecen cursos de Servicio Social en Minas Gerais, presenciales y a distancia. Se definieron criterios objetivos para identificar las IES que analizarían sus matrices curriculares para ampliar nuestros argumentos sobre la precariedad de la formación profesional en Trabajo Social. Se prepararon referencias que contribuyeron a la investigación de las condiciones y tendencias de la formación en Trabajo Social, sobre la base de los fundamentos de la profesión establecidos en la DGC de ABEPSS/1996. Posteriormente, se encontraron los contenidos de las disciplinas de 2 (dos) proyectos de cursos pedagógicos, que estaban disponibles para su examen, con el fin de respaldar nuestros análisis. Toda la información recopilada exigió la comprensión de los nexos y la articulación del marco teórico con la investigación documental, formando soportes indispensables para la problematización de la fragilidad, flexibilidad y precariedad de la formación profesional en Trabajo Social. Esta investigación nos revela los impactos del neoliberalismo, la revolución cibernética y la reestructuración productiva en la formación profesional en educación superior, que asume diferentes características en los países del capitalismo central y periférico/dependiente. La experiencia del doctorado "sandwich" en Portugal (que está registrado en el Apéndice) demostró los cambios en el Sistema de Educación Superior, principalmente a través del Acuerdo de Bolonia, que ha estado afectando la formación profesional en su conjunto, y específicamente en el Trabajo Social.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]Carvalho, Maria Irene deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maciel, Fabrícia Cristina de Castro2020-06-29T12:55:32Z2020-06-29T12:55:32Z2020-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19285200093181933004072067P229292158485234480000-0002-7796-8437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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