INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzetti, Antônio Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wedig, Josiane Carine, Oliveira, Marlize Rubin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13963
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como a racionalidade moderna/colonial impôs relações hierárquicas e interseccionais de gênero, raça e classe que estruturaram a Educação Superior (ES) brasileira. A partir da perspectiva decolonial o ponto de partida é examinar a passagem da colonização para a colonialidade e as consequências produzidas pelas opressões, exclusões e encobrimentos de inúmeros grupos e sujeitos. Além disso, busca-se identificar, nesse processo, focos e movimentos de resistência. A partir de uma pesquisa qualitativa/exploratória, discute-se a colonialidade no campo acadêmico, bem como a ocupação deste espaço, a partir de um olhar histórico, mostrando o avanço da presença de mulheres, de negros e negras e de classes sociais da base da pirâmide econômica. Conclui-se que, mudanças significativas ocorreram no espaço acadêmico, especialmente ao longo do século XX, com a  ampliação na ocupação do espaço acadêmico por esses grupos, entretanto, ainda se observa a insistente permanência da segregação de lugares ocupados pelos sujeitos segundo as áreas disciplinares.INTERSECTIONALITY OF GENDER, RACE AND CLASS: an analysis of Higher Education in BrazilAbstractThe objective of this paper is to analyse how modern/colonial rationality imposed hierarchical and intersectional relations of gender, race and class that structured Brazilian Higher Education (ES). From a decolonial perspective, the starting point is to examine the transition from colonization to coloniality and the consequences produced by the oppressions, exclusions and concealments of countless groups and subjects. In addition, it seeks to identify, in this process, resistance outbreaks and movements. From a qualitative / exploratory research, coloniality in the academic field is discussed, as well as the occupation of this space, from a historical perspective, showing the advance of the presence of women, black people and social classes from the base of the economic pyramid. It is concluded that, significant changes occurred in the academic space, especially during the 20th century, with the expansion of occupation of the academic space by these groups, however, there is still an insistent permanence of the segregation of positions occupied by the subjects according to the disciplinary areas.Keywords: Higher Education. Coloniality. Decolonial. Intersectionality. INTERSECCIONALIDAD DE GÉNERO, RAZA Y CLASE: un análisis de la Educación Superior en BrasilResumenEl propósito de este artículo es analizar cómo la racionalidad moderna/colonial impuso relaciones jerárquicas e interseccionales de género, raza y clase que estructuraron la Educación Superior Brasileña (ES). Desde la perspectiva decolonial, el punto de partida es examinar la transición de la colonización a la colonialidad y las consecuencias producidas por las opresiones, exclusiones y encubrimientos de innumerables grupos y sujetos. Además, busca identificar, en este proceso, focos y movimientos de resistencia. Desde una investigación cualitativa / exploratoria, se discute la colonialidad en el campo académico, así como la ocupación de este espacio, desde una perspectiva histórica, que muestra el avance de la presencia de mujeres, negros y clases sociales desde la base de la pirámide económica. Se concluye que se produjeron cambios significativos en el espacio académico, especialmente durante el siglo XX, con la expansión en la ocupación del espacio académico por parte de estos grupos, sin embargo, todavía existe una persistente permanencia de la segregación de los lugares ocupados por los sujetos de acuerdo con las áreas disciplinarias.Palabras clave: Educación Superior. Colonialidad. Decolonialidad. Interseccionalidad.
id UFMA-5_7aa4877b0b12f34e96890017d0039a25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13963
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no BrasilEducação SuperiorColonialidadeDecolonialidadeInterseccionalidade37378O objetivo deste artigo é analisar como a racionalidade moderna/colonial impôs relações hierárquicas e interseccionais de gênero, raça e classe que estruturaram a Educação Superior (ES) brasileira. A partir da perspectiva decolonial o ponto de partida é examinar a passagem da colonização para a colonialidade e as consequências produzidas pelas opressões, exclusões e encobrimentos de inúmeros grupos e sujeitos. Além disso, busca-se identificar, nesse processo, focos e movimentos de resistência. A partir de uma pesquisa qualitativa/exploratória, discute-se a colonialidade no campo acadêmico, bem como a ocupação deste espaço, a partir de um olhar histórico, mostrando o avanço da presença de mulheres, de negros e negras e de classes sociais da base da pirâmide econômica. Conclui-se que, mudanças significativas ocorreram no espaço acadêmico, especialmente ao longo do século XX, com a  ampliação na ocupação do espaço acadêmico por esses grupos, entretanto, ainda se observa a insistente permanência da segregação de lugares ocupados pelos sujeitos segundo as áreas disciplinares.INTERSECTIONALITY OF GENDER, RACE AND CLASS: an analysis of Higher Education in BrazilAbstractThe objective of this paper is to analyse how modern/colonial rationality imposed hierarchical and intersectional relations of gender, race and class that structured Brazilian Higher Education (ES). From a decolonial perspective, the starting point is to examine the transition from colonization to coloniality and the consequences produced by the oppressions, exclusions and concealments of countless groups and subjects. In addition, it seeks to identify, in this process, resistance outbreaks and movements. From a qualitative / exploratory research, coloniality in the academic field is discussed, as well as the occupation of this space, from a historical perspective, showing the advance of the presence of women, black people and social classes from the base of the economic pyramid. It is concluded that, significant changes occurred in the academic space, especially during the 20th century, with the expansion of occupation of the academic space by these groups, however, there is still an insistent permanence of the segregation of positions occupied by the subjects according to the disciplinary areas.Keywords: Higher Education. Coloniality. Decolonial. Intersectionality. INTERSECCIONALIDAD DE GÉNERO, RAZA Y CLASE: un análisis de la Educación Superior en BrasilResumenEl propósito de este artículo es analizar cómo la racionalidad moderna/colonial impuso relaciones jerárquicas e interseccionales de género, raza y clase que estructuraron la Educación Superior Brasileña (ES). Desde la perspectiva decolonial, el punto de partida es examinar la transición de la colonización a la colonialidad y las consecuencias producidas por las opresiones, exclusiones y encubrimientos de innumerables grupos y sujetos. Además, busca identificar, en este proceso, focos y movimientos de resistencia. Desde una investigación cualitativa / exploratoria, se discute la colonialidad en el campo académico, así como la ocupación de este espacio, desde una perspectiva histórica, que muestra el avance de la presencia de mujeres, negros y clases sociales desde la base de la pirámide económica. Se concluye que se produjeron cambios significativos en el espacio académico, especialmente durante el siglo XX, con la expansión en la ocupación del espacio académico por parte de estos grupos, sin embargo, todavía existe una persistente permanencia de la segregación de los lugares ocupados por los sujetos de acuerdo con las áreas disciplinarias.Palabras clave: Educación Superior. Colonialidad. Decolonialidad. Interseccionalidad.Universidade Federal do Maranhão2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1396310.18764/2178-2229.v27n4p73-99Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 73-992178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13963/8466Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzetti, Antônio CarlosWedig, Josiane CarineOliveira, Marlize Rubin2021-04-30T14:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13963Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:10.617162Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
title INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
spellingShingle INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
Mazzetti, Antônio Carlos
Educação Superior
Colonialidade
Decolonialidade
Interseccionalidade
37
378
title_short INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
title_full INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
title_fullStr INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
title_full_unstemmed INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
title_sort INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil
author Mazzetti, Antônio Carlos
author_facet Mazzetti, Antônio Carlos
Wedig, Josiane Carine
Oliveira, Marlize Rubin
author_role author
author2 Wedig, Josiane Carine
Oliveira, Marlize Rubin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzetti, Antônio Carlos
Wedig, Josiane Carine
Oliveira, Marlize Rubin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Colonialidade
Decolonialidade
Interseccionalidade
37
378
topic Educação Superior
Colonialidade
Decolonialidade
Interseccionalidade
37
378
description O objetivo deste artigo é analisar como a racionalidade moderna/colonial impôs relações hierárquicas e interseccionais de gênero, raça e classe que estruturaram a Educação Superior (ES) brasileira. A partir da perspectiva decolonial o ponto de partida é examinar a passagem da colonização para a colonialidade e as consequências produzidas pelas opressões, exclusões e encobrimentos de inúmeros grupos e sujeitos. Além disso, busca-se identificar, nesse processo, focos e movimentos de resistência. A partir de uma pesquisa qualitativa/exploratória, discute-se a colonialidade no campo acadêmico, bem como a ocupação deste espaço, a partir de um olhar histórico, mostrando o avanço da presença de mulheres, de negros e negras e de classes sociais da base da pirâmide econômica. Conclui-se que, mudanças significativas ocorreram no espaço acadêmico, especialmente ao longo do século XX, com a  ampliação na ocupação do espaço acadêmico por esses grupos, entretanto, ainda se observa a insistente permanência da segregação de lugares ocupados pelos sujeitos segundo as áreas disciplinares.INTERSECTIONALITY OF GENDER, RACE AND CLASS: an analysis of Higher Education in BrazilAbstractThe objective of this paper is to analyse how modern/colonial rationality imposed hierarchical and intersectional relations of gender, race and class that structured Brazilian Higher Education (ES). From a decolonial perspective, the starting point is to examine the transition from colonization to coloniality and the consequences produced by the oppressions, exclusions and concealments of countless groups and subjects. In addition, it seeks to identify, in this process, resistance outbreaks and movements. From a qualitative / exploratory research, coloniality in the academic field is discussed, as well as the occupation of this space, from a historical perspective, showing the advance of the presence of women, black people and social classes from the base of the economic pyramid. It is concluded that, significant changes occurred in the academic space, especially during the 20th century, with the expansion of occupation of the academic space by these groups, however, there is still an insistent permanence of the segregation of positions occupied by the subjects according to the disciplinary areas.Keywords: Higher Education. Coloniality. Decolonial. Intersectionality. INTERSECCIONALIDAD DE GÉNERO, RAZA Y CLASE: un análisis de la Educación Superior en BrasilResumenEl propósito de este artículo es analizar cómo la racionalidad moderna/colonial impuso relaciones jerárquicas e interseccionales de género, raza y clase que estructuraron la Educación Superior Brasileña (ES). Desde la perspectiva decolonial, el punto de partida es examinar la transición de la colonización a la colonialidad y las consecuencias producidas por las opresiones, exclusiones y encubrimientos de innumerables grupos y sujetos. Además, busca identificar, en este proceso, focos y movimientos de resistencia. Desde una investigación cualitativa / exploratoria, se discute la colonialidad en el campo académico, así como la ocupación de este espacio, desde una perspectiva histórica, que muestra el avance de la presencia de mujeres, negros y clases sociales desde la base de la pirámide económica. Se concluye que se produjeron cambios significativos en el espacio académico, especialmente durante el siglo XX, con la expansión en la ocupación del espacio académico por parte de estos grupos, sin embargo, todavía existe una persistente permanencia de la segregación de los lugares ocupados por los sujetos de acuerdo con las áreas disciplinarias.Palabras clave: Educación Superior. Colonialidad. Decolonialidad. Interseccionalidad.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13963
10.18764/2178-2229.v27n4p73-99
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13963
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n4p73-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13963/8466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 73-99
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880577994752