SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marlon Freitas de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Viegas, Moacir Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre os efeitos da produção do trabalho escolar na saúde mental dos professores. A partir de estudo com docentes da rede pública estadual que trabalham em uma cidade de porte médio da região Sul do estado do Rio Grande do Sul, discorremos sobre a diminuição da autonomia, a intensificação e a sobrecarga de trabalho, fenômenos atuais do trabalho docente que contribuem negativamente em sua saúde mental. A pesquisa teve caráter qualitativo, tendo sido entrevistadas, de forma individual, seis professoras e um professor. Apoiado na perspectiva histórico-crítica da educação, na teoria do Desgaste Mental no Trabalho e na Psicodinâmica do Trabalho, o estudo centrou-se nas relações entre a prática concreta das relações de produção do trabalho escolar e a subjetividade das trabalhadoras. Os resultados corroboram os achados de outras pesquisas, que revelam preocupação com a piora da saúde mental dos professores relacionada às recentes mudanças no trabalho docente.Palavras-chave: trabalho e educação; trabalho docente; educação e saúde mental; intensificação do trabalho; sobrecarga de trabalho; autonomia.MENTAL HEALTH IN TEACHING: a study about autonomy, intensification and overloadAbstractThis article aims to contribute to the reflections on the effects of schoolwork production on teachers mental health. Based on a study with state public school teachers who work in a medium-sized city in the southern region of the state of Rio Grande do Sul, we discuss the reduction of autonomy, intensification and work overload, current phenomena of teaching work that contribute negatively to your mental health. The research was qualitative, having been interviewed individually six teachers and one teacher. Supported by the historical-critical perspective of education, in the theory of Mental Wear at Work and Work Psychodynamics, the study focused on the relations between the concrete practice of relations of production of school work and the subjectivity of female workers. The results corroborate the findings of other research, which reveal concern about the deterioration of teachers mental health related to recent changes in teaching work.Keywords: work and education; teaching work; education and mental health; intensification of work; work overload. Autonomy.SALUD MENTAL EN EL TRABAJO DOCENTE: un estudio sobre autonomía, intensificación y sobgrecargaResumenEste artículo tiene como objetivo contribuir a las reflexiones acerca de los efectos de la producción del trabajo escolar en la salud mental de los profesores. Desde estudio con docentes de la rede pública estadual que trabajan en una ciudad mediana de la región Sur del estado del Rio Grande del Sur, descorremos sobre la diminución de la autonomía, la intensificación y la sobrecarga del trabajo, fenómenos actuales del trabajo docente que contribuyen negativamente en su salud mental. La pesquisa tuve carácter cualitativo, habiendo sido entrevistadas, de forma individual, seis profesoras y un profesor. Apoyado en la perspectiva histórico-crítica de la educación, en la teoría del Desgaste Mental en el Trabajo y en la Psicodinámica del Trabajo, el estudio enfocó en las relaciones entre la práctica concreta de las relaciones de producción del trabajo escolar y la subjetividad de las trabajadoras. Los resultados corroboran a los hallazgos de otras pesquisas, que revelan preocupación con el agravamiento de la salud mental de los profesores relacionada a los recientes cambios en el trabajo docente.Palabras clave: trabajo y educación; trabajo docente; educación y salud mental; intensificación del trabajo; sobrecarga de trabajo; Autonomía.
id UFMA-5_9375ec6b262ae1f5ff9874c212c56a00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13270
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecargaTrabalho e educaçãoTrabalho docenteEducação e saúde mental. Intensificação do trabalhoSobrecarga de trabalhoAutonomiaEste artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre os efeitos da produção do trabalho escolar na saúde mental dos professores. A partir de estudo com docentes da rede pública estadual que trabalham em uma cidade de porte médio da região Sul do estado do Rio Grande do Sul, discorremos sobre a diminuição da autonomia, a intensificação e a sobrecarga de trabalho, fenômenos atuais do trabalho docente que contribuem negativamente em sua saúde mental. A pesquisa teve caráter qualitativo, tendo sido entrevistadas, de forma individual, seis professoras e um professor. Apoiado na perspectiva histórico-crítica da educação, na teoria do Desgaste Mental no Trabalho e na Psicodinâmica do Trabalho, o estudo centrou-se nas relações entre a prática concreta das relações de produção do trabalho escolar e a subjetividade das trabalhadoras. Os resultados corroboram os achados de outras pesquisas, que revelam preocupação com a piora da saúde mental dos professores relacionada às recentes mudanças no trabalho docente.Palavras-chave: trabalho e educação; trabalho docente; educação e saúde mental; intensificação do trabalho; sobrecarga de trabalho; autonomia.MENTAL HEALTH IN TEACHING: a study about autonomy, intensification and overloadAbstractThis article aims to contribute to the reflections on the effects of schoolwork production on teachers mental health. Based on a study with state public school teachers who work in a medium-sized city in the southern region of the state of Rio Grande do Sul, we discuss the reduction of autonomy, intensification and work overload, current phenomena of teaching work that contribute negatively to your mental health. The research was qualitative, having been interviewed individually six teachers and one teacher. Supported by the historical-critical perspective of education, in the theory of Mental Wear at Work and Work Psychodynamics, the study focused on the relations between the concrete practice of relations of production of school work and the subjectivity of female workers. The results corroborate the findings of other research, which reveal concern about the deterioration of teachers mental health related to recent changes in teaching work.Keywords: work and education; teaching work; education and mental health; intensification of work; work overload. Autonomy.SALUD MENTAL EN EL TRABAJO DOCENTE: un estudio sobre autonomía, intensificación y sobgrecargaResumenEste artículo tiene como objetivo contribuir a las reflexiones acerca de los efectos de la producción del trabajo escolar en la salud mental de los profesores. Desde estudio con docentes de la rede pública estadual que trabajan en una ciudad mediana de la región Sur del estado del Rio Grande del Sur, descorremos sobre la diminución de la autonomía, la intensificación y la sobrecarga del trabajo, fenómenos actuales del trabajo docente que contribuyen negativamente en su salud mental. La pesquisa tuve carácter cualitativo, habiendo sido entrevistadas, de forma individual, seis profesoras y un profesor. Apoyado en la perspectiva histórico-crítica de la educación, en la teoría del Desgaste Mental en el Trabajo y en la Psicodinámica del Trabajo, el estudio enfocó en las relaciones entre la práctica concreta de las relaciones de producción del trabajo escolar y la subjetividad de las trabajadoras. Los resultados corroboran a los hallazgos de otras pesquisas, que revelan preocupación con el agravamiento de la salud mental de los profesores relacionada a los recientes cambios en el trabajo docente.Palabras clave: trabajo y educación; trabajo docente; educación y salud mental; intensificación del trabajo; sobrecarga de trabajo; Autonomía.Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1327010.18764/2178-2229.v28n2.202132Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 417-4372178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/9175http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10578http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10579http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10580http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10660http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10661Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Marlon Freitas deViegas, Moacir Fernando2021-11-30T22:57:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13270Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.501130Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
title SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
spellingShingle SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
Campos, Marlon Freitas de
Trabalho e educação
Trabalho docente
Educação e saúde mental. Intensificação do trabalho
Sobrecarga de trabalho
Autonomia
title_short SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
title_full SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
title_fullStr SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
title_full_unstemmed SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
title_sort SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga
author Campos, Marlon Freitas de
author_facet Campos, Marlon Freitas de
Viegas, Moacir Fernando
author_role author
author2 Viegas, Moacir Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Marlon Freitas de
Viegas, Moacir Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho e educação
Trabalho docente
Educação e saúde mental. Intensificação do trabalho
Sobrecarga de trabalho
Autonomia
topic Trabalho e educação
Trabalho docente
Educação e saúde mental. Intensificação do trabalho
Sobrecarga de trabalho
Autonomia
description Este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre os efeitos da produção do trabalho escolar na saúde mental dos professores. A partir de estudo com docentes da rede pública estadual que trabalham em uma cidade de porte médio da região Sul do estado do Rio Grande do Sul, discorremos sobre a diminuição da autonomia, a intensificação e a sobrecarga de trabalho, fenômenos atuais do trabalho docente que contribuem negativamente em sua saúde mental. A pesquisa teve caráter qualitativo, tendo sido entrevistadas, de forma individual, seis professoras e um professor. Apoiado na perspectiva histórico-crítica da educação, na teoria do Desgaste Mental no Trabalho e na Psicodinâmica do Trabalho, o estudo centrou-se nas relações entre a prática concreta das relações de produção do trabalho escolar e a subjetividade das trabalhadoras. Os resultados corroboram os achados de outras pesquisas, que revelam preocupação com a piora da saúde mental dos professores relacionada às recentes mudanças no trabalho docente.Palavras-chave: trabalho e educação; trabalho docente; educação e saúde mental; intensificação do trabalho; sobrecarga de trabalho; autonomia.MENTAL HEALTH IN TEACHING: a study about autonomy, intensification and overloadAbstractThis article aims to contribute to the reflections on the effects of schoolwork production on teachers mental health. Based on a study with state public school teachers who work in a medium-sized city in the southern region of the state of Rio Grande do Sul, we discuss the reduction of autonomy, intensification and work overload, current phenomena of teaching work that contribute negatively to your mental health. The research was qualitative, having been interviewed individually six teachers and one teacher. Supported by the historical-critical perspective of education, in the theory of Mental Wear at Work and Work Psychodynamics, the study focused on the relations between the concrete practice of relations of production of school work and the subjectivity of female workers. The results corroborate the findings of other research, which reveal concern about the deterioration of teachers mental health related to recent changes in teaching work.Keywords: work and education; teaching work; education and mental health; intensification of work; work overload. Autonomy.SALUD MENTAL EN EL TRABAJO DOCENTE: un estudio sobre autonomía, intensificación y sobgrecargaResumenEste artículo tiene como objetivo contribuir a las reflexiones acerca de los efectos de la producción del trabajo escolar en la salud mental de los profesores. Desde estudio con docentes de la rede pública estadual que trabajan en una ciudad mediana de la región Sur del estado del Rio Grande del Sur, descorremos sobre la diminución de la autonomía, la intensificación y la sobrecarga del trabajo, fenómenos actuales del trabajo docente que contribuyen negativamente en su salud mental. La pesquisa tuve carácter cualitativo, habiendo sido entrevistadas, de forma individual, seis profesoras y un profesor. Apoyado en la perspectiva histórico-crítica de la educación, en la teoría del Desgaste Mental en el Trabajo y en la Psicodinámica del Trabajo, el estudio enfocó en las relaciones entre la práctica concreta de las relaciones de producción del trabajo escolar y la subjetividad de las trabajadoras. Los resultados corroboran a los hallazgos de otras pesquisas, que revelan preocupación con el agravamiento de la salud mental de los profesores relacionada a los recientes cambios en el trabajo docente.Palabras clave: trabajo y educación; trabajo docente; educación y salud mental; intensificación del trabajo; sobrecarga de trabajo; Autonomía.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270
10.18764/2178-2229.v28n2.202132
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2.202132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/9175
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10578
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10579
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10580
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10660
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270/10661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 417-437
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880521371649