A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, André Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chaves, Vera Lúcia Jacob
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914
Resumo: O objetivo do artigo é analisar como os professores universitários interagem com o processo de intensificação do trabalho. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com oito professores da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o conjunto dos docentes tem seu trabalho intensificado. Essa intensificação é avaliada de diferentes formas pelos professores: parte deles não a percebe criticamente, legitimando-a; outros apresentam resistências.
id UFRGS-22_3b00063676bec611d0319d6c1e5f84d1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/59914
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistênciasTrabalho docenteintensificaçãouniversidade pública.O objetivo do artigo é analisar como os professores universitários interagem com o processo de intensificação do trabalho. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com oito professores da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o conjunto dos docentes tem seu trabalho intensificado. Essa intensificação é avaliada de diferentes formas pelos professores: parte deles não a percebe criticamente, legitimando-a; outros apresentam resistências.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista semiestruturadaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5991410.21573/vol31n32015.59914REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 586Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 586Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 5862447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914/37019Guimarães, André RodriguesChaves, Vera Lúcia Jacobinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/59914Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
title A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
spellingShingle A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
Guimarães, André Rodrigues
Trabalho docente
intensificação
universidade pública.
title_short A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
title_full A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
title_fullStr A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
title_full_unstemmed A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
title_sort A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências
author Guimarães, André Rodrigues
author_facet Guimarães, André Rodrigues
Chaves, Vera Lúcia Jacob
author_role author
author2 Chaves, Vera Lúcia Jacob
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, André Rodrigues
Chaves, Vera Lúcia Jacob
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
intensificação
universidade pública.
topic Trabalho docente
intensificação
universidade pública.
description O objetivo do artigo é analisar como os professores universitários interagem com o processo de intensificação do trabalho. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com oito professores da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o conjunto dos docentes tem seu trabalho intensificado. Essa intensificação é avaliada de diferentes formas pelos professores: parte deles não a percebe criticamente, legitimando-a; outros apresentam resistências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista semiestruturada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914
10.21573/vol31n32015.59914
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914
identifier_str_mv 10.21573/vol31n32015.59914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59914/37019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 586
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 586
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 567 - 586
2447-4193
1678-166X
10.21573/vol31n32015
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371218751488