PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sirlene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
DOI: 10.18764/2178-2229.v26n1p89-106
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099
Resumo: Nesta era altamente midiatizada e com mediações de código aberto, marcada pela explosão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os contextos da vida humana, inclusive na educação, cresce também o número de problemas relacionados à cópia e ao plágio. Pesquisas internacionais alertam que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar e colar”. Para situar o tema do plágio, realizamos levantamento bibliográfico e exploratório da produção acadêmica entre os anos de 2010-2016. O artigo levanta a hipótese de que a falta de informação sobre os processos de pesquisa e responsabilidade na creditação autoral, nos primeiros anos de escolarização, pode ser um dos causadores do plágio e da cópia. Também indica que o estudante contemporâneo ‒ um pesquisador no ciberespaço – deve ser orientado sobre o perigo do plágio e da cópia, e que há lacunas de pesquisas sobre o assunto no ensino fundamental brasileiro, aumentando timidamente a partir do ensino superior, e, por fim, o texto apresenta algumas perspectivas de estudos e pesquisas sobre o assunto.PLAGIARISM IN EDUCATION: reflections around the international and national literatureAbstract: In this highly mediatized era and with open source mediations, marked by the explosion of Information and Communication Technologies (ICT) in every aspect of human life, education included, also grows the number of problems related to copy and plagiarism. International research warns that students are become specializing in the "copy and paste" technique. In order to place the plagiarism discussion in context, was made a bibliographical and exploratory survey of academic production between the years 2010-2016. The article’s hypothesis is that the lack of information about the processes of research and responsibility in author credit in the first years of schooling, can be one of the causes of plagiarism and copying; that the contemporary student ‒ a researcher in cyberspace ‒ must be oriented about the danger of plagiarism and copying; there are gaps in research on the subject in Brazilian basic education, increasing timidly from higher education and, finally, the text presents some perspectives of studies and research on the subject.Keywords: Plagiarism. Research. Copy and paste. Internet.PLAGIO EN LA EDUCACIÓN: reflexiones en torno a la literatura internacional y nacionalResumen: En esta era altamente mediatizada y con mediaciones de código abierto, marcada por la explosión de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en todos los contextos de la vida humana, incluso en la educación, crece también el número de problemas relacionados con la copia y el plagio. Las encuestas internacionales advierten que los alumnos están cada vez más temprano se especializando en la técnica del "copiar y pegar". Para situar el tema del plagio, realizamos levantamiento bibliográfico y exploratorio de la producción académica entre los años 2010-2016. El artículo plantea la hipótesis de que la falta de información sobre los procesos de investigación y responsabilidad en la acreditación autoral en los primeros años de escolarización, puede ser uno de los causantes del plagio y de la copia; que el estudiante contemporáneo ‒ un investigador en el ciberespacio ‒ debe ser orientado sobre el peligro del plagio y de la copia; hay lagunas de investigaciones sobre el tema en la enseñanza fundamental brasileña, aumentando tímidamente a partir de la enseñanza superior y, por fin, el texto presenta algunas perspectivas de estudios e investigaciones sobre el tema.Palabras clave: Plagio. Investigación. Copiar y pegar. Internet.
id UFMA-5_9591aac6b98884212612b3e6cd1c5a13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11099
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
spelling PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacionalPlágioPesquisaCopiar e colarInternetNesta era altamente midiatizada e com mediações de código aberto, marcada pela explosão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os contextos da vida humana, inclusive na educação, cresce também o número de problemas relacionados à cópia e ao plágio. Pesquisas internacionais alertam que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar e colar”. Para situar o tema do plágio, realizamos levantamento bibliográfico e exploratório da produção acadêmica entre os anos de 2010-2016. O artigo levanta a hipótese de que a falta de informação sobre os processos de pesquisa e responsabilidade na creditação autoral, nos primeiros anos de escolarização, pode ser um dos causadores do plágio e da cópia. Também indica que o estudante contemporâneo ‒ um pesquisador no ciberespaço – deve ser orientado sobre o perigo do plágio e da cópia, e que há lacunas de pesquisas sobre o assunto no ensino fundamental brasileiro, aumentando timidamente a partir do ensino superior, e, por fim, o texto apresenta algumas perspectivas de estudos e pesquisas sobre o assunto.PLAGIARISM IN EDUCATION: reflections around the international and national literatureAbstract: In this highly mediatized era and with open source mediations, marked by the explosion of Information and Communication Technologies (ICT) in every aspect of human life, education included, also grows the number of problems related to copy and plagiarism. International research warns that students are become specializing in the "copy and paste" technique. In order to place the plagiarism discussion in context, was made a bibliographical and exploratory survey of academic production between the years 2010-2016. The article’s hypothesis is that the lack of information about the processes of research and responsibility in author credit in the first years of schooling, can be one of the causes of plagiarism and copying; that the contemporary student ‒ a researcher in cyberspace ‒ must be oriented about the danger of plagiarism and copying; there are gaps in research on the subject in Brazilian basic education, increasing timidly from higher education and, finally, the text presents some perspectives of studies and research on the subject.Keywords: Plagiarism. Research. Copy and paste. Internet.PLAGIO EN LA EDUCACIÓN: reflexiones en torno a la literatura internacional y nacionalResumen: En esta era altamente mediatizada y con mediaciones de código abierto, marcada por la explosión de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en todos los contextos de la vida humana, incluso en la educación, crece también el número de problemas relacionados con la copia y el plagio. Las encuestas internacionales advierten que los alumnos están cada vez más temprano se especializando en la técnica del "copiar y pegar". Para situar el tema del plagio, realizamos levantamiento bibliográfico y exploratorio de la producción académica entre los años 2010-2016. El artículo plantea la hipótesis de que la falta de información sobre los procesos de investigación y responsabilidad en la acreditación autoral en los primeros años de escolarización, puede ser uno de los causantes del plagio y de la copia; que el estudiante contemporáneo ‒ un investigador en el ciberespacio ‒ debe ser orientado sobre el peligro del plagio y de la copia; hay lagunas de investigaciones sobre el tema en la enseñanza fundamental brasileña, aumentando tímidamente a partir de la enseñanza superior y, por fin, el texto presenta algunas perspectivas de estudios e investigaciones sobre el tema.Palabras clave: Plagio. Investigación. Copiar y pegar. Internet.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1109910.18764/2178-2229.v26n1p89-106Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 89-1062178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099/6349Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, SirleneLopes, Carlos2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11099Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:03.119539Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
title PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
spellingShingle PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
Rodrigues, Sirlene
Plágio
Pesquisa
Copiar e colar
Internet
Rodrigues, Sirlene
Plágio
Pesquisa
Copiar e colar
Internet
title_short PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
title_full PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
title_fullStr PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
title_full_unstemmed PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
title_sort PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
author Rodrigues, Sirlene
author_facet Rodrigues, Sirlene
Rodrigues, Sirlene
Lopes, Carlos
Lopes, Carlos
author_role author
author2 Lopes, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sirlene
Lopes, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Plágio
Pesquisa
Copiar e colar
Internet
topic Plágio
Pesquisa
Copiar e colar
Internet
description Nesta era altamente midiatizada e com mediações de código aberto, marcada pela explosão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os contextos da vida humana, inclusive na educação, cresce também o número de problemas relacionados à cópia e ao plágio. Pesquisas internacionais alertam que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar e colar”. Para situar o tema do plágio, realizamos levantamento bibliográfico e exploratório da produção acadêmica entre os anos de 2010-2016. O artigo levanta a hipótese de que a falta de informação sobre os processos de pesquisa e responsabilidade na creditação autoral, nos primeiros anos de escolarização, pode ser um dos causadores do plágio e da cópia. Também indica que o estudante contemporâneo ‒ um pesquisador no ciberespaço – deve ser orientado sobre o perigo do plágio e da cópia, e que há lacunas de pesquisas sobre o assunto no ensino fundamental brasileiro, aumentando timidamente a partir do ensino superior, e, por fim, o texto apresenta algumas perspectivas de estudos e pesquisas sobre o assunto.PLAGIARISM IN EDUCATION: reflections around the international and national literatureAbstract: In this highly mediatized era and with open source mediations, marked by the explosion of Information and Communication Technologies (ICT) in every aspect of human life, education included, also grows the number of problems related to copy and plagiarism. International research warns that students are become specializing in the "copy and paste" technique. In order to place the plagiarism discussion in context, was made a bibliographical and exploratory survey of academic production between the years 2010-2016. The article’s hypothesis is that the lack of information about the processes of research and responsibility in author credit in the first years of schooling, can be one of the causes of plagiarism and copying; that the contemporary student ‒ a researcher in cyberspace ‒ must be oriented about the danger of plagiarism and copying; there are gaps in research on the subject in Brazilian basic education, increasing timidly from higher education and, finally, the text presents some perspectives of studies and research on the subject.Keywords: Plagiarism. Research. Copy and paste. Internet.PLAGIO EN LA EDUCACIÓN: reflexiones en torno a la literatura internacional y nacionalResumen: En esta era altamente mediatizada y con mediaciones de código abierto, marcada por la explosión de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en todos los contextos de la vida humana, incluso en la educación, crece también el número de problemas relacionados con la copia y el plagio. Las encuestas internacionales advierten que los alumnos están cada vez más temprano se especializando en la técnica del "copiar y pegar". Para situar el tema del plagio, realizamos levantamiento bibliográfico y exploratorio de la producción académica entre los años 2010-2016. El artículo plantea la hipótesis de que la falta de información sobre los procesos de investigación y responsabilidad en la acreditación autoral en los primeros años de escolarización, puede ser uno de los causantes del plagio y de la copia; que el estudiante contemporáneo ‒ un investigador en el ciberespacio ‒ debe ser orientado sobre el peligro del plagio y de la copia; hay lagunas de investigaciones sobre el tema en la enseñanza fundamental brasileña, aumentando tímidamente a partir de la enseñanza superior y, por fin, el texto presenta algunas perspectivas de estudios e investigaciones sobre el tema.Palabras clave: Plagio. Investigación. Copiar y pegar. Internet.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099
10.18764/2178-2229.v26n1p89-106
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p89-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099/6349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 89-106
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1822181550270185472
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p89-106