USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ediani Paurá
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santana, Sirlane Aparecida Abreu, Silva, Hildo Antonio dos Santos, Bezerra, Cícero Wellington Brito, Schultz, Mario Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98
Resumo: A casca de arroz foi aplicada como biosorvente alternativo para remoção do corante têxtil Vermelho Remazol 5R de soluções aquosas. Visando obter as melhores condições de remoção deste corante, verificou-se a influência do pH, tempo de contato, concentração e temperatura. O estudo cinético foi realizado em duas concentrações e após o processo de adsorção a concentração de corante na solução foi determinada por espectrofotometria. Os resultados foram ajustados aos modelos de pseudo-primeira ordem e segunda ordem. O modelo de segunda ordem resultou no melhor ajuste com os dados experimentais para 100 mg/L (R2 = 0,999) e 250 mg/L (R2 = 0,999) com constantes de velocidade de adsorção, k2, de 0,021 e 0,010, g mg-1 min-1, respectivamente. Os modelos de Langmuir e Freundlich foram empregados para analisar os dados experimentais em sua forma linearizada. O primeiro modelo apresentou melhor adequação para a adsorção do corante Vermelho Remazol 5R com adsorção máxima de 10.2 mg/g em pH 2,0. Nas condições estudadas, a remoção do corante de soluções aquosas utilizando casca de arroz como adsorvente apresentou bons resultados, podendo este ser empregado como alternativa para o tratamento de efluentes têxteis.Palavras-chave: Casca de Arroz. Corante têxtil. Adsorção.
id UFMA-5_9a0f8b7ce8145f37b7a9ae9e394c9202
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5RA casca de arroz foi aplicada como biosorvente alternativo para remoção do corante têxtil Vermelho Remazol 5R de soluções aquosas. Visando obter as melhores condições de remoção deste corante, verificou-se a influência do pH, tempo de contato, concentração e temperatura. O estudo cinético foi realizado em duas concentrações e após o processo de adsorção a concentração de corante na solução foi determinada por espectrofotometria. Os resultados foram ajustados aos modelos de pseudo-primeira ordem e segunda ordem. O modelo de segunda ordem resultou no melhor ajuste com os dados experimentais para 100 mg/L (R2 = 0,999) e 250 mg/L (R2 = 0,999) com constantes de velocidade de adsorção, k2, de 0,021 e 0,010, g mg-1 min-1, respectivamente. Os modelos de Langmuir e Freundlich foram empregados para analisar os dados experimentais em sua forma linearizada. O primeiro modelo apresentou melhor adequação para a adsorção do corante Vermelho Remazol 5R com adsorção máxima de 10.2 mg/g em pH 2,0. Nas condições estudadas, a remoção do corante de soluções aquosas utilizando casca de arroz como adsorvente apresentou bons resultados, podendo este ser empregado como alternativa para o tratamento de efluentes têxteis.Palavras-chave: Casca de Arroz. Corante têxtil. Adsorção.Universidade Federal do Maranhão2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98Cadernos de Pesquisa; v. 16 n. 2 (2009)2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98/78Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ediani PauráSantana, Sirlane Aparecida AbreuSilva, Hildo Antonio dos SantosBezerra, Cícero Wellington BritoSchultz, Mario Sergio2010-12-16T12:06:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:25.832922Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
title USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
spellingShingle USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
Costa, Ediani Paurá
title_short USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
title_full USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
title_fullStr USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
title_full_unstemmed USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
title_sort USO DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VERMELHO REMAZOL 5R
author Costa, Ediani Paurá
author_facet Costa, Ediani Paurá
Santana, Sirlane Aparecida Abreu
Silva, Hildo Antonio dos Santos
Bezerra, Cícero Wellington Brito
Schultz, Mario Sergio
author_role author
author2 Santana, Sirlane Aparecida Abreu
Silva, Hildo Antonio dos Santos
Bezerra, Cícero Wellington Brito
Schultz, Mario Sergio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ediani Paurá
Santana, Sirlane Aparecida Abreu
Silva, Hildo Antonio dos Santos
Bezerra, Cícero Wellington Brito
Schultz, Mario Sergio
description A casca de arroz foi aplicada como biosorvente alternativo para remoção do corante têxtil Vermelho Remazol 5R de soluções aquosas. Visando obter as melhores condições de remoção deste corante, verificou-se a influência do pH, tempo de contato, concentração e temperatura. O estudo cinético foi realizado em duas concentrações e após o processo de adsorção a concentração de corante na solução foi determinada por espectrofotometria. Os resultados foram ajustados aos modelos de pseudo-primeira ordem e segunda ordem. O modelo de segunda ordem resultou no melhor ajuste com os dados experimentais para 100 mg/L (R2 = 0,999) e 250 mg/L (R2 = 0,999) com constantes de velocidade de adsorção, k2, de 0,021 e 0,010, g mg-1 min-1, respectivamente. Os modelos de Langmuir e Freundlich foram empregados para analisar os dados experimentais em sua forma linearizada. O primeiro modelo apresentou melhor adequação para a adsorção do corante Vermelho Remazol 5R com adsorção máxima de 10.2 mg/g em pH 2,0. Nas condições estudadas, a remoção do corante de soluções aquosas utilizando casca de arroz como adsorvente apresentou bons resultados, podendo este ser empregado como alternativa para o tratamento de efluentes têxteis.Palavras-chave: Casca de Arroz. Corante têxtil. Adsorção.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/98/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 16 n. 2 (2009)
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876445556736