EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480 |
Resumo: | No Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos. |
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EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVASEVALUATION OF GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL - CARACTERIZATION AND PERSPECTIVESAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVASstricto sensu post-graduationregulationevaluationuniversity managementpós-graduação stricto sensuregulaçãoavaliaçãogestão universitáriaposgraduación stricto sensuregulaciónevaluacióngestión universitariaNo Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos.En Brasil, los cursos de postgrado se rigen por una normativa que organiza su oferta y les da reconocimiento, teniendo sus procesos de evaluación dirigidos por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). Este artículo tiene como tema la evaluación posterior a la graduación en Brasil. A partir de un estudio bibliográfico y documental, el trabajo presenta las referencias conceptuales que han anclado los procesos de evaluación de la Educación Superior, el rescate de los hitos primordiales de la posgraduación brasileña, la historia de la evaluación de la posgraduación y las tensiones que permean los procesos de evaluación actuales. Se espera que este artículo pueda contribuir a los debates y estudios sobre la evaluación y regulación del posgrado stricto sensu, así como a las reflexiones sobre el compromiso de los actores sociales que integran los programas y la corresponsabilidad en la construcción de procesos de evaluación democráticos y socialmente comprometidos.In Brazil, the post-graduation courses are governed by norms that organize their offer and give them recognition, having their evaluation processes conducted by the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES). The present article has as its theme the evaluation of post-graduation courses in Brazil. Based on a bibliographic and documental study, the work presents conceptual references which have anchored the processes of evaluation of higher education, rescue of primordial milestones of Brazilian post-graduation, the history of post-graduation evaluation and the tensions which permeate the current evaluation processes. It is hoped that this article may contribute to debates and studies on the evaluation and regulation of the post-gradu-ation stricto sensu, as well as to reflections on the engagement of social actors integrating the programs and the co-responsibility in the construction of democratic and socially committed evaluation processes.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1948010.18764/2178-2229v29n2.2022.35Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 303-3222178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480/11135http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza , Andreliza CristinaDuarte, Ana Lúcia CunhaSeiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19480Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:24.734500Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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