TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449 |
Resumo: | Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación. |
id |
UFMA-5_9f8890a43f544fc06eb9f0e1eb40bdc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10449 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universalPesquisa em formação de professoresMetodologia de pesquisaPesquisa em educaçãoEste artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044910.18764/2178-2229.v25n4p207-224Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 207-2242178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449/6047Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanowski, Joana Paulin2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10449Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.310102Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
title |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
spellingShingle |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal Romanowski, Joana Paulin Pesquisa em formação de professores Metodologia de pesquisa Pesquisa em educação |
title_short |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
title_full |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
title_fullStr |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
title_full_unstemmed |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
title_sort |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal |
author |
Romanowski, Joana Paulin |
author_facet |
Romanowski, Joana Paulin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanowski, Joana Paulin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em formação de professores Metodologia de pesquisa Pesquisa em educação |
topic |
Pesquisa em formação de professores Metodologia de pesquisa Pesquisa em educação |
description |
Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449 10.18764/2178-2229.v25n4p207-224 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v25n4p207-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449/6047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 207-224 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879701385216 |