TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanowski, Joana Paulin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449
Resumo: Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.
id UFMA-5_9f8890a43f544fc06eb9f0e1eb40bdc2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10449
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universalPesquisa em formação de professoresMetodologia de pesquisaPesquisa em educaçãoEste artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044910.18764/2178-2229.v25n4p207-224Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 207-2242178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449/6047Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanowski, Joana Paulin2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10449Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.310102Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
title TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
spellingShingle TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
Romanowski, Joana Paulin
Pesquisa em formação de professores
Metodologia de pesquisa
Pesquisa em educação
title_short TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
title_full TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
title_fullStr TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
title_sort TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
author Romanowski, Joana Paulin
author_facet Romanowski, Joana Paulin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanowski, Joana Paulin
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em formação de professores
Metodologia de pesquisa
Pesquisa em educação
topic Pesquisa em formação de professores
Metodologia de pesquisa
Pesquisa em educação
description Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universalAbstractThis article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universalResumenEste artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449
10.18764/2178-2229.v25n4p207-224
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n4p207-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449/6047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 207-224
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879701385216