Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/522
Resumo: [DOSSIÊ] O objetivo deste artigo é discutir as principais diferenças, em termos teóricos, metodológicos e conceituais, entre a pesquisa acadêmica sobre formação de professores e a pesquisa desenvolvida por docentes e formadores de professores sobre a sua própria prática. O principal argumento defendido pelo autor é que esses dois tipos de pesquisa não devem ser compreendidos de maneira hierárquica, dicotômica ou concorrente. Defende-se a ideia que esses diferentes tipos de investigação têm propósitos distintos e, consequentemente, contribuem de modos também distintos para o pensar/re-pensar e fazer/re-fazer da formação de professores.
id UEMG-2_d92742bff91b84624df9e27885b1859b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"Formação de ProfessoresPesquisaPesquisa-ação[DOSSIÊ] O objetivo deste artigo é discutir as principais diferenças, em termos teóricos, metodológicos e conceituais, entre a pesquisa acadêmica sobre formação de professores e a pesquisa desenvolvida por docentes e formadores de professores sobre a sua própria prática. O principal argumento defendido pelo autor é que esses dois tipos de pesquisa não devem ser compreendidos de maneira hierárquica, dicotômica ou concorrente. Defende-se a ideia que esses diferentes tipos de investigação têm propósitos distintos e, consequentemente, contribuem de modos também distintos para o pensar/re-pensar e fazer/re-fazer da formação de professores.EDUEMG2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/52210.24934/eef.v17i23.522Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 45-58Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 45-58Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 45-582317-00931519-332210.24934/eef.v17i23reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/522/345Diniz-Pereira, Júlio Emílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
title Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
spellingShingle Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Formação de Professores
Pesquisa
Pesquisa-ação
title_short Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
title_full Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
title_fullStr Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
title_full_unstemmed Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
title_sort Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
author Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_facet Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz-Pereira, Júlio Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Pesquisa
Pesquisa-ação
topic Formação de Professores
Pesquisa
Pesquisa-ação
description [DOSSIÊ] O objetivo deste artigo é discutir as principais diferenças, em termos teóricos, metodológicos e conceituais, entre a pesquisa acadêmica sobre formação de professores e a pesquisa desenvolvida por docentes e formadores de professores sobre a sua própria prática. O principal argumento defendido pelo autor é que esses dois tipos de pesquisa não devem ser compreendidos de maneira hierárquica, dicotômica ou concorrente. Defende-se a ideia que esses diferentes tipos de investigação têm propósitos distintos e, consequentemente, contribuem de modos também distintos para o pensar/re-pensar e fazer/re-fazer da formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/522
10.24934/eef.v17i23.522
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/522
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i23.522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/522/345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 45-58
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 45-58
Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 45-58
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i23
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468898164736