A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanceverino, Adriana Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296
Resumo: Este artigo tem o intuito de apresentar um balanço do estado do conhecimento da produção acadêmica stricto sensu da Educação de Jovens e Adultos/EJA, desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre os seus pressupostos teórico-metodológicos e principais objetos de pesquisa. O estudo constitui uma abordagem quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico mediante a análise de conteúdo. A metodologia é de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro e Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin e Dantas (2015), Losso (2012), entre outros. Resultados indicam que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em razão de objetos pouco abordados como: aprendizagem adulta e mediação pedagógica; relações étnicos raciais; gênero; educação nas prisões; juvenilização; formação docente inicial; abordagens cognitivas; o trabalho como princípio pedagógico.Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudos de pós-graduação; estado do conhecimento. STRICTO SENSU ACADEMIC PRODUCTION ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN AND OF RIO GRANDE DO SUL / BRAbstractThe objective of this study is to assess the state of knowledge of the stricto sensu academic production on Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly on its theoretical-methodological assumptions and main objects of the research. The study has a quantitative and qualitative approach, bibliographical nature and was carried out through content analysis. The methodology is inventorial and descriptive of the academic production on EJA. The study is based on the theoretical contributions of Romanowski and Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro and Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin and Dantas (2015), Losso (2012), among others. The results indicate that there are still great needs and possibilities of research due to objects poorly addressed as: adult learning and pedagogical mediation; racial ethnic relations; genre; education in prisons; juvenilization; initial teacher training; cognitive approaches; work as a pedagogical principle.Keywords: youth and adult education; postgraduate studies; state of knowledge.LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA STRICTO SENSU SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL Y DEL RÍO GRANDE DEL SUR / BR ResumenEste artículo  tiene el propósito de presentar un estudio que sitúa el balance del estado del conocimiento de la producción académica stricto sensu sobre la Educación de Jóvenes y Adultos/EJA, desarrollada en el ámbito del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre sus presupuestos teórico-metodológicos y principales objetos. El estudio  constituye  un abordaje cuantitativo y cualitativo, de cuño bibliográfico mediante el análisis de contenido. La metodología es de carácter inventariante y descriptivo de la producción académica sobre la temática de la EJA. En el caso de que se trate de una de las más importantes, (2001), Meksenas (2002), Laffin y Dantas (2015), Losso (2012), entre otros. Los resultados indican que aún hay grandes necesidades y posibilidades de investigación en razón de objetos poco abordados como: aprendizaje adulto y mediación pedagógica; relaciones étnicas raciales; género; educación en las cárceles; juvenilización; formación docente inicial; enfoques cognitivos; el trabajo como principio pedagógico.Palabras clave: educación de jóvenes y adultos; estudios de postgrado; estado del conocimiento.
id UFMA-5_a1c4aee33ff98118fb1caeb8adb46e92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10296
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BREducação de Jovens e AdultosEstudo de Pós GraduaçãoEstado do ConhecimentoEducação de Jovens e AdultosEste artigo tem o intuito de apresentar um balanço do estado do conhecimento da produção acadêmica stricto sensu da Educação de Jovens e Adultos/EJA, desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre os seus pressupostos teórico-metodológicos e principais objetos de pesquisa. O estudo constitui uma abordagem quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico mediante a análise de conteúdo. A metodologia é de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro e Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin e Dantas (2015), Losso (2012), entre outros. Resultados indicam que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em razão de objetos pouco abordados como: aprendizagem adulta e mediação pedagógica; relações étnicos raciais; gênero; educação nas prisões; juvenilização; formação docente inicial; abordagens cognitivas; o trabalho como princípio pedagógico.Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudos de pós-graduação; estado do conhecimento. STRICTO SENSU ACADEMIC PRODUCTION ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN AND OF RIO GRANDE DO SUL / BRAbstractThe objective of this study is to assess the state of knowledge of the stricto sensu academic production on Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly on its theoretical-methodological assumptions and main objects of the research. The study has a quantitative and qualitative approach, bibliographical nature and was carried out through content analysis. The methodology is inventorial and descriptive of the academic production on EJA. The study is based on the theoretical contributions of Romanowski and Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro and Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin and Dantas (2015), Losso (2012), among others. The results indicate that there are still great needs and possibilities of research due to objects poorly addressed as: adult learning and pedagogical mediation; racial ethnic relations; genre; education in prisons; juvenilization; initial teacher training; cognitive approaches; work as a pedagogical principle.Keywords: youth and adult education; postgraduate studies; state of knowledge.LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA STRICTO SENSU SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL Y DEL RÍO GRANDE DEL SUR / BR ResumenEste artículo  tiene el propósito de presentar un estudio que sitúa el balance del estado del conocimiento de la producción académica stricto sensu sobre la Educación de Jóvenes y Adultos/EJA, desarrollada en el ámbito del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre sus presupuestos teórico-metodológicos y principales objetos. El estudio  constituye  un abordaje cuantitativo y cualitativo, de cuño bibliográfico mediante el análisis de contenido. La metodología es de carácter inventariante y descriptivo de la producción académica sobre la temática de la EJA. En el caso de que se trate de una de las más importantes, (2001), Meksenas (2002), Laffin y Dantas (2015), Losso (2012), entre otros. Los resultados indican que aún hay grandes necesidades y posibilidades de investigación en razón de objetos poco abordados como: aprendizaje adulto y mediación pedagógica; relaciones étnicas raciales; género; educación en las cárceles; juvenilización; formación docente inicial; enfoques cognitivos; el trabajo como principio pedagógico.Palabras clave: educación de jóvenes y adultos; estudios de postgrado; estado del conocimiento.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Revisão da Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1029610.18764/2178-2229v28n3.202138Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 60-832178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296/9635http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296/10477Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanceverino, Adriana ReginaLaffin, Maria Herminia Lage Fernandes2021-12-09T22:35:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10296Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:00.385673Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
title A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
spellingShingle A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
Sanceverino, Adriana Regina
Educação de Jovens e Adultos
Estudo de Pós Graduação
Estado do Conhecimento
Educação de Jovens e Adultos
title_short A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
title_full A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
title_fullStr A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
title_sort A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
author Sanceverino, Adriana Regina
author_facet Sanceverino, Adriana Regina
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author_role author
author2 Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanceverino, Adriana Regina
Laffin, Maria Herminia Lage Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Estudo de Pós Graduação
Estado do Conhecimento
Educação de Jovens e Adultos
topic Educação de Jovens e Adultos
Estudo de Pós Graduação
Estado do Conhecimento
Educação de Jovens e Adultos
description Este artigo tem o intuito de apresentar um balanço do estado do conhecimento da produção acadêmica stricto sensu da Educação de Jovens e Adultos/EJA, desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre os seus pressupostos teórico-metodológicos e principais objetos de pesquisa. O estudo constitui uma abordagem quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico mediante a análise de conteúdo. A metodologia é de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro e Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin e Dantas (2015), Losso (2012), entre outros. Resultados indicam que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em razão de objetos pouco abordados como: aprendizagem adulta e mediação pedagógica; relações étnicos raciais; gênero; educação nas prisões; juvenilização; formação docente inicial; abordagens cognitivas; o trabalho como princípio pedagógico.Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudos de pós-graduação; estado do conhecimento. STRICTO SENSU ACADEMIC PRODUCTION ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN AND OF RIO GRANDE DO SUL / BRAbstractThe objective of this study is to assess the state of knowledge of the stricto sensu academic production on Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly on its theoretical-methodological assumptions and main objects of the research. The study has a quantitative and qualitative approach, bibliographical nature and was carried out through content analysis. The methodology is inventorial and descriptive of the academic production on EJA. The study is based on the theoretical contributions of Romanowski and Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro and Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin and Dantas (2015), Losso (2012), among others. The results indicate that there are still great needs and possibilities of research due to objects poorly addressed as: adult learning and pedagogical mediation; racial ethnic relations; genre; education in prisons; juvenilization; initial teacher training; cognitive approaches; work as a pedagogical principle.Keywords: youth and adult education; postgraduate studies; state of knowledge.LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA STRICTO SENSU SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL Y DEL RÍO GRANDE DEL SUR / BR ResumenEste artículo  tiene el propósito de presentar un estudio que sitúa el balance del estado del conocimiento de la producción académica stricto sensu sobre la Educación de Jóvenes y Adultos/EJA, desarrollada en el ámbito del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre sus presupuestos teórico-metodológicos y principales objetos. El estudio  constituye  un abordaje cuantitativo y cualitativo, de cuño bibliográfico mediante el análisis de contenido. La metodología es de carácter inventariante y descriptivo de la producción académica sobre la temática de la EJA. En el caso de que se trate de una de las más importantes, (2001), Meksenas (2002), Laffin y Dantas (2015), Losso (2012), entre otros. Los resultados indican que aún hay grandes necesidades y posibilidades de investigación en razón de objetos poco abordados como: aprendizaje adulto y mediación pedagógica; relaciones étnicas raciales; género; educación en las cárceles; juvenilización; formación docente inicial; enfoques cognitivos; el trabajo como principio pedagógico.Palabras clave: educación de jóvenes y adultos; estudios de postgrado; estado del conocimiento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica; Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296
10.18764/2178-2229v28n3.202138
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296/9635
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10296/10477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 60-83
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879654199296