PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8025
Resumo:  O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de revisão curricular do curso de Ciências de Educação da Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. Tendo em conta as informações recolhidas nesta investigação, por meio de entrevistas, grupos focais, documentos oficiais e pautado nas perspectivas de Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) e Bordenave (2008), foi possível através de uma análise qualitativa, inferir que o processo de revisão curricular foi excludente, não democrático e que a despeito da abertura parcial para a participação de um pequeno grupo de professores doutores na comissão da revisão, a participação não foi tão efetiva, visto que, a maioria dos professores entrevistados entendeu que muitos aspectos que foram discutidos na comissão não apareceram no documento final e acrescentam que a revisão começou de cima para baixo e não de baixo para cima como alegaram os dirigentes entrevistados. Além disso, os alunos não foram convidados a participar no processo, ou seja, as suas itinerâncias que também são relevantes ficaram ausentes.Palavras-chave: Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.THE CURRICULUM REVIEW PROCESS IN THE EDUCATION SCIENCE COURSE: sense, understanding and participation Abstract: The present article aims to analyze the curricular revision process of the course of Educational Sciences of the University of Cape Verde - Uni-CV. Considering the information collected in this research, through interviews, focus groups and official documents, and based on the perspectives of Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) and Bordenave (2008),  it was possible through a qualitative analysis to infer that the curricular revision process was excludent, undemocratic and despite the partial opening to participation of a small group of phd‘s in the review committee, the participation was not so effective, since most of the teachers interviewed understood that many aspects that were discussed in the committee did not appear in the final document and they add that the review began from top to bottom and not from the bottom to top as interviewed leaders claimed. In addition, the students were not invited to participate in the process, it means that their itineraries that are also relevant were absent.Keywords: Curricular revision. Education sciences. Participation. Understandings. PROCESO DE REVISIÓN CURRICULAR EN EL CURSO DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN: sentino, comprensiones e participación Resumem: El presente artículo tiene como objetivo analizar el proceso de revisión curricular del curso de Ciencia de la Educación de la Universidad de Cabo Verde-Uni-CV.  Llevando en consideración las informaciones recogidas en esta investigación, por medio de entrevistas, grupos focales y documentos oficiales  y pautado en las perspectivas de: Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) y Bordenave (2008), fue posible a través de un análisis cualitativa, inferir que el proceso de revisión curricular fue excluyente, no democrático y que a pesar de la abertura parcial para la participación de un pequeño grupo de profesores doctores en la comisión de revisión,  a participación no fue tan efectiva, si tenemos en cuenta que, la mayoría de los profesores entrevistados entendió que muchos aspectos que fueron discutidos en la comisión no aparecieron en el documento final e incrementaron que la revisión comenzó de arriba para abajo y no de abajo para arriba como alegaron los dirigentes entrevistados. Además de eso, los alumnos no fueron invitados a participar en el proceso, o sea, sus trayectorias que también son relevantes no fueron llevadas en consideración.Palabras clave: Revisión curricular. Ciencia de la educación. Participación. Comprensiones. 
id UFMA-5_b051cb943608285fea852c54e87f95cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8025
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participaçãoRevisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões. O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de revisão curricular do curso de Ciências de Educação da Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. Tendo em conta as informações recolhidas nesta investigação, por meio de entrevistas, grupos focais, documentos oficiais e pautado nas perspectivas de Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) e Bordenave (2008), foi possível através de uma análise qualitativa, inferir que o processo de revisão curricular foi excludente, não democrático e que a despeito da abertura parcial para a participação de um pequeno grupo de professores doutores na comissão da revisão, a participação não foi tão efetiva, visto que, a maioria dos professores entrevistados entendeu que muitos aspectos que foram discutidos na comissão não apareceram no documento final e acrescentam que a revisão começou de cima para baixo e não de baixo para cima como alegaram os dirigentes entrevistados. Além disso, os alunos não foram convidados a participar no processo, ou seja, as suas itinerâncias que também são relevantes ficaram ausentes.Palavras-chave: Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.THE CURRICULUM REVIEW PROCESS IN THE EDUCATION SCIENCE COURSE: sense, understanding and participation Abstract: The present article aims to analyze the curricular revision process of the course of Educational Sciences of the University of Cape Verde - Uni-CV. Considering the information collected in this research, through interviews, focus groups and official documents, and based on the perspectives of Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) and Bordenave (2008),  it was possible through a qualitative analysis to infer that the curricular revision process was excludent, undemocratic and despite the partial opening to participation of a small group of phd‘s in the review committee, the participation was not so effective, since most of the teachers interviewed understood that many aspects that were discussed in the committee did not appear in the final document and they add that the review began from top to bottom and not from the bottom to top as interviewed leaders claimed. In addition, the students were not invited to participate in the process, it means that their itineraries that are also relevant were absent.Keywords: Curricular revision. Education sciences. Participation. Understandings. PROCESO DE REVISIÓN CURRICULAR EN EL CURSO DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN: sentino, comprensiones e participación Resumem: El presente artículo tiene como objetivo analizar el proceso de revisión curricular del curso de Ciencia de la Educación de la Universidad de Cabo Verde-Uni-CV.  Llevando en consideración las informaciones recogidas en esta investigación, por medio de entrevistas, grupos focales y documentos oficiales  y pautado en las perspectivas de: Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) y Bordenave (2008), fue posible a través de un análisis cualitativa, inferir que el proceso de revisión curricular fue excluyente, no democrático y que a pesar de la abertura parcial para la participación de un pequeño grupo de profesores doctores en la comisión de revisión,  a participación no fue tan efectiva, si tenemos en cuenta que, la mayoría de los profesores entrevistados entendió que muchos aspectos que fueron discutidos en la comisión no aparecieron en el documento final e incrementaron que la revisión comenzó de arriba para abajo y no de abajo para arriba como alegaron los dirigentes entrevistados. Además de eso, los alumnos no fueron invitados a participar en el proceso, o sea, sus trayectorias que también son relevantes no fueron llevadas en consideración.Palabras clave: Revisión curricular. Ciencia de la educación. Participación. Comprensiones. Universidade Federal do Maranhão2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/802510.18764/2178-2229.v24n3p26-40Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 26-402178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8025/4930Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Emanuel Alberto Cardoso2018-04-23T16:25:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8025Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:53.999264Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
title PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
spellingShingle PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.
title_short PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
title_full PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
title_fullStr PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
title_full_unstemmed PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
title_sort PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
author Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
author_facet Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.
topic Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.
description  O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de revisão curricular do curso de Ciências de Educação da Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. Tendo em conta as informações recolhidas nesta investigação, por meio de entrevistas, grupos focais, documentos oficiais e pautado nas perspectivas de Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) e Bordenave (2008), foi possível através de uma análise qualitativa, inferir que o processo de revisão curricular foi excludente, não democrático e que a despeito da abertura parcial para a participação de um pequeno grupo de professores doutores na comissão da revisão, a participação não foi tão efetiva, visto que, a maioria dos professores entrevistados entendeu que muitos aspectos que foram discutidos na comissão não apareceram no documento final e acrescentam que a revisão começou de cima para baixo e não de baixo para cima como alegaram os dirigentes entrevistados. Além disso, os alunos não foram convidados a participar no processo, ou seja, as suas itinerâncias que também são relevantes ficaram ausentes.Palavras-chave: Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.THE CURRICULUM REVIEW PROCESS IN THE EDUCATION SCIENCE COURSE: sense, understanding and participation Abstract: The present article aims to analyze the curricular revision process of the course of Educational Sciences of the University of Cape Verde - Uni-CV. Considering the information collected in this research, through interviews, focus groups and official documents, and based on the perspectives of Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) and Bordenave (2008),  it was possible through a qualitative analysis to infer that the curricular revision process was excludent, undemocratic and despite the partial opening to participation of a small group of phd‘s in the review committee, the participation was not so effective, since most of the teachers interviewed understood that many aspects that were discussed in the committee did not appear in the final document and they add that the review began from top to bottom and not from the bottom to top as interviewed leaders claimed. In addition, the students were not invited to participate in the process, it means that their itineraries that are also relevant were absent.Keywords: Curricular revision. Education sciences. Participation. Understandings. PROCESO DE REVISIÓN CURRICULAR EN EL CURSO DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN: sentino, comprensiones e participación Resumem: El presente artículo tiene como objetivo analizar el proceso de revisión curricular del curso de Ciencia de la Educación de la Universidad de Cabo Verde-Uni-CV.  Llevando en consideración las informaciones recogidas en esta investigación, por medio de entrevistas, grupos focales y documentos oficiales  y pautado en las perspectivas de: Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) y Bordenave (2008), fue posible a través de un análisis cualitativa, inferir que el proceso de revisión curricular fue excluyente, no democrático y que a pesar de la abertura parcial para la participación de un pequeño grupo de profesores doctores en la comisión de revisión,  a participación no fue tan efectiva, si tenemos en cuenta que, la mayoría de los profesores entrevistados entendió que muchos aspectos que fueron discutidos en la comisión no aparecieron en el documento final e incrementaron que la revisión comenzó de arriba para abajo y no de abajo para arriba como alegaron los dirigentes entrevistados. Además de eso, los alumnos no fueron invitados a participar en el proceso, o sea, sus trayectorias que también son relevantes no fueron llevadas en consideración.Palabras clave: Revisión curricular. Ciencia de la educación. Participación. Comprensiones. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8025
10.18764/2178-2229.v24n3p26-40
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8025
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n3p26-40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8025/4930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 26-40
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879027150848