ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strieder, Roseline Beatriz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Watanabe-Caramello, Giselle, Gehlen, Simoni Tormöhlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664
Resumo: Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar. In this article, we analyze the comprehensions of teachers about the Thematic Approach. A questionnaire was conducted with 13 Physics teachers from Secondary Education. It was explored the importance that teachers attach to the thematic work in classroom, the topics considered relevant and possible connections between the themes and physical concepts. The results lead to the understandings of teachers in three spheres that articulate the Thematic Ap proach to (i) problem resolution, (ii) discussions of Science - Technology - So ciety and (iii) the established curriculum in schools. It was found that teachers have an understanding of the possibilities of Thematic Approach in Secondary Education related to problem solving and to the possibility of discussions on the scientific and technological development, even on a not very critical way; also, they have clarity, within a simplified view, of content that can assist them in understanding a given theme. There is the need to problematize and deepen teachers' understandings about the approach to themes, in particular regarding to the role that the scientific themes and knowledges take in the school context.
id UFMG-11_a434b93ec7367de7d3acf6ff4c8e5712
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34664
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERSAbordagem Temática; Compreensões de Professores; Ensino de Física.Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar. In this article, we analyze the comprehensions of teachers about the Thematic Approach. A questionnaire was conducted with 13 Physics teachers from Secondary Education. It was explored the importance that teachers attach to the thematic work in classroom, the topics considered relevant and possible connections between the themes and physical concepts. The results lead to the understandings of teachers in three spheres that articulate the Thematic Ap proach to (i) problem resolution, (ii) discussions of Science - Technology - So ciety and (iii) the established curriculum in schools. It was found that teachers have an understanding of the possibilities of Thematic Approach in Secondary Education related to problem solving and to the possibility of discussions on the scientific and technological development, even on a not very critical way; also, they have clarity, within a simplified view, of content that can assist them in understanding a given theme. There is the need to problematize and deepen teachers' understandings about the approach to themes, in particular regarding to the role that the scientific themes and knowledges take in the school context.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3466410.1590/1983-21172012140210Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664/27381Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessStrieder, Roseline Beatriz Watanabe-Caramello, Giselle Gehlen, Simoni Tormöhlen 2021-06-16T23:18:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34664Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T23:18:06Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
title ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
spellingShingle ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
Strieder, Roseline Beatriz
Abordagem Temática; Compreensões de Professores; Ensino de Física.
title_short ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
title_full ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
title_fullStr ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
title_full_unstemmed ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
title_sort ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA: THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS
author Strieder, Roseline Beatriz
author_facet Strieder, Roseline Beatriz
Watanabe-Caramello, Giselle
Gehlen, Simoni Tormöhlen
author_role author
author2 Watanabe-Caramello, Giselle
Gehlen, Simoni Tormöhlen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
Watanabe-Caramello, Giselle
Gehlen, Simoni Tormöhlen
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Temática; Compreensões de Professores; Ensino de Física.
topic Abordagem Temática; Compreensões de Professores; Ensino de Física.
description Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar. In this article, we analyze the comprehensions of teachers about the Thematic Approach. A questionnaire was conducted with 13 Physics teachers from Secondary Education. It was explored the importance that teachers attach to the thematic work in classroom, the topics considered relevant and possible connections between the themes and physical concepts. The results lead to the understandings of teachers in three spheres that articulate the Thematic Ap proach to (i) problem resolution, (ii) discussions of Science - Technology - So ciety and (iii) the established curriculum in schools. It was found that teachers have an understanding of the possibilities of Thematic Approach in Secondary Education related to problem solving and to the possibility of discussions on the scientific and technological development, even on a not very critical way; also, they have clarity, within a simplified view, of content that can assist them in understanding a given theme. There is the need to problematize and deepen teachers' understandings about the approach to themes, in particular regarding to the role that the scientific themes and knowledges take in the school context.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664
10.1590/1983-21172012140210
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664/27381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164981051392