FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Francisca das Chagas Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029
Resumo:  Este artigo analisa as políticas públicas educacionais que se referem às orientações sobre formação docente, na expectativa de identificar os avanços da formação continuada dos professores da educação básica que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão. Dada a necessidade de elaboração de estratégias diferenciadas nessa modalidade de ensino, a formação continuada de educadores de jovens, adultos e idosos representa uma alternativa para atender à realidade e aos interesses dos educandos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental e uma investigação no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, com técnicos desse órgão, por meio de entrevistas e levantamento de dados estatísticos que, depois de tabulados, analisados e qualificados respaldaram a elaboração do presente artigo. Nas considerações finais, apresentamos alguns elementos decorrentes da pesquisa realizada, os quais nos permitem apontar que, no estado do Maranhão, as ações de formação continuada nesse campo educacional ainda estão longe de atingir todos os professores que atuam nessa modalidade de ensino, inviabilizando o adequado aperfeiçoamento desses profissionais. A implementação das ações esbarra na descontinuidade das políticas públicas, na falta de orçamento e nas mudanças frequentes na coordenação das ações de Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da referida instituição sem qualquer aproveitamento ou aperfeiçoamento do que já havia sido iniciado.Palavras-chave: Formação. Educação. Professores.CONTINUED EDUCATION FOR TEACHERS’ CONTINUED TRAINING IN THE PROGRAM FOR EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY STUDENTS: legal aspects and implementation of actions directed basic education teachers Abstract: This article analyses the educational public policies related to the teachers’ training guidelines in order to identify the advances in the continued training program to basic education teachers who work with the Education of Young, Adults and Elderly at the public network of the State of Maranhão.  Due to the necessity of implementing different strategies in this kind of teaching, continued training of teachers of youngsters and adults represents an option to attain to the reality and the interests of the students. That study is characterized as a qualitative and quantitative research, it utilizes as methodological procedures literature and documentary research and investigation within the Secretariat of Education of the State of Maranhão, with technicians from this office, by means of interviews and surveys which, after being tabled, analyzed and qualified they reinforce the production of this article. In the conclusion we present some elements from the research accomplished which allow us point out that in the state of Maranhão actions for continued training in this educational field are still a long way to reach all teachers who work in this kind of teaching, hindering adequate improvement of teachers. The implementation of actions lacks continuation of policies, budget, apart from frequent changes in the coordination of actions for Education of Young, Adults and Elderly within the institution itself which contributes to the non-continuation or change of government policies, without any profit or improvement of what had already been started.Keywords: Training. Education. Teachers. FORMACIÓN CONTINUA EN EDUCACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y ANCIANOS: aspectos legales y implementación de acciones dirigidas a los profesores de educación básicaResumen: Este artículo analiza las políticas públicas educativas que hacen referencia a las directrices sobre la formación del profesorado, con la esperanza de identificar los progresos de la educación continua de los profesores de la enseñanza de educación primaria que trabajan en la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos de las escuelas públicas del Estado de Maranhão. Con la necesidad de preparar estrategias diferentes en ese modo de la educación, la formación continua de profesores de los jóvenes, adultos y ancianos es una alternativa para ayudar en la realidad y en los intereses de eses estudiantes. Ese estudio caracterizase como una investigación cualitativa y cuantitativa, utilizando procedimientos metodológicos como a investigación de la literatura y documental y la investigación en el Departamento de Estado de Educación de Maranhão, con su proprio cuerpo técnico, a través de entrevistas y estadísticas, que después de tabulados, analizados y calificados apoyó la preparación de este artículo. En las consideraciones finales presentamos algunos resultados de el estudio hecho que nos permiten señalar que, en el estado de Maranhão, las acciones de formación continua en ese campo de la educación, aún están lejos de llegar a todos los profesores involucrado en este tipo de educación, lo que hace imposible el desarrollo adecuado de los maestros. La realización de acciones choca con la discontinuidad de las políticas, en la falta de presupuesto, además de los frecuentes cambios en la coordinación de las acciones de la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos en el contexto de la institución sin ningún tipo de recuperación o mejora de lo que ya se había iniciado.Palabras clave: Formación. Educación. Profesores.
id UFMA-5_bbd457d577ef4730d64df0bd842b544b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8029
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básicaFormação. Educação. Professores. Este artigo analisa as políticas públicas educacionais que se referem às orientações sobre formação docente, na expectativa de identificar os avanços da formação continuada dos professores da educação básica que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão. Dada a necessidade de elaboração de estratégias diferenciadas nessa modalidade de ensino, a formação continuada de educadores de jovens, adultos e idosos representa uma alternativa para atender à realidade e aos interesses dos educandos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental e uma investigação no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, com técnicos desse órgão, por meio de entrevistas e levantamento de dados estatísticos que, depois de tabulados, analisados e qualificados respaldaram a elaboração do presente artigo. Nas considerações finais, apresentamos alguns elementos decorrentes da pesquisa realizada, os quais nos permitem apontar que, no estado do Maranhão, as ações de formação continuada nesse campo educacional ainda estão longe de atingir todos os professores que atuam nessa modalidade de ensino, inviabilizando o adequado aperfeiçoamento desses profissionais. A implementação das ações esbarra na descontinuidade das políticas públicas, na falta de orçamento e nas mudanças frequentes na coordenação das ações de Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da referida instituição sem qualquer aproveitamento ou aperfeiçoamento do que já havia sido iniciado.Palavras-chave: Formação. Educação. Professores.CONTINUED EDUCATION FOR TEACHERS’ CONTINUED TRAINING IN THE PROGRAM FOR EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY STUDENTS: legal aspects and implementation of actions directed basic education teachers Abstract: This article analyses the educational public policies related to the teachers’ training guidelines in order to identify the advances in the continued training program to basic education teachers who work with the Education of Young, Adults and Elderly at the public network of the State of Maranhão.  Due to the necessity of implementing different strategies in this kind of teaching, continued training of teachers of youngsters and adults represents an option to attain to the reality and the interests of the students. That study is characterized as a qualitative and quantitative research, it utilizes as methodological procedures literature and documentary research and investigation within the Secretariat of Education of the State of Maranhão, with technicians from this office, by means of interviews and surveys which, after being tabled, analyzed and qualified they reinforce the production of this article. In the conclusion we present some elements from the research accomplished which allow us point out that in the state of Maranhão actions for continued training in this educational field are still a long way to reach all teachers who work in this kind of teaching, hindering adequate improvement of teachers. The implementation of actions lacks continuation of policies, budget, apart from frequent changes in the coordination of actions for Education of Young, Adults and Elderly within the institution itself which contributes to the non-continuation or change of government policies, without any profit or improvement of what had already been started.Keywords: Training. Education. Teachers. FORMACIÓN CONTINUA EN EDUCACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y ANCIANOS: aspectos legales y implementación de acciones dirigidas a los profesores de educación básicaResumen: Este artículo analiza las políticas públicas educativas que hacen referencia a las directrices sobre la formación del profesorado, con la esperanza de identificar los progresos de la educación continua de los profesores de la enseñanza de educación primaria que trabajan en la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos de las escuelas públicas del Estado de Maranhão. Con la necesidad de preparar estrategias diferentes en ese modo de la educación, la formación continua de profesores de los jóvenes, adultos y ancianos es una alternativa para ayudar en la realidad y en los intereses de eses estudiantes. Ese estudio caracterizase como una investigación cualitativa y cuantitativa, utilizando procedimientos metodológicos como a investigación de la literatura y documental y la investigación en el Departamento de Estado de Educación de Maranhão, con su proprio cuerpo técnico, a través de entrevistas y estadísticas, que después de tabulados, analizados y calificados apoyó la preparación de este artículo. En las consideraciones finales presentamos algunos resultados de el estudio hecho que nos permiten señalar que, en el estado de Maranhão, las acciones de formación continua en ese campo de la educación, aún están lejos de llegar a todos los profesores involucrado en este tipo de educación, lo que hace imposible el desarrollo adecuado de los maestros. La realización de acciones choca con la discontinuidad de las políticas, en la falta de presupuesto, además de los frecuentes cambios en la coordinación de las acciones de la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos en el contexto de la institución sin ningún tipo de recuperación o mejora de lo que ya se había iniciado.Palabras clave: Formación. Educación. Profesores.Universidade Federal do Maranhão2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/802910.18764/2178-2229.v24n3p113-126Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 113-1262178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029/4936Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diego RodrigoLima, Francisca das Chagas Silva2018-04-23T16:32:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8029Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:54.217774Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
title FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
Pereira, Diego Rodrigo
Formação. Educação. Professores.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
author Pereira, Diego Rodrigo
author_facet Pereira, Diego Rodrigo
Lima, Francisca das Chagas Silva
author_role author
author2 Lima, Francisca das Chagas Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego Rodrigo
Lima, Francisca das Chagas Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Educação. Professores.
topic Formação. Educação. Professores.
description  Este artigo analisa as políticas públicas educacionais que se referem às orientações sobre formação docente, na expectativa de identificar os avanços da formação continuada dos professores da educação básica que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão. Dada a necessidade de elaboração de estratégias diferenciadas nessa modalidade de ensino, a formação continuada de educadores de jovens, adultos e idosos representa uma alternativa para atender à realidade e aos interesses dos educandos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental e uma investigação no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, com técnicos desse órgão, por meio de entrevistas e levantamento de dados estatísticos que, depois de tabulados, analisados e qualificados respaldaram a elaboração do presente artigo. Nas considerações finais, apresentamos alguns elementos decorrentes da pesquisa realizada, os quais nos permitem apontar que, no estado do Maranhão, as ações de formação continuada nesse campo educacional ainda estão longe de atingir todos os professores que atuam nessa modalidade de ensino, inviabilizando o adequado aperfeiçoamento desses profissionais. A implementação das ações esbarra na descontinuidade das políticas públicas, na falta de orçamento e nas mudanças frequentes na coordenação das ações de Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da referida instituição sem qualquer aproveitamento ou aperfeiçoamento do que já havia sido iniciado.Palavras-chave: Formação. Educação. Professores.CONTINUED EDUCATION FOR TEACHERS’ CONTINUED TRAINING IN THE PROGRAM FOR EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY STUDENTS: legal aspects and implementation of actions directed basic education teachers Abstract: This article analyses the educational public policies related to the teachers’ training guidelines in order to identify the advances in the continued training program to basic education teachers who work with the Education of Young, Adults and Elderly at the public network of the State of Maranhão.  Due to the necessity of implementing different strategies in this kind of teaching, continued training of teachers of youngsters and adults represents an option to attain to the reality and the interests of the students. That study is characterized as a qualitative and quantitative research, it utilizes as methodological procedures literature and documentary research and investigation within the Secretariat of Education of the State of Maranhão, with technicians from this office, by means of interviews and surveys which, after being tabled, analyzed and qualified they reinforce the production of this article. In the conclusion we present some elements from the research accomplished which allow us point out that in the state of Maranhão actions for continued training in this educational field are still a long way to reach all teachers who work in this kind of teaching, hindering adequate improvement of teachers. The implementation of actions lacks continuation of policies, budget, apart from frequent changes in the coordination of actions for Education of Young, Adults and Elderly within the institution itself which contributes to the non-continuation or change of government policies, without any profit or improvement of what had already been started.Keywords: Training. Education. Teachers. FORMACIÓN CONTINUA EN EDUCACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y ANCIANOS: aspectos legales y implementación de acciones dirigidas a los profesores de educación básicaResumen: Este artículo analiza las políticas públicas educativas que hacen referencia a las directrices sobre la formación del profesorado, con la esperanza de identificar los progresos de la educación continua de los profesores de la enseñanza de educación primaria que trabajan en la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos de las escuelas públicas del Estado de Maranhão. Con la necesidad de preparar estrategias diferentes en ese modo de la educación, la formación continua de profesores de los jóvenes, adultos y ancianos es una alternativa para ayudar en la realidad y en los intereses de eses estudiantes. Ese estudio caracterizase como una investigación cualitativa y cuantitativa, utilizando procedimientos metodológicos como a investigación de la literatura y documental y la investigación en el Departamento de Estado de Educación de Maranhão, con su proprio cuerpo técnico, a través de entrevistas y estadísticas, que después de tabulados, analizados y calificados apoyó la preparación de este artículo. En las consideraciones finales presentamos algunos resultados de el estudio hecho que nos permiten señalar que, en el estado de Maranhão, las acciones de formación continua en ese campo de la educación, aún están lejos de llegar a todos los profesores involucrado en este tipo de educación, lo que hace imposible el desarrollo adecuado de los maestros. La realización de acciones choca con la discontinuidad de las políticas, en la falta de presupuesto, además de los frecuentes cambios en la coordinación de las acciones de la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos en el contexto de la institución sin ningún tipo de recuperación o mejora de lo que ya se había iniciado.Palabras clave: Formación. Educación. Profesores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029
10.18764/2178-2229.v24n3p113-126
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n3p113-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029/4936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 113-126
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879038685184